1 de outubro de 2012

Extra, extra! Personagem machadiana vai a juri popular!

    Saudações literárias, turminha que acompanha e interage no blog Diário Virtual de Leitura!

Juri Simulado da turma do 2º ano de Enfermagem
Juri Simulado do 2º ano de Informática
   A postagem de hoje tem a honra de registrar o trabalho realizado pelas disciplinas de Filosofia e Literatura, ministradas pelas professoras Lúcia Helena e Marília Costa com os alunos do 2º anos dos cursos de Informática e de Enfemagem da EEEP Elsa Maria P. Costa Lima.
   Tudo começou a partir do estudo da escola literária Realismo/Naturalismo durante as aulas de Literatura na tentativa de responder uma das maiores perguntas sem resposta da literatura brasileira: Capitu traiu ou não Bentinho?
  Quem já leu o clássico Dom Casmurro de Machado de Assis com certeza já parou para refletir sobre o assunto. Mas e se Capitu fosse julgada? E se fosse feito um julgamento como os realizados nos dias de hoje, com provas, testemunhas, advogados, promotor e juiz? Será que a questão seria finalmente respondida? Capitu seria considerada culpada ou inocente? 
   Foi a partir destes questionamentos que as turmas desenvolveram o projeto que teve seu início em junho deste ano, contou com a participação do advogado e professor universitário Jacks Douglas e culminou na realização entre os dias 01 e 02 de outubro do Juri Simulado com o seguinte tema: Capitu: culpada ou inocente?
  Se você quiser ver mais fotos acesse a página do blog Fotoblogando e deixe seu comentário!
  Parabéns aos alunos dos 2º anos dos cursos de Informática e Enfermagem.
Professoras Lúcia Helena e Marília Costa

 

29 comentários:

  1. Primeiramente parabens a turma do 2° de enfermagem por fazerem essa bela apresentação amanhã é o da minha sala 2° de informática espero que seja tão bom qual foi o de vcs parabéns as as professoras Lúcia Helena e Marília Costa por organizarem um trabalho tão interessante como foi este , e tb espero está preparado para o julgamento amanhã.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com toda certeza você se sairá muito bem, assim como sua turma, estamos esperando um excelente trabalho.

      Excluir
  2. -Parabśna a turma de Enfermagem II por esta excelente apresentação. Um julgamento muito interessante e instrutivo para nós leitores que estamos cientes deste caso > Um momento muito bem elaborado por estes.
    Handreza Lima
    Enfermagem III

    ResponderExcluir
  3. meus parabéns a turma de enfermagem por terem desempenhado um grande trabalhor é muito bom ver o conteúdo que foi passado aos alunos foi absorvido de maneira satisfatória .
    contenue sempre assim galera .

    ResponderExcluir
  4. Gostei muito da esperiência pela primeira vez ser escrivã foi muito bom, debater sobre o livro Dom Casmurro, e quem ganhou foi a defesa de Capitu o grande amor de Bentinho foi uma esperiência muito legal, adimirativa, e fiquei surpresa por varias pessoas, espero que tenha mas varias vezes. Parabéns Marília e Lúcia Helena.
    Lidenize Costa
    Enfermagem II

    ResponderExcluir
  5. Dou meus parabéns a minha turma de enfermagem 2 e as advogados de defesa e suas testemunhas e tambem as de acusão, meus parabéns.
    Laís Ferreira
    Enfermagem 2

    ResponderExcluir
  6. No começo do julgamento eu fique muito nervosa mais deu tudo certo ler o livro dom casmurro e fazer a personagem D. Fortunata a mãe de capitu.
    Laís Ferreira
    Enfermagem 2

    ResponderExcluir
  7. Parabenizar a turma pelo trabalho...Hoje foi a vez da nossa sala e assim como na turma de infermagem o grupo de defesa foi o vencedor, digo vencedor não na questão de ser campeão mais sim na questão de ter feito um ótimo trabalho! parabéns !

    Mayanne- informática 2º ano'

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bem Mayanne! Só quem tem a ganhar somos nós que aprendemos uns com os outros nesta dinâmica de aprendizagem. Os vencedores somos nós.Parabéns então a tod@s os envolvidos no Projeto!

      Excluir
  8. Gente só a foto diz quase tudo! Amei a criatividade que vocês tiveram de modernizar o julgamento de Capitu, li Dom Casmurro ano passado e também fiquei com essa dúvida, aliás eu bem que queria poder ver esse belo trabalho de vocês e tirar minhas conclusões. Enfim, estão de parabéns todos os que fizeram parte deste trabalho, realmente adorei.

    ResponderExcluir
  9. Meus parabéns as turmas de informática e enfermagem do 2º anos, achei muito interessante o assunto do julgamento, fiquei realmente curioso em saber se Capitu traiu ou não Bentinho. Desejo a todo vocês que se empenharam nesse projeto os meus aplausos e que continuem assim.

    Informática III
    Marcos Antônio Filho

    ResponderExcluir
  10. Muito bem elaborado, um meio de conseguir-se a resposta mais, intrigante desde que o famoso Dom Casmurro foi lançado, Machado Diassis caprichou concerteza nessa obra, parabéns pessoal ótimo trabalho

    ResponderExcluir
  11. Otimo trabalho poi essa é uma duvidas de muito que sabe da historia...Parabens para vocês que fizeram um trabalho maravilhoso.
    Rebeca kelly
    segurança do trabralho

    ResponderExcluir
  12. Parabenizo a turma de enfremagem pelo excelente trabalho desenvolvidoe pela criatividade na montagem do cenário. Ficou Show!

    Ana Kécia
    Informática III

    ResponderExcluir
  13. Parabéns as duas turmas que com certeza fizeram um ótimo trabalho, e parabenizo também às professoras que conseguiram retirar de uma pergunta de certo modo boba, uma ótima forma de refletir sobre ambas as matérias.
    Isso me lembra os debates que a professora Edna fazia com os alunos, que saudade!!!


    Jerffeson Gomes
    Informatica III

    ResponderExcluir
  14. Dia muito tenso para as suas turmas (Enfermagem e Informatica) pois a ansiedade e o nervosismo de apresentar esse juri simulado pois era nossa primeira vez.
    Mais apesar de tudo para mim foi ótimo pois aprendemos a como de comportar em um julgamento, e tivemos um bom aprendizado também para nosso dia a dia que é esperar a vez do seu colega falar e respeitar e saber ouvir o outro.

    Alice Victória
    Informática - II

    ResponderExcluir
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  16. eu achei muito interessante e parabenizo as duas turmas pelos trabalhos pelo jeito das fotos parece ter ficado muito bonitos. e também parabenizo as professoras pelos trabalhos.... me recordei de um trabalho que fiz nesse estilo na disciplina de química com a professora edna foi muito legal... parabéns..

    Mércia Maria
    turismo III

    ResponderExcluir
  17. adorei a experiencia de fazer um julgamento, o tema foi maravilhoso, a turma de enfermagem II se empenhou muito estavem todos lindo, a sala estava perfeita espero que as professoras façam outro trabalho desse.parabens a sala de informatica.


    nayaralima-enfermagemII

    ResponderExcluir
  18. Primeiro parabenizar as duas turmas pelo Júri Simulado, porque todos sabem que não é nada fácil fazer um. Não sei como foi o trabalho da turma de informática, mas o de ENFERMAGEM foi ótimo!!!

    Jonathan Enfermagem II

    ResponderExcluir
  19. Todas as duas turmas estão de parabéns, gostei muito de ter participado desse trabalho. Todos se esforçaram, ficaram um pouco nervosos mas no fim acabou tudo dando certo.

    Victor Tadeu
    Informática 2

    ResponderExcluir
  20. Parabenizo as duas equipe, pelo excelente trabalho executado...
    Elias Lima.
    Enfermagem III

    ResponderExcluir
  21. Um otimo trabalho, parabens a todos que realizaram.
    Sara Sabino - Seg. do Trab.

    ResponderExcluir
  22. Parabens a Lucia Helena e Marilia pelo bom trabalho com os alunos.
    Elder Sales
    Seg. do Trabalho

    ResponderExcluir
  23. Parabéns Aos Alunos Que Desenvolveram Esse Trabalho, e Assim Transmitiram Mais InformaçõesSobre o Trabalho Apresentado ←

    ResponderExcluir
  24. Parabeniso a turma de enfermagem pelo trabalho realizado,pois
    pelas fotos percebi-se que foi um trabalho bem organizado, e que deveria ser apresentado para toda escola prestigiar.
    Maria Juliana
    turismo 3°ano

    ResponderExcluir
  25. Não tive ainda o privilegio de ler o livro de do casmurro, mas achei o debate muito legal, parabéns para os alunos do curso de enfermagem e informática e as professoras Marília e Lúcia Helena.

    ResponderExcluir

Outubro Rosa: apoiamos essa campanha!

         Saudações turma, que acompanha o blog Diário Virtual de Leitura !          Mais um mês se inicia e com ele a esperança de que...