17 de outubro de 2013

O Enem vem aí



Olá, galerinha que acompanha e se informa no blog Diário Virtual de Leitura!
Apenas uma semana separam os mais de 7 milhões de candidatos das provas do Exame Nacional do Ensino Médio de 2013. E aí você pensa, não há muito mais o que fazer, certo? Errado. Estes últimos dias podem ser aproveitados para ¨polir¨ sua preparação, ajudando-o a chegar confiante e verdadeiramente pronto para o exame.
E o blog não poderia deixar de registrar algumas dicas para lhe orientar nestes últimos momentos de seus estudos. Vale a pena conferir essas dicas do site http://www.infoenem.com.br!

1. Não é hora de buscar novos conteúdos.
Em menos de duas semanas não é hora de correr atrás de assuntos que você teve o ano inteiro para aprender, correto? Até pode reforçar determinadas matérias que está com dificuldade, mas o ideal é dar aquela revisada geral.

2. Saiba como administrar o tempo durante o exame.
Que terá que responder a 180 questões e escrever a redação nos dois dias de prova temos certeza que você já sabe. Mas já parou para contar quanto tempo tem, em média, para responder a cada questão do Enem 2013? Não?!? Então saiba que você tem menos de 3 minutos por questão!

3. Defina uma estratégia para resolução da prova.
No primeiro dia de provas, você irá responder primeiro as questões de Ciências da Natureza ou as de Ciências Humanas? E no segundo dia, vai fazer a redação no início ou no final do exame? Se ainda não pensou a respeito, está na hora de dar atenção a esta estratégia, pois pode fazer toda a diferença no seu resultado. Começar pela área que você tem mais facilidade é um boa dica, pois ajuda a ganhar tempo e confiança no início da prova. Porém não é uma regra. O ideal é fazer simulados e descobrir, pela própria experiência, a qual estratégia você se adapta melhor.

4. Escreva redações.
A redação representa 25% da sua nota final no Enem 2013. Portanto um bom desempenho nela é fundamental. E a única forma de aperfeiçoar sua escrita é praticando. Recomendamos que escreva 4 redações nestes últimos dias (2 por semana). Caso esteja na dúvida sobre o que escrever, utilize propostas de edições anteriores do Enem.

5. Faça simulados e resolva provas anteriores.
Esta é, de longe, a principal de nossas dicas. As dicas 2, 3 e 4 de nada adiantam se você não seguir esta. Afinal, aprender a controlar o tempo, definir uma estratégia de resolução das questões e escrever redações dependem exclusivamente de prática, treino. Por isso, resolver edições anteriores e fazer pelo menos um simulado nestes dias é essencial.

6. Respeite seus limites.
A tensão, pressão e ansiedade crescem muito nestes dias. E este tipo de sentimento só atrapalha você candidato, tanto nos estudos como principalmente na hora da prova. Respeitar os limites do seu corpo e mente é de suma importância para encontrar o equilíbrio emocional necessário para realizar uma boa prova.

       Seguindo à risca cada uma dessas dicas, certamente você irá aproveitar da melhor maneira possível seus últimos dias de preparação para o Enem 2013. E lembrem-se, os dias 26 e 27 próximos podem ser decisivos no seu futuro, portanto mantenha-se focado e determinado em conquistar seus objetivos!

5 comentários:

  1. O enen vem ai e agooora é hoora de colocarmos em prática tudo que aprendemos com alguns professores que realmente se esforçou pra nos preparar... Obg")

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito das dicas, são bem uteis para reta final do enem..

    ResponderExcluir
  3. O Enem eh a prova mais esperada do ano e para alguns muito temida... Adorei as dicas que foram de suma importância para ficar um pouco mais tranquilo antes da prooooova!!!

    Jefferson Nascimento# Hospedagem III

    ResponderExcluir
  4. Muito obrigado pelas dicas, foram fundamentais para este dia tão esperado. Graças a Deus correu todo bem e espero ter me dado bem no exame. Obrigado a todos os professores que ajudaram-nos a chegar até aqui, com preparação e fé.

    ResponderExcluir

Outubro Rosa: apoiamos essa campanha!

         Saudações turma, que acompanha o blog Diário Virtual de Leitura !          Mais um mês se inicia e com ele a esperança de que...