3 de julho de 2013

130º Aniversário de Franz Kafka

     Saudações literárias, turma que acompanha o blog Diário de Leitura!
    As férias já começaram e a nossa proposta para este mês tão esperado por tod@s é manter a leitura sempre em dia, por isso aproveitamos hoje os festejos do 130º aniversário de Franz Kafka para indicarmos a sua obra mais conhecida chamada Metamorfose. Esta obra está em nossa página de Materiais Complementares e pode ser encontrada e baixada clicando aqui.


     A narrativa começa assim: "Quando Gregor Samsa despertou, certa manhã, de um sonho agitado viu que se transformara, durante o sono, numa espécie monstruosa de inseto." Você já se imaginou vivendo algo assim?
     Pode até parecer filme de ficção científica ou série de aliens, mas o livro escrito em 1912 e só publicado em 1915 retrata não só a metamorfose do jovem Gregor Samsa, um sujeito que se viu "obrigado a se tornar um caixeiro-viajante, que deixou de ter vida própria para suportar financeiramente todas as despesas de casa", mas  leva-nos a perceber as atitudes dos pais perante o filho que retratam ao leitor a ideia que este era apenas o "sustento" da casa. 
     A metamorfose de Kafka (saiba mais sobre o autor clicando aqui) não conta apenas a história de um homem que se transformou num inseto. É sobretudo uma história de alerta à sociedade e aos comportamentos humanos. Nesta história, Kafka presenteia-nos com a sua escrita sui generis, retratando o desespero do homem perante o absurdo do mundo.
    Interessante perceber que em nenhum momento da obra Gregor se dá conta realmente que se transformou num inseto. Apenas observa seus novos membros, órgãos e hábitos, mas com o tempo se acomoda na nova condição sem realmente entender no que se tornara.
     Sendo assim, querido seguidor do blog Diário de Leitura, acesse o link sugerido e envolva-se nesta inigmática e inquietante narrativa clássica. E pensar que ela seria destruída, se não fosse o grande amigo do escritor ter-nos revelado o universo de Gregor.

4 comentários:

  1. Quando eu vir e li o titulo " 130º Aniversário de Franz Kafka " achei uma coisa estranha, pensei logo,vala!! Mais depois percebi realmente oq era.
    Eu particulamente nunca tinha ouvido falar no Franz Kafka, mais dando uma olhada e clicando no linque " Kafka " que mostra acima, vc fica sabendo um pouco mais da historia dele.

    Fabricio Coelho
    Finanças 3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Logo pensei também Fabricio, juro que nunca ouvi falar do Franz Kafka. Uma historia bastante interessante, logo quando cliquei no link sugerido pelo blog, logo de inicio estranhei mas logo percebi o que ele realmente queria relatar em suas obras clássicas.
      Muito interessante!
      Priscila de Finanças III

      Excluir
  2. Admito que não conhecia franz kafka, mas agora eu sei que ele foi importante para a arte moderna.

    Marcos
    Informática 3

    ResponderExcluir
  3. Nunca tinha ouvido falar em Franz Kafka, mas ficou com desejo de ler sua obra. Gostei muito do enredo da historia.

    ResponderExcluir

Outubro Rosa: apoiamos essa campanha!

         Saudações turma, que acompanha o blog Diário Virtual de Leitura !          Mais um mês se inicia e com ele a esperança de que...