19 de novembro de 2013

Prêmio Jovem Cientista 2013

      
       Eureka a tod@s os seguidores do blog Diário Virtual de Leitura!
     Os vencedores da edição do Prêmio Jovem Cientista 2013 foram apresentados nesta terça-feira (19),  em coletiva de imprensa realizada na sede do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), em Brasília . Estavam presentes os primeiros colocados de cada categoria do Prêmio, além dos vencedores do Mérito Institucional e do Mérito Científico. 
     O Prêmio Jovem Cientista é considerado um dos principais prêmios no campo das ciências no Brasil . Foi criado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) em 1981, com o intuito de incentivar a pesquisa científica no Brasil, com parceria de patrocinadores de peso como a Fundação Roberto Marinho, a Gerdau e a multinacional GE. 
    A 27ª edição abordou o tema “Água: desafios da sociedade”, estimulando pesquisadores das mais diversas áreas a propor soluções para a melhor gestão dos recursos hídricos nas seguintes categorias: estudante do ensino médio; estudante do ensino superior; graduado e menção honrosa. Os vencedores ganham bolsas de estudo do CNPq e também prêmios em dinheiro e computadores. As escolas participantes, assim como os professores-orientadores, também são premiados. 
     O campeão da categoria Ensino Médio foi Edvan Nascimento Pereira, de 19 anos, mora na cidade de Moju, no Pará, e estuda na Escola Estadual de Ensino Médio Profª. Ernestina Pereira Maia. Com orientação do professor de Física e Química Valdemar Carneiro Rodrigues Jr, o estudante criou o projeto “Carvão do caroço de açaí (Euterpe oleracea) ativado quimicamente com hidróxido de sódio (NaOH) e sua eficiência no tratamento de água para o consumo. Na categoria mestre/doutor o vencedor foi Gustavo Meirelles Lima da Universidade Federal de Itajubá – UNIFEI (MG) sob a orientação do professor Augusto Nelson Carvalho Viana com a pesquisa: Microgeração em sistemas de abastecimentos de água. E por fim, mas não menos importante a categoria estudante do Ensino Superior, como o aluno José Leôncio de Almeida Silva da Universidade Federal Rural do Semiárido – UFERSA (RN), sob a orientação do professor José Francismar de Medeiros com a pesquisa: Mistura de águas salinas como alternativa para a irrigação e produção de forragem no semiárido nordestino, seguido pelo aluno Osvaldo Assunção Mendonça da Universidade Federal do Ceará – UFC (CE),orientado pela professora Maria Eugênia Vieira da Silva com a pesquisa: Desempenho do dessalinizador térmico com estágios de recuperação de calor, formado por uma unidade de produção, torre com canais metálicos e perfis termoplásticos, e uma unidade de aquecimento, com coletor solar de tubo evacuado.
      Você também pode acompanhar a cobertura da premiação através da página do evento no facebook: https://www.facebook.com/premiojovemcientista e quem sabe ler mais sobre o prêmio e preparar-se para a próxima edição em 2014.

4 comentários:

  1. O tema do prêmio jovem cientista foi muito bem escolhido, além desse tema ser muito comentado em diversos grupos sociais é um tema que nos faz lembra a importância da água para o nosso planeta.

    Marcos
    Informática

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo projeto... feez por merecer# gostaria de ter participado!!! O tema foi de fundamental...

    Jefferson Nascimento Hospedagem 3º ano

    ResponderExcluir
  4. É de fundamental importância que projetos deste nível continue a incentivar os jovens brasileiros a lutar por um ideal que busca o bem de todos. As pessoas devem parar e pensar no mal que fazemos ao meio ambiente, e a criação de projetos assim ajuda na disseminação deste saber. Parabéns ao Projeto e ao vencedor.

    ÍTALO SANTOS HOSPEDAGEM 3

    ResponderExcluir

Outubro Rosa: apoiamos essa campanha!

         Saudações turma, que acompanha o blog Diário Virtual de Leitura !          Mais um mês se inicia e com ele a esperança de que...