4 de outubro de 2012

Um instante de sua atenção!

      Salve, salve, turminha que acompanha o blog Diário Virtual de Leitura!
    A postagem de hoje é fruto da indicação dos alunos da EEEP Elsa Maria que, durante as aulas de Língua Portuguesa, tomaram contato com o texto intitulado Instantes que alguns meios associam a autoria a Jorge Luís Borges, mas há impasses quanto a quem realmente pertence a produção. No entanto, outro ponto a ser destacado é a intertextualidade muito forte em todo o texto, o que alguns alunos apontaram em relação a música Epitáfio do grupo brasileiro Titãs.
     Então, turminha segue a indicação de vocês e bons comentários a tod@s!



"Se eu pudesse novamente viver a minha vida, 
na próxima trataria de cometer mais erros. 
Não tentaria ser tão perfeito, 
relaxaria mais, seria mais tolo do que tenho sido. 
Na verdade, bem poucas coisas levaria a sério. 
Seria menos higiênico. Correria mais riscos, 
viajaria mais, contemplaria mais entardeceres, 
subiria mais montanhas, nadaria mais rios. 
Iria a mais lugares onde nunca fui, 
tomaria mais sorvetes e menos lentilha, 
teria mais problemas reais e menos problemas imaginários. 
Eu fui uma dessas pessoas que viveu sensata 
e profundamente cada minuto de sua vida; 
claro que tive momentos de alegria. 
Mas se eu pudesse voltar a viver trataria somente 
de ter bons momentos. 
Porque se não sabem, disso é feita a vida, só de momentos; 
não percam o agora. 
Eu era um daqueles que nunca ia 
a parte alguma sem um termômetro, 
uma bolsa de água quente, um guarda-chuva e um pára-quedas e, 
se voltasse a viver, viajaria mais leve. 
Se eu pudesse voltar a viver, 
começaria a andar descalço no começo da primavera 
e continuaria assim até o fim do outono. 
Daria mais voltas na minha rua, 
contemplaria mais amanheceres e brincaria com mais crianças, 
se tivesse outra vez uma vida pela frente. 
Mas, já viram, tenho 85 anos e estou morrendo" 

29 comentários:

  1. Bem amei muito esse texto fez eu se lembra de algumas coisas na minha vida que eu estou vivendo tipo nunca deixa de viver momentos bons sempre aproveita-los nunca deixa que leve a vida sem emoções, pois nossa vida é curta nos envelhecemos cedo então por isso faça momentos ruins serem momentos bons e os momentos bons sempre façam ficar melhor nos só temos uma vida então é melhor aproveitar.

    Ass: josé Rômulo 2° informática

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito do texto. Fala do arrependimento de uma pessoa que a beira da morte, se reclama por ter deixado de fazer várias coisas simples, mas com grande significado. Devemos aproveitar cada momento de nossas vidas, pois não sabemos se teremos outros iguais ou parecidos.

    Eduardo Brito
    Informática III

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo texto! De uma forma ou outra nos faz lembrar de muitos momentos bons... Como é bom lembrar de bons momentos passados porque pelo menos tivemos alguns...

    Jonathan Enfermagem II

    ResponderExcluir
  4. Gostei muito do texto, através dele passa a ideia que devemos aproveitar a vida ao máximo e que não existe idade, cor ou raça para ser feliz.

    Informática III
    Marcos Antônio Filho

    ResponderExcluir
  5. Ótimo texto, gostei muito. A vida é assim aprendemos cada vez mais com nossos erros. Na vida devemos aproveitar cada momento antes que seja tarde demais, a vida passa rapidamente então temos que tudo que temos vontade, para que mais tarde possamos lembrar de todas dessas coisas boas...

    Victor Tadeu
    Informática 2

    ResponderExcluir
  6. Acho que não existe mais o que ser falado, o texto fez mais do que um papel de mostrar, ele me fez refletir coisas que fiz no decorrer da minha vida e nos meus sonhos para o futuro. Mostrar que a vida é vivida a cada momento e que devemos aproveitá-la, pois teremos apenas uma.

    Jerffeson Gomes
    Informática III

    ResponderExcluir
  7. O texto nos mostra que muitas vezes nós só damos atenção ao que achamos ser importantes e deixamos de apreciar algumas coisas ou momentos simples que nos fariam muito mais felizes, que devemos aproveitar a vida o máximo que pudermos pois o passado não volta mais.

    ResponderExcluir
  8. A vida só é uma.
    Momentos felizes são raros.
    Coisas simples devem ser aproveitadas.
    Por isso devemos valorizar nossa vida e agradecer todos os dias por mais uma oportunidade que temos...

    Roberta Barbosa Valente
    Segurança do Trabalho 3° ano

    ResponderExcluir
  9. Esse texto é muito interessante,pois ele nos remete a refletir que temos que aproveitar cada minuto da nossa vida com se fosse o ulitmo,pois o tempo passa e os bons momentos não voltam eles ficam só na lembrança e que a gente vai aprendendo com os nossos erros e que a vida é curta demais pra ficar perdendo tempo com coisas futeis.

    Mariana
    Informatica 2

    ResponderExcluir
  10. Eis a questão. Muitos falam de vida pós morte, reencarnação, em fim, esse texto mostra que a vida é como uma chance que na qual não temos como saber se teremos outra e é nesse ponto que fico imaginando muitas vezes... será... também não sei, mais sei que devemos aproveitar todos os nossos momentos que temos ao lado das pessoas de quem gostamos, pois ninguém sabe o dia de amanhã.
    Ass.: Anderson Gondim Ribeiro
    Curso: Informática III

    ResponderExcluir
  11. É um otimo texto faz com que refletirmos sobre nossa atitudes, que deveria nos desprender mais das coisas que estamos acostumado a fezer.
    Érissa nuns
    SEg. do trabalho III

    ResponderExcluir
  12. As veze perdemos muito tempo com coisas que não valem a pena, e devido a isso não aproveitamos os nossos momentos com as pessoas que mais amamos, temos que definir o que é prioridade nas nossas vidas.

    ResponderExcluir
  13. texto muito interessante e surpreende no final, porque as coisas escritas são de arrependimentos de uma pessoa de 85 anos que está morrendo, isso me faz pemsa de quanto e importante viver o presente com consciência para não se arrepender depois, viver cada dia como se fosse o ultimo, sem medo de viver.

    ResponderExcluir
  14. Na maioria das vezes perdemos muito tempo com coisas que não tem total importância, ou seja, que não velem a pena, pois as vezes temos medo de enfrentar as coisas e vivenciar nelas o que a de melhor...

    Elias Lima.
    Enfermagem III

    ResponderExcluir
  15. Esse texto é incrível, pois nos leva a valorizar as pequenas coisas da vida, nos mostrando que nem tudo deve ser tão formal e que para encontrar a felicidade basta olhar para o lado. Não devemos nos preocupar tanto com o que virá, mas simplesmente viver, sem pensar nas consequências e se caso erramos, cada erro nos da uma lição, nos ensina a viver.

    Ana Paula Maia
    Enfermagem III

    ResponderExcluir
  16. Devemos aproveitar o tempo que ainda resta para todos nós, não perder tempo com bobagem.Fazendo aquilo que realmente nos engrandece e nos tornam realizados.
    Sara Sabino - Seg. do Trab.

    ResponderExcluir
  17. Muito interessante esse texto pois nos leva a pensar que certas coisas , por minimas que elas sejam, tem o seu devido valor.Por isso devemos da importancia as essas coisas.
    Rebeca Kelly - Seg. do trabalho

    ResponderExcluir
  18. É sempre bom reviver. Principalmente os momentos bons que passamos. Por incrível que pareça, os ruins também são imporatantes, pois da maioria deles tiramos lições de vida que servirão para o resto de nossa preciosa vida. Porém, prefiro recordar os momentos de alegria, porque por mais que tenha pasado muito tempo, sempre nos dá o efeito de felicidade!

    Eduardo Brito
    Informática III

    ResponderExcluir
  19. Qualquer pessoa desejou nem que fosse pelo menos uma vez voltar no passado mudar algum fato indesejado que aconteceu, mas como não é possivel tentamos nao repetir o mesmo erro para não se decepcionar no futuro .
    Elder Sales
    Seg. do Trabalho

    ResponderExcluir
  20. Ao ler o texto passa um filme sobre nossas mentes, e pensamos em varias coisas que a gente era pra ter feito e não fez. Ainda estamos jovens e temos toda uma vida repleta de erros e acertos onde cada um é protagonista de sua própria vida. Contudo ao ler esse texto também me lembrei de outros sucessos do Rock nacional (Primeiros Erros – CAPITAL INICIAL), que diz: “Se um dia eu pudesse ver meu passado inteiro e pudesse para de chover nos primeiros erros”. Faz-nos refletir bastante esses textos e músicas!
    João Paulo Marques
    TURISMO III

    ResponderExcluir
  21. Uma dos trechos que me chamou atenção foi "teria mais problemas reais e menos problemas imaginários." Se for parar pra pensar nós muitas vezes é quem fazemos os próprios problemas, criamos um pensamento negativo do lado das coisas que nos acontecem e acabamos iludindo a nós mesmos e muitas vezes ,por isso, magoar outras pessoas, que gostamos ou amamos. Além disso o texto nos leva a refletir de como a vida é passageira e o quanto poderíamos aproveitar cada minuto que se passa, usufruir dessa oportunidade que Deus nos deu, que até então dizemos e acreditamos ser única.

    ResponderExcluir
  22. O texto me fez refletir muito sobre minha vida, o quanto imagino ter problemas enquanto muitas pessoas por aí sofrem sem ter o que comer nem beber. Sempre reclamo muito da minha vida e digo que sou cheia de problemas, mas na verdade estes problemas são pequenos em relação aos de milhares de pessoas.
    Se eu pudesse voltar no tempo, cometeria menos erros, seria mais feliz e procuraria menos pela pessoa amada, não teria me envolvido com certas pessoas...

    Maria Viviane Monteiro da Silva , Informática III

    ResponderExcluir
  23. O texto é excelente, e nos leva a refletirmos profundamente sobre nossa vida, pois muitas vezes temos receio de agir de determinado modo, pensando na maneira de como os outros vão reagir, e por isso nos prendemos a fazer tudo certo, sendo que as coisas boas da vida estão presentes quando vivemos sem repressão a nós mesmos.

    Joelma Kézia, Segurança do Trabalho III

    ResponderExcluir
  24. Me identifico muito com o texto, e agora tenho uma visão diferente da vida, pois levo uma vida na medida do possível sensata, e antes que a vida passe vou tomar outro posicionamento.

    andrezza Lima
    3 Ano
    turismo

    ResponderExcluir
  25. Amei o texto, faz com quem nós reflita cada passo de nossas vidas, com metas e objetivos e mostra como podemos viver da maneira possível!

    ResponderExcluir
  26. O texto é muito bom,PARABÉNS todos que publica texto interessante como esse!

    ResponderExcluir
  27. Devems fazer o que o coração manda para não nos arrependermos no futuro,devemos correr brincar, se divertir e aproveitar com tudo que temos a vida, devemos ser nós mesmos sem querer ser algo para alguem mesmo que este seja importate para você, pois o tempo não para ser aproveitado!!

    ResponderExcluir

Outubro Rosa: apoiamos essa campanha!

         Saudações turma, que acompanha o blog Diário Virtual de Leitura !          Mais um mês se inicia e com ele a esperança de que...