25 de novembro de 2012

O que devemos fazer em nossas vidas?

      Saudações filosóficas, turminha que acompanha o blog Diário Virtual de Leitura!
     Esta semana foi marcada por vários fatos de repercurssão nacional como o julgamento do ex-goleiro Bruno, no caso de Eliza Samudio e a polêmica capa da revista Veja, que publicava a venda da virgindade da jovem  catarinense Ingrid Migliorini, de 20 anos e provocou desprezo, censura e indignação. Leia mais clicando aqui.
     Por isso para começar esta última semana de novembro, achamos oportuno  publicar um texto de autoria de Ariane Marques, aluna do 2º ano do curso de Enfermagem da EEEP de Aracati, que foi fruto das discussões da aula de Filosofia com a professora Lúcia Helena tendo como base o texto O dever no pensamento de Kant: uma reflexão sobre o que se deve fazer de Fábio Avelar Salmen.
     O texto com título questionador e bem sugestivo instiga-nos a pensar sobre os dois fatos mais discutidos na última semana em nosso país e suscita velhas discussões como: compra de voto, venda de órgãoes e pessoas, moral e ética.
    Leiamos o texto a seguir e registremos nossa visão a respeito do assunto.

O que devemos fazer em nossas vidas?
 Abordagem Kantiniana

http://vivereumaconquista777.blogspot.com.br

O texto O dever no pensamento de Kant: uma reflexão sobre o que se deve fazer de Fábio Avelar Salmen se desenvolve basicamente a partir do pensamento de Immanuel Kant que destaca o seguinte questionamento: o que devemos fazer em nossa vida?
Sendo assim, o pensamento é relacionado à moral de cada indivíduo, legitimado e fundamentado na moralidade.
Segundo Kant, a moral é um fator da realidade humana. Os homens praticam a moral não como uma mera circunstância histórica ou cultural, mas por uma necessidade interna. A moral não se impõe como uma força psicológica, mas a própria estrutura, uma força interna do bom agir, como o próprio autor do texto usa ainda a expressão “boa vontade”.
O texto ainda expressa bem o pensamento de Kant, que expõe a moral como aquilo “moralmente correto ou incorreto do ponto de vista prática e dependente da razão”.
Ariane Marques
Enfermagem 2°ano


Se você quer saber mais sobre Immanuel Kant clique aqui

32 comentários:

  1. Parabéns para a minha colega de classe que explicou com suas próprias palavras os assuntos do filosofo Kant.
    com certeza os atos e pensamentos vistos e praticados por nós sempre sobrepor uma ação, podendo ser boa ou ruim.
    Amanda da Silva
    Enfermagem 2°ano

    ResponderExcluir
  2. Muito bem!O seu texto foi muito bem colocado.Boa vontade é uma coisa que muita gente não tem.Kant é um filosofo de extrema importância no estudo da moral.No caso da menina que vendeu sua virgindade ela tem uma moral diferente a de muitas outras pessoas mas não nos cabe jugar SEU ato.

    Mirela Kathlyn
    2ºano de Enfermagem.

    ResponderExcluir
  3. Para Kant as intenções das pessoas não podem determinar o valor moral das ações delas. Por muito boas que sejam as suas consequências, uma ação pode não ter valor moral.
    Camila Costa
    Enfermagem III

    ResponderExcluir
  4. A moral é um assunto muito importante, porque esta relacionado com os valores de cada pessoa, mas nem sempre os valores de uma pessoa é igual ao que a sociedade impõe. Para que haja uma boa relação entre as diferencias deve-se saber respeitar umas as outras, mesmo que não siga os seus princípios.

    Ana Paula Maia
    Enfermagem III

    ResponderExcluir
  5. Parabéns! O texto estar muito legal e expressa muito bem os pensamentos filosóficos de kante. Se as pessoas seguissem os pensamentos de kante com certeza o mundo seria melhor e diminuiria casos como do goleiro bruno e da publicação da veja com a venda da virgindade de uma jovem.

    Informática III
    Marcos Antônio Filho

    ResponderExcluir
  6. Muitas vezes agimos sem pensar e não meditamos sobre as consequências. Devemos trassar os nossos objetivos e nossas metas de forma correta para que possamos ter exito.
    Parabéns Ariane Marques seu texto é belíssimo.

    ResponderExcluir
  7. Fica a reflexão "o que devemos fazer das nossas vidas". Para mim cada um tem conciescia dos própios atos não adianta aconselhar o correto se eu não faço o correto. No caso do goleiro Bruno, não tem como entender por que um jogador tão famoso e rico faz da vida um verdadeiro "inferno", como um cara tão famoso que tinha vários fãns acaba com tudo para virar um criminoso.
    Não da pra entender.
    Leonardo informática 3

    ResponderExcluir
  8. O TEXTO E MARAVILHOSO E NÓS MOSTRA, O PENSAMENTO DE KANTE NOS AJUDA A NÃO IR PARA O LADO ERRADO E SEMPRE LUTAR PELOS SEUS VALORES.

    ResponderExcluir
  9. Um maravilhoso texto que nos leva fazer uma reflexão sobre nossas vidas, é sempre bom que refletimos acerca disso, pois precisamos saber e ter consciência das atitudes que estão sendo tomadas na nossa vida !!

    ResponderExcluir
  10. O texto é um maravilhoso e realmente ele nos leva a fazer varias reflexões sobre a nossa vida, e sempre ta refletindo a nossa vida é bom pois muitas vezes so paramos para pensar em uma coisa quando ja fizemos. parabéns!!!

    Mércia Maria
    Turismo III

    ResponderExcluir
  11. Otimo texto que fala dos valores da qual devemos ter mais na minha opiniao devemos aceitar e respeitar as atitudes que algumas pessoas tomam hoje em dia, e devemos fazer o que gostamos, claro que respeitando o proximo.

    ResponderExcluir
  12. Parabéns, em poucas palavras vc expressou e pensamente de Kant, e todos nós entendemos...

    Ianka Gomes
    Turismo 3° ano

    ResponderExcluir
  13. Muito interesante esta reflexao. pois nos faz rever nossos pensamentos e nossas atitudes.

    ResponderExcluir
  14. O texto é muito legal pois nos faz repensar em certos atos ou atitudes que tomamos em nossa vidas.

    ResponderExcluir
  15. Os pensamentos de kant são sempre assim contrapondo, vendo e interferindo pensamentos de filosofos mas tendo uma razão unica para si e levando pessoas a pensar de uma aneira diferente em cada circunstancia que a vida nos apresenta.
    Williane Valente
    Infor II

    ResponderExcluir
  16. O kant com o seu pensamento “moralmente correto ou incorreto do ponto de vista prática e dependente da razão” , prevelece tudo o que pensamos e sentimos .Normalmente temos pensamentos que estejam com amesma finalidade como os de kant.
    Mário Valente
    Informatica 2

    ResponderExcluir
  17. As nossas escolhas nos levam a muitos caminhos, e são essas escolhas que vão determinar quem nos tornaremos no futuro.O texto é muito reflexivo, nos remete a pensar nas nossas decisões. Parabéns á aluna!!!

    ResponderExcluir
  18. Este texto nos faz refletir bastante sobre nossas vidas, certos atos e atitudes vão nos dizer o que seremos e teremos futuramente. muitas vezes perdemos algumas oportunidades por medo de tentar e errar, mas a vida é feita de tentativas por isso devemos sempre esta prontos para novos desafios em nossa caminhada.

    Daniele Viana
    Turismo 3

    ResponderExcluir
  19. O que fazer da vida? É uma boa pergunta para reflexão, pois muitos de nós, tem variadas opções de escolha na vida.É importante analisar e basear essas escolhas no que realmente tem maior valor e é mais importante na vida de acordo com a moral que consideramos correta.

    Álefe Samuel- Turismo III

    ResponderExcluir
  20. Apesar de ser uma pergunta um pouco complexa ou difícil de responder. a resposta pode sim ser concedida se já soubermos o que fazer em nosso futuro, qual profissão queremos seguir ou mesmo em que gostariamos de continuar estudando. Não sabemos ao certo o que irá nos acontecer daqui a alguns anos. Mas podemos batalhar para que aconteçam coisas boas e proveitosas para nossa vida.

    ResponderExcluir
  21. Essa pergunta pode ser respondida se dissermos qual a faculdade que iremos fazer. Em que desejamos trabalhar e também em nossos sonhos de vida pessoal. O nosso futuro só depende de nossas ações.

    Roberta Barbosa
    Seg. do Trabalho
    3° ano

    ResponderExcluir
  22. Como o titulo do texto diz, O que devemos fazer em nossas vidas? o que devemos fazer é agir em todas as coisas de acordo com a boa vontade.

    ResponderExcluir
  23. Parabéns pelo excelente texto. Que pena que as pessoas não seguissem os pensamentos de Kant porque com certeza iria diminui e muito casos e viveríamos em um mundo muito melhor.
    Valdilene-InformáticaII

    ResponderExcluir
  24. É sempre interessante discutir e trabalhar um tema que desperta a opinião das pessoas, entender as teorias sobre moral é um pouco complicado, esses exemplos e debates em sala ajuda a entende-los melhor.

    ResponderExcluir
  25. Primeiro quero parabenizar a aluno por sua reflexão, a abordagem de temas atuais entrelaçados a acontecimentos vividos hoje, é uma excelente forma de abrir uma ampla discussão na sala de aula. O pensamento humano não esta restritamente ligado a resolução de tarefas. Como falado pela autora do texto o pensamento faz parte a essência humana, é algo inseparável da alma, e cada pessoa apresenta o seu, impossibilitando que todos sejamos iguais.
    Talvez uma forma de evitar casos como o do goleiro bruno ou da garota catarinense seria e ambos os autores da situação parecem para pensar nos resultados finais.

    Jerffeson Gomes
    Informática III

    ResponderExcluir
  26. O texto aborda temas relacionado ao século XXI... Tornando-se assim um texto bem discursivo. Onde concordo plenamente que o pensamento faz parte da essência humana, onde somos livre para fazermos escolhas, dentro de limites, os quais, não sejam prejudiciais as nossas vidas...

    ResponderExcluir
  27. As nossas ações é o resultado de tudo o que vamos colher no futuro por isso é sempre bom pensarmos muito antes de tomar decisões precipitadas para que a gente não possa se arrenpeder das nossas atitudes.

    Marcos
    Informática 2

    ResponderExcluir
  28. Moral faz parte de um grupo de valores que estão se perdendo com o chamado mundo moderno, como o valor da palavra, e a responsabilidade, nós mesmos quando observamos nossas ações podemos acrescentar tais valores que encontram-se muitas vezes faltosos.

    ResponderExcluir
  29. Muito bom o texto, nos leva a refletir!

    ResponderExcluir
  30. acho que tudo tem um proposito, tudo é a base do planejamento... se quero algo bom prara a minha vida futuramente, tenho que plantar coisas boas para colher coisas boas...
    turismo 3

    ResponderExcluir
  31. Moral é algo muito importante porém aos poucos estão se perdendo para um mundo que gira em torno do capitalismo.
    Amanda Vieira
    Turismo

    ResponderExcluir
  32. O texto nos leva a refletir sobre os atos que fazermos e atitudes que tomanos no decorrer da vida,sobre os valores etnicos,como por exemplo a moral e a ética que são de fundamental importância na nossa vida,pois nos dias de hoje são poucas pessoas que encontramos com esses valores.
    Camila Maya
    3 ano Seg. do Trabalho

    ResponderExcluir

Outubro Rosa: apoiamos essa campanha!

         Saudações turma, que acompanha o blog Diário Virtual de Leitura !          Mais um mês se inicia e com ele a esperança de que...