20 de novembro de 2012

https://www.google.com.br
     Consciência a tod@s que acompanham o blog Diário Virtual de Leitura!
    Hoje a postagem registra a data de 20 de novembro: Dia da Consciência Negra. A data foi escolhida, pois neste mesmo dia, no ano de 1695, morreu Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares.

   Zumbi representa a luta do negro contra a escravidão, no período do Brasil Colonial. Os quilombos representavam uma resistência ao sistema escravista e também um forma coletiva de manutenção da cultura africana no Brasil. Zumbi morreu em combate, defendendo seu povo e sua comunidade.
   No Brasil apenas 800 cidades instiuiram o dia como feriado, resta a sociedade brasileira também refletir a importância da data e fazê-la ser lembrada em todo território nacional.
   Se você quer saber mais sobre a data ou assistir ao vídeo em homenagem a este dia, acesse aqui.

38 comentários:

  1. Hoje é comemorado a história do Dia da Consciência Negra, uma cultura afro-brasileira essa data foi muito importante, pois serve como um momento de conscientização e reflexão sobre a importância da cultura e do povo africano. É um dia que devemos comemorar nas escolas, nos espaços culturais e em outros locais, valorizando a cultura afro-brasileira.
    Camila Costa
    Enfermagem III

    ResponderExcluir
  2. Esse é um grande dia de reflexão sobre a consciência negra, nesse dia aprendemos a valorizar cada vez mais a cultura afro-brasileira e passamos a entender mais sobre essa cultura do povo africano.

    Informática III
    Marcos Antônio Filho

    ResponderExcluir
  3. Um dia em que paramos para refletir sobre essa data em que se fala da cultura afro-brasileira, uma data em que se fala desta cor em que gostaria muito de ter como minha referencia, não reclamo da cor em que eu nasci, simplesmente admiro todo o esforço e a luta em que todos os NEGROS tiveram. Infelizmente ainda passam por dificuldades, mais eles não irão desistir por aqui!

    Mayanne Lima ><

    ResponderExcluir
  4. Uma luta que merece ser lembrada e destacada pelo fato de não ter fim, eu creio que infelizmente essa luta ainda vai durar muito, bom seria que já estivesse tudo conscientizado, só nos resta lamentar e comemorar este dia pela força que os afro-brasileiros tem.

    João Vitor
    2º Informática

    ResponderExcluir
  5. E um dia muito especial pois faz lenbra as origens e cultura a luta de sumbi pelos ideais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns pela "Dia da Consciência Negra", pois é um dia muito importante, interessante e merece ser comemorado!

      Jonathan Enfermagem II

      Excluir
    2. É isso ai Nairton faz lembra todas essas façanhas e as conquistas dos negros

      Excluir
  6. O dia da consciencia negra é muito importante para o nosso calendário, pois a história do povo negro faz parte e complementa a história e as raízes do nosso país. Além de lembrar a luta contra a escravidão, e homenagear ao grande líder do Quilombo dos palmares, Zumbi, que foi uma grande influencia para a cultura negra.

    Enfermagem II- Ivana Aquino

    ResponderExcluir
  7. É um dia muito especial para a nossa sociedade pois relembra a nossa história e nossas raízes.Ainda existe muito preconceito com os negros,acho que as pessoas pensam que ainda estamos na época da escravidão onde podiam fazer o que bem queriam com os negros,então vamos nos lembrar daqueles que lutaram contra a escravidão, para que um dia ela podesse acabar.


    Maria luana moura da silva
    Enfermagem II

    ResponderExcluir
  8. O dia da consciência negra retrata todos os acontecimentos suados, sofridos e sacrifícios entre os povos negros guerreiros que enfrentavam o preconceito. Preconceito que até hoje nos dias atuais visualizamos de uma forma discreta. Em fim viva ao guerreiro Zumbi que deu voz e proteção decreta hoje pro lei aos negros atuais.
    Amanda da silva
    Enfermagem 2° ano

    ResponderExcluir
  9. Hoje é um dia bastante especial ao qual devemos parar e refletir o quanto essa data é importante para a população, e ao Zumbi que foi um grande guerreiro para todos nós,e tentar vencer esse preconceito o qual o indece cresce mas e mas na nossa população espero que as pessoas parem pra pensar e esqueça o preconceito pois todos tem o direito de viver igual na sociedade.

    Enfermagem II

    ResponderExcluir
  10. Parebéns a todos os de raça negra ou tem alguma raça negra no sangue.

    ResponderExcluir
  11. Consciência negra, todos devemos ter, devemos reconhecer tudo o que as pessoas de cor negra ja passaram e ainda passam, muitos sofrem preconceito mais isso não deve intimida-los devem sentir orgulho da cor e acho que muitos tem orgulho já que o que eles conquistaram não foram miseras coisas, o que eles passaram com a escravidão não foi um simples patrão explorador e sim muitos anos de sofrimento. Eu sinto orgulho dos negros fazerem parte da história do meu país!!!
    Leonardo Vitor Informática 3

    ResponderExcluir
  12. o dia da consciência negra é um dia na qual ja mais devemos esquece, pois é um dia muito especial para todos nós

    Mércia Maria
    Turismo III

    ResponderExcluir
  13. O dia da consciencia negra é muito importante,pois nos remete a pensar o quanto esse dia é importante para as nossas vida e de como Zumbi dos Palmares teve força e coragem para lutar contra a escravidao que assolava o Brasil. Mas nos enganamos quando pensamos que a escravidao e a discriminação dos negros acabou,pelo contrario hoje em dia ainda existem muitos negros que estao sendo discriminados por essa sociedade capitalista!!!!

    Mariana
    Informatica 2

    ResponderExcluir
  14. Essa dia é de fato muito importante, mas não podemos lembrar apenas nessa data e sim todos os dias, pois a luta dos negros para alcançar a libertação da escravidão foi e é fundamental para os dias atuais se não fosse pela luta delas muitos negros ainda seriam escravizados. Devemos sempre ter consciência da guarra de cada um deles e respeitar, pois todos somos iguais independentemente de cor, raça, etnia,religião.
    Mayara Tainá- Turismo 3° Ano

    ResponderExcluir
  15. A criação desta data foi importante, pois serve como um momento de conscientização e reflexão sobre a importância da cultura e do povo africano na formação da cultura nacional,pois contribuíram de certa forma com a gastronomia e religião do nosso pais.Consciência Negra não somente a imagem do líder, como também sua importância na luta pela libertação dos escravos.Devemos sempre ter em mente e a consciência que todos somos iguais depende de cor,raça,etnia e religião...
    O racismo é a prova o quanto ainda somos primitivos.
    César Jihad
    Camila Maya-Seg. do trabalho 3° Ano

    ResponderExcluir
  16. O dia da consciência negra nos permite entender todo o processo cultural histórico pois existiram muitos heróis da cultura, como zumbi dos palmares, besouro de magangá, dragão do mar... Enfim, o importante que hoje o afro-brasileiros fazem parte de nossa sem qualquer tipo de impedimento, o nosso processo brasileiro da miscigenação

    ResponderExcluir
  17. Esse dia pra mim é muito importante, valorizar quem realmente queria o bem para todos, pena que ainda em alguns lugares(cidades) como a nossa não dão tanto valor a qual realmente merecia. valorizar hj quem no passado lutou e ate morreu para que nós tivessemos os direitos q temos hj é um ato de respeito, ou ate mesmo uma divida.

    ResponderExcluir
  18. O dia da consciência negar deve ser muito ressaltado, pois mostra a resistência e a luta de um povo muito sofredor nessas terras, por isso feliz dia da consciência negra

    ResponderExcluir
  19. Um dia importantíssimo a ser lembrado e comemorado. Não apenas por que lutaram e sofreram muito, mas porque devemos lembrar que os negros são pessoas normais. Devemos aprender a aceitar as diferenças pois vivemos em sociedade, e quem vive em sociedade deve agir como um cidadão, e um cidadão de verdade, ético e que usa da moral, não é racista. As diferenças são necesárias pois se tudo fosse igual, não teria graça, né?

    Leonardo da Silva Lopes
    Informática 2º Ano

    ResponderExcluir
  20. O dia da consciencia negra e muito importante para ser lembrado, pois lembra que mesmo no meio de tanto preconceito eles sao pessoas com carater, e dignidade e com direitos iguaisa todos.
    Bianca santos
    EnfermagemIII

    ResponderExcluir
  21. É um dia em que devemos refletir o quanto o negro contribuiu para o desenvolvimento do nosso país .E ajudar a tira o preconceito da mente das pessoas , pois o que conta não é a cor da pele e sim aconsientização do seu papel na sociedade.

    Karen Bezerra

    Informática II

    ResponderExcluir
  22. Esse dia nos faz lembrar toda uma história vivida pelos povos que tanto ajudou no crescimento do nosso país. Os negros trazidos pra cá como escravo lutaram pra conseguir seus direitos e os benéficos adquirido por eles hoje é mais do que merecido. É importante que neste dia venhamos refletir na vida daqueles que ajudou tanto na história do Brasil e que venhamos trata-los da forma como realmente merecem, pois eles são uns verdadeiros heróis.

    Ana Paula Maia
    Enfermagem III

    ResponderExcluir
  23. O dia da consciência negra é o momento em que mostramos que o negro alcançou seu lugar na sociedade. Mostra que tiveram a coragem de lutar pelos seus direitos entre nós. E todos nós somos iguais, não a pra que ter desigualdade.

    ResponderExcluir
  24. O dia do racismo veio justamente para nos consientizar e para para pensar as nossas atitudes e revelas o que ela nos tras para o mundo.
    Mário Valente
    Informatica 2

    ResponderExcluir
  25. Um dia de muitas conquistas e muito a refletir.
    O racismo é um assunto a ser tratado pela sociedade e repor de forma mais correta no Brasia pos a mairoria da população é negra ou afro-decendente de negros que imigraram da africa no brasil colonial.
    Williane Valente
    INFOR II

    ResponderExcluir
  26. Um dia no qual me orgulho muito.
    O racismo é um assunto muito tratado em vários lugares do país e eu acredito que no mundo também.
    Tenho orgulho de ter amigos negros e não vejo nenhum problema em dizer isso.

    Alice Victória

    Informática - II

    ResponderExcluir
  27. Um dia no qual podemos refletir, quanto os negros já sofreram em relação ao preconceito, e discriminação com sua cor e cultura.
    Mais nos ultimos tempos esse racismo tem mudado muito, pois a cada dia as pessoas se consientizam que discriminar uma pessoa por conta da sua cor, não é nada legal.
    Turismo 3° ano
    Fabíola Lima

    ResponderExcluir
  28. O dia da consciencia negra é um dia muito importante pois ficou marcado a historia de quantos negram sofreram por causa da sua cor, e nao tinha sua liberdade. Parabens a todos os negros.

    ResponderExcluir
  29. É um dia muito importante para todos os brasileiros.
    pois nos faz refletir e pensar um pouco sobre o quanto os negros soferam nos tempos passados, principalmente zumbi que morreu lutando,combatendo para ajudar o seu povo.
    sara sabino
    seg do trabalho

    ResponderExcluir
  30. Devemos sempre lembrar de coisas boas, mas é preciso recordar momentos de trisrteza e dor. É por isso que nesse precisamos recordar a dor daqueles que lutaram pela sua liberdade e que construiram a sociedade em que vivemos hoje.

    fabio bezerra, 3º ano Segurança do trabalho.

    ResponderExcluir
  31. O dia da Consciença Negra é um dia muito importante para nós e tambem para todos os brasileiros,luta pela nossa liberdade,e o mundo que nós vivemos tem muito perconceito com os negros... Roberta Barbosa Seg do Trabalho III

    ResponderExcluir
  32. O dia da Consciência Negra é um dia de muito orgulho para nós. Sem conta que o racismo é um tema tratada em vários lugares. E eu como muitas pessoas tenho amigos negros e tenho muito orgulho de cada um deles.
    Valdilene-InformáticaII

    ResponderExcluir
  33. Esse dia é lembrado para que a população recorde da luta pela liberdade de um povo que derramou sangue e suor pelo nosso pais, e se hoje o Brasil é tão rico, em cultura em arte e na agricultura parte disso se deve aos negros, parabéns para todos queles que se considera um.

    ResponderExcluir
  34. Galera tudo se resume no dia da consciência negra, de todas as revoluções, perseguições, das dores, dos sofrimentos... enfim galera nos dias de hoje existem pessoas que pessam do jeito errado, respeitar o proximo de todos os pontos, voce estaŕa contribuindo para o desenvolvimento social brasileiro. Então faça sua parte e jogue seu preconceito no lixo. Valeu.

    ResponderExcluir
  35. O dia da Consciência Negra é um dia de muito orgulho, pois assim, passamos a refleti sobre todo sofrimento, vivenciado em busca de uma conquista, denominada liberdade...

    ResponderExcluir
  36. É um dia de orgulho para se pensar por tudo que nosso pais já passou e vivenciou e aqui está. Ouve muitas revoluções no passado, movimentos.

    Victor Tadeu
    Informática 2

    ResponderExcluir

Outubro Rosa: apoiamos essa campanha!

         Saudações turma, que acompanha o blog Diário Virtual de Leitura !          Mais um mês se inicia e com ele a esperança de que...