28 de abril de 2012

Dia do Trabalho.

       Olá pessoal!
      Feriado chegando e nós nos preparamos para uma série de programas divertidos, tais como, ir a praia, viajar com os amigos, andar de bicicleta, ficar horas na calçada ou na internet, curtir as novidades instantâneas do Face ou tudo isso junto.
       Mas você sabe o verdadeiro sentido desse feriado?
     Essa postagem deseja discutir com vocês o real sentido do Dia do Trabalho que é comemorado em 1º de maio no Brasil e em vários países do mundo dedicado a festas, manifestações, passeatas, exposições e eventos reivindicatórios. Essa data remonta o ano de 1886 na industrializada cidade de Chicago (Estados Unidos). No dia 1º de maio deste ano, milhares de trabalhadores foram às ruas reivindicar melhores condições de trabalho, entre elas, a redução da jornada de trabalho de treze para oito horas diárias. Neste mesmo dia ocorreu nos Estados Unidos uma grande greve geral dos trabalhadores. Dois dias após os acontecimentos, um conflito envolvendo policiais e trabalhadores provocou a morte de alguns manifestantes. Este fato gerou revolta nos trabalhadores, provocando outros enfrentamentos com policiais. No dia 4 de maio, num conflito de rua, manifestantes atiraram uma bomba nos policiais, provocando a morte de sete deles. Foi o estopim para que os policiais começassem a atirar no grupo de manifestantes. O resultado foi a morte de doze protestantes e dezenas de pessoas feridas. Foram dias marcantes na história da luta dos trabalhadores por melhores condições de trabalho. Para homenagear aqueles que morreram nos conflitos, a Segunda Internacional Socialista, ocorrida na capital francesa em 20 de junho de 1889, criou o Dia Mundial do Trabalho, que seria comemorado em 1º de maio de cada ano. Aqui no Brasil existem relatos de que a data é comemorada desde o ano de 1895. Porém, foi somente em setembro de 1925 que esta data tornou-se oficial, após a criação de um decreto do então presidente Artur Bernardes.

33 comentários:

  1. Desejo a todos os trabalhadores parabéns não importa qual for à profissão porque vocês são verdadeiros guerreiros e merece esse dia que não podia passa em branco esse dia tão especial onde milhares de trabalhadores foram às ruas reivindicar melhores condições de trabalho.
    Maiza Virginio
    Informatica II

    ResponderExcluir
  2. Á todos os trabalhadores eu desejo Parabéns! Parabéns também á todas as pessoas que lutaram para ter um pouco mais de reconhecimento pelo trabalho deles! Quero ressaltar que o dia de quem trabalha não é só no dia marcado no calendário mas todos os dias, pois vocês são mais do que trabalhadores, são guerreiros!
    Leonardo
    Informática 2º ano

    ResponderExcluir
  3. Parabéns a todos os trabalhadores. Desde os pequenos aos de grande porte. Gostei muito da postagem pois naum sabia o real significado deste feriado.
    Kimberly
    Segurança do Trabalho 3° ano

    ResponderExcluir
  4. Parabéns trabalhadores.O Dia do Trabalho é o momento que os empregados e as empresas têm para refletir sobre as legislações trabalhistas, normas, regras de trabalho. É também considerado importante no dia 1 de maio relembrar a história, onde diversos trabalhadores lutaram, para hoje em dia as pessoas poderem usufruir dos benefícios.

    Informática III
    Marcos Antônio Filho

    ResponderExcluir
  5. Parabêns para vocês trabalhadores que fazem tamto,mas que as vezes não são reconhecidos pelos seus esforso,mas apesar de tudo continue lutando pelos seus direitos.eu ainda não sou trabalhador,mas quando eu for vou lutar pelos meus direitos como vocês.
    David
    Informática I

    ResponderExcluir
  6. Por falar em dia do trabalho, ontem houve o quinto passeio ciclístico do tabalhador realizado pelo SESC LER e CDL, pessoas de todas as idades estavam presentes fazendo exetrcício físico pela primeira vez participei e gostei muito do evento, teve algumas falhas na organização ,mas nada que interferisse no todo. Muito bom!

    ResponderExcluir
  7. Parabenizo á todos os trabalhadores que neste dia mais que merecido em nosso calendário sentiram-se homenageados, e com toda a certeza, são dignos de homenagens assim, que se espalham por todo o brasil.
    Parabéns !

    ResponderExcluir
  8. Venho aqui parabenizar aos homenageados desse dia, mais que merecidos. Que doam o suor para que o nosso pais siga em frente. by: Alisson Oliveira

    ResponderExcluir
  9. Parabéns a todos os trabalhadores, embora sabemos que eles se esforçam para atingir o melhor na profissão e e satisfazer os interesses de quem os cobram, Não os valorizamos e nem ao menos o patrão da um obrigado ou um parabéns pelo o bom trabalho. Devemos todos reconhecer o trabalho do outro já que queremos receber reconhecimento pelos nossos.

    ResponderExcluir
  10. Parabéns a todos os trabalhadores, principalmente aqueles que fazem do seu trabalho uma prática prazerosa. Que possamos continuar lutando pelo desenvolvimento do nosso país e assim conseguirmos novas oportunidades para aqueles que estão iniciando no mundo do trabalho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E sim David Damasceno, e que possamos nos preparar para entar nesse novo mundo que é o mercado de trabalho.

      Excluir
  11. Parabéns vocês não são simplesmente trabalhadores, são pessoas honestas com toda a dificudade conseguiram alcançar seus objetivos com muita luta.
    Evaneudo Júnior

    ResponderExcluir
  12. Essa postagem chamou minha atenção porque na maiorias das vezes quando chegamos em um feriado nos não ligamos em saber o que ocorreu naquele período, só lembramos nos dias de foga que haverá.
    Então além desta postagem ter um pouco de descontração ela tem também um pouco de historia e nos mostra alguns fatos que vinharam acarentar o "Dia do Trabalho".

    Informática 3º
    César Lucas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com você pois as pessoas não se enteressam em saber o real sentido do feriado,só pensam em se diverti e se esquecem de refletir um pouco nestes dias tão especiais.

      Maria luana moura da silva
      Enfermagem 2

      Excluir
  13. Parabenizo a todos os trabalhodores por esse dia mais que especial que é dedicado a eles e que muitas das vezes não tem o reconhecimento merecido...

    Leandro salustriano Finanças 2

    ResponderExcluir
  14. Parabéns Vocês são mais que trabalhadores, são verdadeiros vencedores.

    ResponderExcluir
  15. Parabéns a todos os trabalhadores do mundo todo, aos q ja trabalharam, aos q trabalham e aos q ainda vão trabalhar...
    São todos guerreiros q faça chuva ou faça sol estão lá honrando com o compromisso...!!!
    Gabriela Pereira
    Enfermagem II

    ResponderExcluir
  16. Parabéns a todos vcs trabalhadores, e acima de tudo vencedores.
    Informatica I

    ResponderExcluir
  17. é um diia mt importante, significa conquista para todos os trabalhadores, não como eles merecem é claro, mas sim, muita conquista para todos os trabalhadores!

    ResponderExcluir
  18. parabens a todos trabalhadores pois todos merecem,ate porque naõ teriamos muitos de nossos objetivos sem eles

    ResponderExcluir
  19. Parabéns ao trabalhadores do mundo todo pois vocês são muito especiais .Pois tem muitas coisas em comum vocês merecem muito mais q isso Parabéns!

    Karen Freitas

    Informática 2°

    ResponderExcluir
  20. Essa postagem deseja discutir com vocês o real sentido do Dia do Trabalho que é comemorado em 1º de maio no Brasil e em vários países do mundo dedicado a festas, manifestações, passeatas, exposições e eventos reivindicatórios.

    -jefferson'. Hospedagem II

    ResponderExcluir
  21. realmente importante pois se estudamos e para no futuro termos um emprego com direito a todos os direitos trabalhistas.
    leomas hospedagem 2

    ResponderExcluir
  22. Todos nóis temos direitos e deveres e quando não estamos satisfeito com algo reinvindicamos para melhorar, então os trabalhadores não estavam satisfeitos e reinvindicaram para poderem ter melhores condiçoẽs de trabalho.
    Parabéns a todos os trabalhadores pois eles merecem.

    Maria luana moura da silva
    Enfermagem 2

    ResponderExcluir
  23. Como é importante ver-se que a união faz a força , simplesmente por aqueles trabalhadores, terem se manifestado apenas com a cara e a coragem e por causa deles conseguiu-se esse dia com muito valor.Parabéns ao trabalhador.

    ResponderExcluir
  24. É preciso reivindicar para conseguir alguma coisa. Ficar acomodado diante de determinada situação não surte efeito nenhum, os operários americanos daquela época foram ousados em desafiar os militares para conseguirem melhorias em seu ambiente de trabalho. Isso não beneficiou apenas eles, e sim toda uma massa trabalhadora que até hoje luta por seus direitos.Por isso que o dia primeiro de maio é tão importante para a população que dar o seu suor nas fábricas, indústrias e outros ambientes de trabalho.

    Eduardo Brito
    Informática 3º ano.

    ResponderExcluir
  25. Algo que venho apredendo na escola profissional é lutar pelos meus direitos,e quando nao estiver de acordo com algo expor a minha opinião. Os trabalhadores tem feito isso com decorre dos anos, estão sempre buscando trabalhos melhores, dignos, com boa qualidade e segurança adimiro todos os trabalhadores! Parabéns, pois todos os dias são de voces!

    ResponderExcluir
  26. Todos os trabalhadores tem deveres acompri que é de trabalha, mais também eles tem seus direito , que é de uma salario justo e uma trabalho adequado.Eles estão certos em lutar pelos os seus direito,parabéns para todos os trabalhadores pelo o seu internacional do trabalho. Ramon Enfermagem 2

    ResponderExcluir
  27. parabéns a todos os trabalhadores não importa a profissão o importante é trabalhar com o que gosta e ser feliz.
    Ana karolina enfermagem 2

    ResponderExcluir
  28. Parabéns para todos os trabalhadores...
    Que dia feliz!

    Jonathan Enfermagem II

    ResponderExcluir
  29. O dia do trabalhador é um dia muito importante para aqueles que se dedicam ao seu trabalho, pois gostam do que fazem. è importante ressaltar que, os trabalhadores tem um papel muito importante na vida de cada um de nós. Pois ele nos tras alguns benefícios que precisamos no nosso dia-a-dia.

    Handreza Lima
    Enfermagem III

    ResponderExcluir
  30. Parabéns para todos os trabalhadores,pois eles sim merecem os nossos parabéns.

    Maria luana moura da silva
    Enfermagem 2

    ResponderExcluir
  31. Parabéns a todos os trabalhadores!!!!
    Laís Enfermagem 2

    ResponderExcluir

Outubro Rosa: apoiamos essa campanha!

         Saudações turma, que acompanha o blog Diário Virtual de Leitura !          Mais um mês se inicia e com ele a esperança de que...