28 de março de 2013

Ler em qualquer época

      Saudações leitoras, turma que acompanha o blog Diário Virtual de Leitura!
Mais um feriado prolongado se aproxima e além da reflexão proposta pela data nada melhor que associar o descanso com a leitura prazerosa de um excelente e envolvente livro. 
      Por isso, destacamos a seguir uma lista já divulgada pelo o jornal americano New York Times que preparou uma lista para os que aguardavam pelo verão americano, época de descanso e de dias mais longos, para mergulhar na leitura. 
      São dez clássicos da literatura mundial, importantes por razões literárias ou históricas, que deveriam fazer parte da lista de qualquer um que tenha gosto por literatura, e por isso o blog  aproveita para estender a recomendação: 

1. Germinal;
2. Fogo Pálido;
3. A Cabana do Pai Tomás;
4. As Vinhas da Ira;                                                                

5. O Morro dos Ventos Uivantes;
6. Nosso Homem em Havana;
7. Nada de Novo no Front;
8. Os Miseráveis;
9. Um Estranho Misterioso;
10. Scoop.

      Para não ficar apenas na indicação da lista, escolhemos um trecho do 5º indicado pelo jornal americano, o livro Morro dos Ventos Uivantes de Emily Brönte.


       " - Não sei como explicar, mas certamente que tu e toda a gente têm a noção de que existe, ou deveria existir, um outro eu para além de nós próprios. Para que serviria eu ter sido criada se apenas me resumisse a isto? Os meus grandes desgostos neste mundo foram os desgostos do Heathcliff, e eu acompanhei e senti cada um deles desde o início; é ele que me mantém viva. Se tudo o mais perecesse e ele ficasse, eu continuaria, mesmo assim, a existir; e se tudo o mais ficasse e ele fosse aniquilado, o universo se tornaria para mim uma vastidão desconhecida, a que eu não teria a sensação de pertencer. O meu amor pelo Linton é como a folhagem dos bosques: irá se transformar com o tempo, sei disso, como as árvores se transformam com o inverno. Mas o meu amor por Heathcliff é como as penedias que nos sustentam: podem não ser um deleite para os olhos, mas são imprescindíveis. Nelly, eu sou o Heathcliff. Ele está sempre, sempre no meu pensamento. Não por prazer, tal como eu não sou um prazer para mim própria, mas como parte de mim mesma, como eu própria" [Páginas 74 e 75].

    Aproveite o momento para inserir na sua programação espaço para a leitura de qualidade e se você quiser baixar o livro completo acesse nossa página Materiais Complementares
                                                                                     Boa leitura a tod@s!

 

 


14 comentários:

  1. Dentre os livros destacados pelo jornal, conheço apenas um, Germinal, onde é de extrema importância para a literatura, já que marca uma escola literária, o Realismo. Contudo podemos observar a importância da leitura ao decorrer da história, já que cada livro pertence a um contexto histórico diferente. Queria conhecer esse top 10.

    ResponderExcluir
  2. Germinal já ouvi falar e O morro dos ventos uivantes é muito bom pra quem gosta de romance adora histórias de vampiro, inclusive é o livro favorito dos personagens da Saga Crepúsculo, Edward e Bella.

    ResponderExcluir
  3. Entre a lista de livros ainda não sou conhecedor de nenhum,mas já ouvi falar no livro:O MORRO DOS VENTOS UIVANTES.Mas aprovetei o feriado pra ler Machado de Assis,"A cartomante e outros contos",sempre gosto de está vinculado nos escritores brasileiros, da qual destaco o mesmo,da qual tenho toda admiração pela sua escrita.

    Tainan Santana Hospedagem II

    ResponderExcluir
  4. Estou lendo um livro,mas estou anciosa para ler "O morro dos ventos uivantes".E adorei essa lista, espero ainda poder ler todos eles e muitos outros.


    Eliziane-HOSPEDAGEM 2

    ResponderExcluir
  5. Ainda não li nenhum dos livros que estão na lista, mas já ouvi falar sobre o livro Morro Dos Ventos Uivantes dizem que ele é um ótimo livro. Quero muito lê-lo.

    Hosp.II

    ResponderExcluir
  6. Realmente esse feriado foi um ótimo momento para a leitura devido a sua durabilidade além de um bom momento para a reflexão. Não li nenhum livro citado na lista, embora conheça alguns, mas li outro livro que me fez refletir bastante também.
    Matheus Barbosa-Finanças 3

    ResponderExcluir
  7. Um bom livro, uma boa leitura, capacita ao cidadão um bom futuro intelectual, ler nada mais é do que conhecer outro mundo e participar indiretamente de outras histórias. Assim possibilitando um vasto conhecimento e nada mais de que um exelente ábto da leitura .

    Mayanne Lima

    ResponderExcluir
  8. Sempre é bom ler um bom livro para relaxar a mente, saber de novas histórias e viajar nelas, e até mesmo, dependo do livro, ficar mais informado. Um livro desses 10 clássicos que eu recomendo é Os Miseráveis, pois tive o prazer de ler este livro a partir de um trabalho que a professora Marília me orientou a fazer. Os Miseráveis é um ótimo livro para quem estar procurando um livro para ler e não sabe por qual começar. #Recomendo.

    Alice Victória
    Informática III

    ResponderExcluir
  9. Gostei muito do livro e vou ler, sempre é bom ler livros ainda mais quando são de um riqueza tão grande com é esse livro, rico em sabedoria e ensinamento.

    David Alcântara
    Informática 2

    ResponderExcluir
  10. Gostei de todos os livros eu sou apaixonada por livros se fosse por mim o meu quarto era cheio de livros de todos os tipos de gêneros que existe.Então estou doida para ler o livro "o fogo pálido" e "o morro dos ventos uivantes".É muito bom ler curta todos os livros que vocês gostam,aproveite essa fase de adolecente.
    juliana leal Hospedagem II

    ResponderExcluir
  11. Infelizmente é raro eu ter o privilégio de ler um bom livro em um momento de lazer.Mas, sempre que possível gosto de ler o que posso seja uma entrevista ou notícia ,pois a leitura enrriquece o homem e faz dele cheio de argumentos e experiÊncias incríveis..
    Neulliane Carla dos Santos
    Finanças 3

    ResponderExcluir
  12. Dentre os livros destacados ouvi falar no Germinal, mas não tive conhecimento do conteúdo, mas os miseráveis eu conheço sim não sei o livro mais o filme tive conhecimento não sei se fala do mesmo assunto só sei que no filme fala da história que se passa na França do século XIX entre duas grandes batalhas a Batalha de Waterloo e os motins de junho de 1832.
    É um filme muito interessante tanto como o livro deve ser também, é só pra quem gosta realmente de história...
    Natália Lima Finanças 3

    ResponderExcluir
  13. Sempre é bom ler um bom livro, ainda mais quando são de um riqueza tão grande.

    Sara Barbosa
    Finanças|||

    ResponderExcluir
  14. ler é um otimo exercicio para alma. gosto de ler . é sempre bom enrriquce os nossos conhecimentos... ainda não tive o privilégio de ler um dos livros da lista irei busca-los ...

    Izadora Braga
    Finanças 3

    ResponderExcluir

Outubro Rosa: apoiamos essa campanha!

         Saudações turma, que acompanha o blog Diário Virtual de Leitura !          Mais um mês se inicia e com ele a esperança de que...