14 de novembro de 2012

Dia Mundial do Diabetes

      Salve, salve, turma que acompanha e interage no blog Diário Virtual de Leitura!
     A postagem de hoje registra uma data muito importante para a população do planeta: o Dia Mundial do Diabetes.
    O símbolo global do diabetes é o círculo azul, que você pode visualizar acima desta postagem e foi criado como parte da campanha mundial de conscientização “Unidos pelo Diabetes”,  adotado em 2007. O círculo simboliza a vida e a saúde, e o azul reflete o céu que une todas as nações. A junção do círculo com a cor azul significa a unidade da comunidade global em resposta à epidemia do diabetes e funciona como um estímulo para a união da luta de controle da doença em todas as nações.
   Os dados estatísticos sobre a doença são assustadores. Sóa para você ter uma ideia o diabetes já afeta cerca de 246 milhões de pessoas em todo o mundo. A estimativa é de que, até 2025, esse número aumente para 380 milhões. No Brasil, a ocorrência média de diabetes na população adulta (acima de 18 anos) é de 5,2%, o que representa 6.399.187 de pessoas, segundo o site portal saúde.
     Vale lembrar que não há distinção para a doença. Crianças, jovens, adultos e idosos das mais variadas raças e classes socias podem apresentar sintomas do diabetes. Pensando nisso, a seguir postamos o vídeo da campanha 2012 do Dia Mundial de Diabetes estrelado pela vocalista e diabética Paula Toller do grupo Kid Abelha para que reflitamos que não há fronteiras para a epidemia da diabetes, mas com informação e mudança de hábitos saudáveis o controle da doença, ou até mesmo o convívio, pode ser realizado.

Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=4Q1zShMhFjM

31 comentários:

  1. Não sei muito sobre diabetes, mas espero que as pessoas tenham consciência de seus hábitos alimentares, pois para evitar essas doenças deve-se ter uma alimentação saudável, livre de muito açúcar.

    ResponderExcluir
  2. Devemos ter muito cuidado com nossa saúde melhorando os nossos hábitos de alimentação e realizando a prática diária de exercícios físicos, tendo sempre muito cuidado com os exageros com açúcar. O dia do Diabetes estar ai para ajudar quem precisa!

    Informática III
    Marcos Antônio Filho

    ResponderExcluir
  3. Atualmente as diabetes são muitos comuns. No programa da xuxa sábado passado ela retratou esse tema com a vocalista Paula Toller (a mesma do vídeo postado acima) e ela falou quem muitas pessoas estão morrendo por conta de diabetes.
    Então vale resaltar aqui que devemos nos prevenir e tomar muito cuidado pois a diabete é uma doença que pode ser controlada, mas não curada totalmente...

    ResponderExcluir
  4. A diabete é uma doença problematica mas apesar de não poder ser totalmente curada pode ser controlada basta ser diagnosticada cedo.
    Roberta Barbosa
    Segurança do Trabalho 3° ano

    ResponderExcluir
  5. A diabete é uma doença que estar se tornando muito comum nas sociedades, muitos a aderem de uma maneira meio que desprevenida simplesmente por nao cuidar bem da sua alimentação, da sua saúde, certo que ele é uma doença que pode ser controlada mais o melhor é prevenir!!!

    Mércia Maria
    Turismo III

    ResponderExcluir
  6. As pessoas que não tem controle da alimenta acaba sendo alvo desta e outras mais que acaba se tornando frequente na vida dos Brasileiros!

    ResponderExcluir
  7. A saúde é algo que se cuida a cada minuto, não importa qual seja o alimento, o que importa é o que ele ira causar para nossa saúde ou o que ele nos beneficiará.! Diabetes é uma doença que pode se controlar, mas diante mão várias coisas terão que ser abandonadas durante o tratamento!
    MayanneLima ;)

    ResponderExcluir
  8. Por ser uma doença que pode-se dizer "comum" pela falta de cuidados de cada um, diabetes é uma doença que dependendo do seu cuidado pode ser curada rapidamente ou pode se estender esse periodo, vai depender da dedicação do paciente! Quem tiver essa doença, não desista, a recuperação esta proxima!

    João Vitor Moreira
    Informática 2

    ResponderExcluir
  9. A diabética é uma doença muito séria que afeta milhares de pessoa, todos nós precisamos cuidar da nossa saúde.Fica a dica!
    Mayara Tainá- Turismo 3°Ano

    ResponderExcluir
  10. A diabete é uma doença que deve ser tratada como qualquer outra doença,podendo ser controlada.E para ressaltar,esse dia mundial do diabete é muito importante para todos que tem essa doença,alerta que devemos cuidar de nós mesmos.

    ResponderExcluir
  11. A diabete é uma doença silenciosa q é mais frequente em pessoas de 40 anos, mais se não tiver uma boa alimentação pode adquirir desde de pequeno. Então vamos se cuida e sempre ir ao medico.
    Ianka Gomes
    Turismo 3° ano

    ResponderExcluir
  12. No dia mundial do diabete não deve ser o único dia que devemos nos lembrar que essa doença existe e que qualquer um pode vim a adquirir, minha mãe fez um
    exame,o resultado foi que a glicose no sangue dela estava muito alta, mas graças a Deus não foi tão alta assim.

    Mirela Ribeiro
    Enfermagem 2ºano

    ResponderExcluir
  13. É muito importante estarmos informados em relação a doenças desse porte, para aqueles que não á portam não adquirirem esse mal que tem matado muitos e os que portam possam tomar as devidas precauções a fim de não partirem tão cedo.

    ResponderExcluir
  14. Temos que cuidar da nossa saúde muito bem o diabetes faz muito mal a saúde e pode ate levar a morte, é uma concientização muito boa e que todos devemos nos preocupar com essa causa que anda se espalhando em crianças e a tornando obesas antes de serem adultas.
    Williane Valente
    Infor II

    ResponderExcluir
  15. Temos que tomar muito9 cuidado com o diabetes uma doença as vezes silenciosa que que nos traz muito mau. O dia de concientização é muito bom pois assim lembra as pessoas que as vezes esquecem que existe essa doença que vem aterrorizando pessoas e tirando a vida de alguns.
    Mário Valente
    Infor II

    ResponderExcluir
  16. O diabete é uma doença ocasionada pela produção insuficiente de insulina, que é produzida pelo pancreas. E pode ser adquirida pelo uso excessivo de açúcar, que pode levar a cegueira, perda de alguns membros, ou até levar a morte. Então o dia de conscientização é muito importante, para que as pessoas se preservem mais, e adquira o hábito de ir ao médico para realizar consultas, pois a diabete uma vez adquirida pode ser prejudicial a saúde do individuo.

    Enfermagem II - Ivana Aquino

    ResponderExcluir
  17. O diabete é uma das doenças mais comuns no mundo e sua incidência tem aumentado ao longo dos anos, devido principalmente à má alimentação e à obesidade.Vamos nos conscientizar e nos prevenir contra a diabete uma doença que é muito seria e pode levar a morte.

    Maria luana moura da silva
    Enfermagem II


    ResponderExcluir
  18. Sou do tec. Enfermagem e no estágio vejo a rotina dos diabeticoe isso é muito cansativo para ele. Minha avó morreu de diabete e isso foi muito triste para minha família. Então cuidesem para uma melhor família...

    ResponderExcluir
  19. Entendo que um dos fatores para a Diabetes é a má alimentação, pois na minha família há um portador da doença. Mais curiosidades omo o simbolo eu não sabia, o interessante que para cada parte do simbolo há um significado.

    ResponderExcluir
  20. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  21. Diabetes é uma doença crônica, que tem várias complicações na saúde, como, por exemplo, a deficiência renal e visual, causada pelo excesso de açúcar no sangue. Essa doença não deve ser lembrada só neste dia mais sim em nosso dia a dia, e procurar evitar alimentos que contêm grande excesso de (açúcares).
    Camila Costa
    Enfermagem III

    ResponderExcluir
  22. A diabete e um assunto importante a ser comentado, pois é uma doença muito preocupante,onde várias pessoas não sabem sobre a doença, por isso devemos buscar sempre informações,para nos prevenir desta doença que esta causando muitas consequências e até mesmo morte.
    Bianca Santos
    Enfermagem III

    ResponderExcluir
  23. Como todos nos sabemos a diabete é uma doença que atinge varias pessoas do nosso mundo, é silenciosa mais que si não for tratada pode ate leva a morte. Então o que eu tenho para dizer é, tenha uma boa alimentação, faça muitos esporte e o mais importante seja muito feliz.

    Ianka gomes
    III Turismo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Diabete doença que leva até a morte e que tem que ser tratada diariamente atraves de ter cuidado com alimentação, pois tem que ser adequada não se pode cumer de tudo como antes era de costume.Na minha familia tenho esse caso de diabete e não é muito facil de se lidar.
      Maria Juliana
      3° turismo

      Excluir
  24. Muitas pessoas devem tomar cuidado com a sua saude pois muitas doenças hoje matam as pessoas que nao tem cuidado com a mesma. Diabete é uma doença muito perigoso e que leva a pessoa ate a morte por isso tome cuidade com a sua saude.

    ResponderExcluir
  25. Um dia muito importante pois nos faz repensar nas nossas atitudes alimentares.devemos ter uma alimentaçao balanciada para que mantenhamos uma boa saude.
    sara sabino
    seg do trabalho

    ResponderExcluir
  26. E uma campanha muito importante que incentiva as pessoas se preservarem para terem uma saúde melhor. Como no vídeo que diz que e uma forma de educação, isso repeita seu próprio corpo.

    ResponderExcluir
  27. Devemos ter muito cuido, pois no mundo de hoje não se alimentamos muito bem vivemos comendo besteira onde pode prejudica nossa saúde. Então vamos presta, mas atenção na nossa alimentação e manter uma boa saúde.
    Maiza Virginio
    Informática II

    ResponderExcluir
  28. Galera, todos sabemos que a saúde é vital em nossas vidas, então vamos saber presevar nossa saúde pois é com ela que podemos sorrir, brincar, pular, estudar enfim fazer tudo...
    O exame de GLICEMIA CAPILAR permite saber o quanto de glicose( açucar no sangue) se as taxas estão normais ou alteradas, vamos começar a dar valor o que realmente é importante para nós, vamos nos alimentar bem e praticar exercicios, ou voce quer ser um Insulino Dependente???

    ResponderExcluir
  29. Uma vez diábetico você será diábetico para sempre,então vamos ter cuidado no que nós comemos.

    ResponderExcluir
  30. Vivemos em um mundo, onde diariamente milhares de pessoas, usa a frase " Não posso comer doce, pois tenho diabete", doença muito comum, mas que nós membro da saúde devemos orientar consecutivamente sobre os ricos que a doença oferece ao ser humano e como a mesma deve ser tratada...

    Elias Lima.
    Enfermagem III...

    ResponderExcluir

Outubro Rosa: apoiamos essa campanha!

         Saudações turma, que acompanha o blog Diário Virtual de Leitura !          Mais um mês se inicia e com ele a esperança de que...