Postagens

Mostrando postagens de Abril, 2014

Ler ou não ler, eis a questão!

Imagem
Saudações leitoras, turm@ que acompanha o blog Diário Virtual de Leitura!      O mês de abril registra muitas datas importantes já destacada aqui em nosso espaço virtual de leitura, por isso não podemos deixar passar em branco o aniversário de um dos poetas mais importantes da literatura mundial: William Shakespeare, além disso é considerado  o maior escritor do idioma inglês e o mais influente dramaturgo do mundo.       Na Inglaterra, recebe honras até hoje por ser um de seus filhos ilustres de mais destaque por que suas peças foram traduzidas para os principais idiomas do globo, e são encenadas mais do que as de qualquer outro dramaturgo. Muitos de seus textos e temas, especialmente os do teatro, permaneceram vivos até aos nossos dias, sendo revisitados com frequência pelo teatro, televisão, cinema e literatura. Entre suas obras mais conhecidas estão Romeu e Julieta, que se tornou a história de amor por excelência, e Hamlet, que possui uma das frases mais conhecidas da l…

Dia Mundial do Livro

Imagem

Viva o Planeta Terra!

Imagem
Saudações ambientais, turm@ que acompanha o blog Diário Virtual de Leitura!        Hoje temos duas importantes datas para registra: o Dia Mundial da Terra e o Descobrimento do Brasil e se o doodle do Google fez sua homenagem, nós do blog não poderíamos deixar de fazer duplamente uma homenagem ao nosso magnífico planeta e ao nosso idolatrado, salve, salve, Brasil!     Acreditamos que todo dia é dia de preservar o planeta, cuidar de nossas riquezas naturais, pois  mantendo o meio ambiente limpo e conservado, tudo fica mais bonito, por isso repensemos nossas atitudes e vivamos em um planeta verdadeiramente sustentável e feliz.

Feliz Páscoa!

Imagem

Dia Nacional do Livro Infantil

Imagem
Saudações leitoras, turm@ que acompanha o blog Diário Virtual de Leitura! Hoje, 18 de abril, é comemorado o Dia Nacional do Livro Infantil. A data foi criada em 2002 para homenagear o dia do nascimento de Monteiro Lobato, um dos principais escritores da literatura infantojuvenil brasileira e o criador de personagens memoráveis como a Boneca Emília, o Saci e toda a turma do Sítio do Pica-Pau Amarelo. A literatura infantil ainda tem muito espaço para crescer no país. Segundo dados do Ministério da Cultura, o índice de leitura do brasileiro é baixo: 4,7 livros per capita/ano e 1,3 se não colocar os livros escolares e didáticos na conta. Além disso, mais de 600 municípios não têm bibliotecas e, nos lugares que existem, muitas estão em situação precária de acervo e instalações, com baixo índice de utilização. Dessa forma, para que as crianças se desenvolvam melhor e tenham contato com os livros diariamente, alguns projetos do bem entram em ação para fazer com que o interesse pela leitura s…

A literatura em luto

Imagem
Homenagem do blog Diário Virtual de Leitura  ao prêmio nobel de Literatura  Gabriel García Marquez (1927-2014)

Somos tão jovens

Imagem
Salve, salve, turm@ jovem, que acompanha o blog Diário Virtual de Leitura!      A postagem de hoje registra mais um dia super, hiper, mega importante: o Dia do Jovem no Brasil nesse dia se celebra essa bonita fase da vida, tão cheia de potencial.     Segundo a ONU, existem no mundo mais de um bilhão de jovens. Infelizmente nem todos têm as mesmas oportunidades na vida. A Constituição Brasileira confere a todos os jovens o direito de receber do Estado Brasileiro: educação, saúde, morada, e oportunidades de trabalho, mas nem sempre isso acontece.     E você o que pensa sobre isso? Sabia da data? Você, jovem, comemorou hoje a data?      Para suscitar suas ideias postamos a seguir o trecho do filme Somos tão jovens (clique aqui para assisti-lo), baseado na vida de Renato Russo e a formação da banda Legião Urbana, com a música Ainda é cedo como texto inspirador para seus comentários.
 https://www.youtube.com/watch?v=g_fu5icWpk8

Dia Mundial de Combate ao Câncer

Imagem
Saudações leitoras, turm@ que acompanha o blog Diário Virtual de Leitura!      A data de hoje leva-nos ao constante alerta aos cuidados com a saúde. O mundo inteiro volta a atenção para uma doença que mata milhões de pessoas todos os anos. O Dia Mundial de Combate ao Câncer foi criado pela Organização Mundial da Saúde para que organizações e unidades hospitalares ao redor do planeta se reúnam para ajudar na prevenção e dar força aos pacientes que lutam contra a doença.      O blog também faz sua parte com a indicação da leitura de um dos livros mais vendidos nos últimos dois anos e que apresenta a narrativa voltada para o tema de doenças terminais, entre elas o câncer. Estamos falando do livro A culpa é das estrelas de  John Green.      A história apresenta Hazel Grace, jovem prestes a completar dezessete anos de idade, que sofre com um câncer na tireoide e faz com que ela tenha limitações para respirar devido a metástase no pulmão. Os médicos sugerem que a garota …

Dia do Jornalista

Imagem