6 de outubro de 2012

O Analfabeto Político

     Saudações eleitorais, caros seguidores do blog Diário Virtual de Leitura!
    A postagem deste fim de semana destaca o texto do dramaturgo e diretor teatral Bertolt Brecht intitulado O analfabeto político escrito no século XX e que mesmo sendo bastante conhecido ainda reflete posturas atuais para o momento em que estamos vivenciando.
    Como vocês já sabem amanhã, 7 de outubro, a população brasileira realiza a festa da democracia indo às urnas para escolher seus representantes municipais, daí o blog para suscitar reflexões a repeito desta data posta a seguir o texto de Brecht. 
 O analfabeto político

 "O pior analfabeto
É o analfabeto político,
Ele não ouve, não fala,
nem participa dos acontecimentos políticos.

Ele não sabe que o custo de vida,
o preço do feijão, do peixe, da farinha,
do aluguel, do sapato e do remédio
dependem das decisões políticas.

O analfabeto político
é tão burro que se orgulha
e estufa o peito dizendo
que odeia a política.

Não sabe o imbecil que,
da sua ignorância política
nasce a prostituta, o menor abandonado,
e o pior de todos os bandidos,
que é o político vigarista,
pilantra, corrupto e o lacaio
das empresas nacionais e multinacionais".

Fonte do texto e imagens:http://jornalistaflavioazevedo.blogspot.com.br

    Você conhece alguém assim? Se conhece, cuidado! Ela está de posse de uma "arma de destruição em massa " chamada título de eleitor". Se no dia das eleições esse artefato não for bem manuseado, ele pode nos destruir pelos próximos por quatro anos!
      Bom pleito a tod@s e que vençam os melhores representantes!

33 comentários:

  1. Em pleno século XXI e ainda eh muito fácil encontrar eleitores (que nem merecem ser chamados assim) que agem dessa forma; mas de certa maneira eles nao sabem o mal que estão causando aos outros e a si mesmo...
    O voto consciente é muito importante pois irá decidir como seremos governados pelos próximos 4 anos...
    Que amanha possamos ir as urnas e votar em quem realmente mostre que merece nosso voto...

    ResponderExcluir
  2. Venda e compra de voto é crime. Quem vende o voto depois não direito nenhum de reclamar que a educação não está boa, ou que a qualidade de saúde é péssima. Por isso seja justo vote apenas em quem merece.

    Marília Lima Rocha
    Segurança do Trabalho 3° ano

    ResponderExcluir
  3. Mesmo querendo que isso fosse mentira é algo impossível de ser negado no Brasil. Mal sabe o brasileiro que ter a ideia “Vou votar em branco/nulo, pois ninguém me deu nada” é o que transforma nossa vida não apenas por 4 anos, mas por décadas, como? Seria possível um novo presidente corrigir erros de governos passados em apenas 4 anos? Corrupção é uma doença, fácil de ser adquirida, no entanto necessita que um longo período para ser curada.

    Jerffeson Gomes
    Informática III

    ResponderExcluir
  4. Amanhã é dia de eleição e decisão de quem irá ser nosso prefeito pelos próximos 4 anos. Uma decisão errada ou inconsciente pode deixar-nos em uma situação de carencia sem educação e saúde de qualidade. por isso a importância do voto consciente.

    Jaqueline Cristina
    Segurança do Trabalho 3° ano

    ResponderExcluir
  5. Dizem que o pior analfabeto é aquele não sabe ler! Mas na verdade o pior é "O Analfabeto Político ", porque muitas vezes vendem o voto, ou nem conhece o candidato e votam mesmo assim , só porque gostou da foto ou ainda porque achou bonito (a) não votem por votar, porque 4 anos não são 4 dias!!!

    Jonathan Enfermagem II

    ResponderExcluir
  6. É vergonhoso andarmos pelas ruas das cidades brasileiras em época de eleição; hoje presenciei várias cenas de compra e venda de voto, me faltam as palavras para tamanha revolta que me atingi quando penso que por conta desses verdadeiros idiotas que vendem os seus votos, nós somos humilhados por anos e mais anos, somos humilhados quando saímos de casa e não temos uma boa estrutura da cidade, sem pavimentação adequada, falta de remédios no hospitais e postos de saúdes, fora o péssimo atendimento que muitas vezes temos que engolir,etc..., é triste a nossa realidade: terrível. Porém, ainda assim continuamos a alimentar essa máfia criminal que chamamos de "política democrática" neste nosso país. Boa parte das pessoas nem ao menos sabem o significado de democracia, e quando sabem fingem esquecer para vender o voto, vedem o futuro de uma geração inteira por algumas migalha de dinheiro. Ao meu vê isso é egoísmo: típica atitude humana, ou não?

    ResponderExcluir
  7. Parabéns, Theodoro! Seu comentário reflete muito o que o texto nos instiga. Continue pensando assim. Você pode até se perguntar o que podemos fazer? Já estamos fazendo no simples ato de comentarmos, socializarmos estas ideias entre os amigos, familiares e até mesmo aqui no blog. Falando em blog, ficamos muito felizes com a sua participação. Esperamos sua contribuição sempre, principalmente na disponibilidade de seus textos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. (KKKKKKKK)Esses textos, esses textos. Acredite, não es a unica pessoa que vem me cobrar os textos. Vou ver o que posso fazer!

      Excluir
  8. Na antiga Grécia berço da politica aqueles que dela não se interessavam eram denominados "idiot" que significa idiota, hoje a sociedade inverteu esse valor, e idiota é aquele que procura ouvir as propostas de seus candidatos e não vende seu voto. Precisamos de um pensamento mais arcaico no sentido de politica.

    ResponderExcluir
  9. Nossa cidade estar precisando de um bom trabalho politico, por isso pessoal votem com consciência para o prefeito que ira governar por quatro anos, o futuro da nossa cidade estar agora em nossas mãos.

    Informática III
    Marcos Antônio Filho

    ResponderExcluir
  10. Essa foi bem pesada... para aqueles que no texto foram citados como analfabetos políticos, mais se observarmos esse fato, teremos muitos casos em nossa sociedade, que muitas vezes acabam prejudicando aqueles que sempre lutaram por seus direitos diante ao meio social em que vive.
    Desta vez não pude votar por conta de não ter o titulo ainda mais quando o obtiver, farei a melhor escolha para que um governo melhor venha para mudar nossa realidade (para melhor).
    Ass.: Anderson Gondim Ribeiro
    Curso: Informática III

    ResponderExcluir
  11. Isso é um fato que sempre aconteceu e sempre irá acontecer, muitas vezes esses analfabetos políticos que podem decidir os seus próprio futuro, fingem que não se importam e jogam seu futuro no lixo...Mas toda ação tem uma reação, por tanto nós eleitores temos que analizar antes de votar.

    Edson Breno Informática 2°

    ResponderExcluir
  12. Outra verdade é que nesse mundo de hoje o povo só quer saber de dinheiro, e não observam os candidatos pelas suas proposta, e por conta de compra de voto e venda " alguns " cidadãos são obrigados a passar quatros anos sofrendo e se humilhando.

    Edson Breno Informática 2°

    ResponderExcluir
  13. É uma decisão bem difícil, porque está em nossas mãos o poder de fazer nossa cidade um lugar melhor ou de fazer ela ficar mais acabada do que está, mas é a consciência que vai dar esse resultado.

    ResponderExcluir
  14. É incrível como ainda existe gente assim, e o pior é que os são assim é os que mais cobram dos políticos.... então é muito importante que exerçam o seu papel de cidadão da melhor maneira possível.

    Mércia Maria
    Turismo III

    ResponderExcluir
  15. Não adianta do cobrar dos politicos se nós mesmos fazemos por onde haja corrupções>
    Handreza Lima
    Enfermagem III

    ResponderExcluir
  16. Vivemos em um mundo de corrupção, e infelizmente nos deparamos com isso...
    Elias Lima
    Enfermagem III

    ResponderExcluir
  17. É Necessário que cada um de nós escolha o candidato por suas propostas e não por nossos próprios interesses. É importante ter em mente que aquele candidato não vai ser o prefeito ou vereador de uma só pessoa e sim de todo um município. Devemos saber dividir as coisas e ter consciência do que realmente é a politica e a politicagem.

    Ana Paula Maia
    Enfermagem III

    ResponderExcluir
  18. Brasil, hoje o Brasil vive uma triste realidade graças também ao nossos governantes por não da a educação necessária é triste mais e verdade hoje eu conheço muitos amigos que chegam pra mim e pergunta em quem vou votar mesmo o voto sendo secreto eu digo e ele me pergunta quanto ele me deu eu digo, que vou votar pelo passado e propostas dele é o mais apito a prefeitura e ele me diz que esses candidatos não deram nada a ele então não vou votar pra ele passar 4 anos roubando é triste saber que todos pesam que todo politico é ladrão ao contrario eu acredito que tem muito policio bom que se preocupa com as pessoas então pessoal vamos usar o celebro e vamos pesquisar cada, candidato antes de fazer burrice e falar besteira.
    2° informática
    Ass: José Rômulo

    ResponderExcluir
  19. A e no Brasil daqui a 2 anos temos eleições para o maior poder do Brasil a presidência, então é importante que você saiba votar certo essa eleição por que se você votar errado daqui a 2 anos, não só você ou sua cidade vão sofre mais o seu pais então galera Vamos deixa nossos olhos bem arregalados pra tudo viu.
    2° informática
    Ass: José Rômulo

    ResponderExcluir
  20. Um dia muito importante para todos os brasileiros, é o dia das eleiçoes, nesse dia iremos escolher um represetante para nós.
    Devemos votar consciente.Nao vender o nosso voto.Pois apartir dessa atitude é que sairá um futuro melhor, se votarmos conscinete.
    Sara Sabino - Seg. do trab

    ResponderExcluir
  21. Dia das eleiçoes é um dia muito importante para todos os cidadãos brasileiros, pois é o dia em que escolheremos um candidato para nos representar e tambem a nossa cidade.Por isso devemos votar com a consciencia de qual sera o melhor candidato.
    Rebeca Kelly - Seg. do trabalho

    ResponderExcluir
  22. O analfabeto politico é aquele que não quer se interessar pelo seu futuro , pois a partir da politica decidiremos quem vai governar nossa cidade e país .

    Elder Sales
    Seg. do Trabalho

    ResponderExcluir
  23. Fico perplexa com a visão que muitos cidadãos tem do processo eleitoral, não dão a importância adequada a esse processo, pode-se constatar isso nos cmicios e passeatas promovidas pelos canditados, onde ao invés de dar atenção as propostas expostas pelos candidatos, levam como um momento de lazer absoluto, no qual podem "beber a vontade".

    ResponderExcluir
  24. Nossa Theodoro você falou muito bem! É triste nossa realidade, o povo tem olhos, mas parece que não enxergam o que é melhor pra si mesmo, preferem trocar 4 anos ou mais por R$ 50,00 ou até menos que essa quantia. Não só os Aracatienses como todo os Brasileiros sofrem com a desigualdade social ocasionada pela suposta "democracia" que os políticos exercem, eles abrem a boca para dizer que é um ser democrático, mas "por traz dos panos" fazem totalmente o oposto da verdadeira democracia. Compram votos, iludem o povo e acaba com a sociedade.

    ResponderExcluir
  25. Neste fim de semana (07/10), foi eleito o novo prefeito da nossa cidade, Ivan Silverio, particularmente acredito no potencial dele e que ele vai mudar nossa cidade pra melhor, pois desde o começo mostrou-se honesto, não atingiu verbalmente os partidos opostos e não fez calunias aos mesmos e isso já foi uma grande demonstração de sua seriedade, além de ser uma pessoa que sempre tentou ajudar os jovens do Aracati. Espero que os que continuam na oposição reconheçam o trabalho dele, pois creio que Ivan vai melhorar o Aracati e não irá nos decepcionar.

    ResponderExcluir
  26. Conheço várias pessoas desse tipo. A população deve analisar bem as propostas dos cadidatos, verificar se eles têm histórico sujo ou se obtêm boa aceitação no ramo da política, para posteriormente não sofrer as consequências do voto impensável. Pra mim, foi uma experiência muito significativa, pois foi meu primeiro voto. Agora participo das decisões políticas da minha cidade com o simples hábito de votar. Pensei bem antes de confirmar meu voto, pois sei que ele é único, porém garante o futuro da minha cidade.

    EDUARDO BRITO
    INFORMÁTICA III

    ResponderExcluir
  27. Hoje o Brasil vivi em poucas condiçoes de vida ate por que muitas pessoas não se manifestam pra fazer nada pra mudar isso então para as pessoas não reclamem antes agam com sabedoria.

    ResponderExcluir
  28. Mesmo com a evolução que vivemos a cada instante, muitas pessoas acreditam que se não se envolverem com a política não vão influenciar em nada, contudo não abrem suas mentes para compreender que a construção de um futuro melhor depende também da escolha de bons governantes, que possam trabalhar em prol do desenvolvimento social.

    Joelma Kézia
    Segurança do Trabalho -III

    ResponderExcluir
  29. Isso só vai acabar quando as pessoas pararem de ser "Babonas" de certos políticos, que passam anos no governo fazendo exatamente nada além de roubar o dinheiro das pessoas. E os eleitores ainda votam num político como esse. Isso prova que as pessoas gostam de levar na cara, gostam da política do pão e circo. Se contentam com o pouco que os políticos oferecem nas épocas de eleição e esquecem do restante dos anos que se passaram e nada foi feito para ajudar a cidade a se reerguer. Só tenho pena das pessoas pobres, que são as que mais sofrem com isso, pois são esquecidas.

    Maria Viviane Monteiro, Informática III.

    ResponderExcluir
  30. Existe ainda pessoas que passam vários anos trabalhando no governo , fazendo nada só roubando e não sabe o duro que a grande maioria faz para pagar os imposto e eles não se contentam com o que tem e esquece das propostas.
    Mariza Batista
    INformática II

    ResponderExcluir
  31. Esse texto a professora Marilia passou para a nossa turma no 1ª ano e até hoje me lembro dele e é um ótimo texto.

    ResponderExcluir

Outubro Rosa: apoiamos essa campanha!

         Saudações turma, que acompanha o blog Diário Virtual de Leitura !          Mais um mês se inicia e com ele a esperança de que...