26 de janeiro de 2012

Ter amigos por perto em momentos difíceis traz benefícios imediatos para o cérebro

Texto de Ana Carolina Prado


A presença do melhor amigo na vida das pessoas é ainda mais importante do que se pensava –especialmente durante experiências negativas. Um estudo da Universidade de Concordia publicado na revista Developmental Psychology e conduzido com a colaboração de pesquisadores do Centro Médico do Hospital Infantil de Cincinnati descobriu que uma companhia amiga nessas situações tem um impacto imediato sobre corpo e mente das crianças. Um amigo fiel pode até minimizar os efeitos de um momento ruim.

Isso acontece porque os sentimentos de autoestima e os níveis de cortisol (um hormônio produzido naturalmente pela glândula adrenal em resposta direta ao stress) dependem muito do contexto social de uma experiência negativa. “Se uma criança está sozinha quando entra em apuros com um professor ou tem uma discussão com um colega de classe, vemos um aumento considerável nos níveis de cortisol e diminuição do sentimento de autoestima”, disse William M. Bukowski, coautor do estudo. Para descobrir isso, 55 meninos e 48 meninas da quinta e sexta séries de escolas locais de Montreal, no Canadá tiveram seus sentimentos e experiências monitorados ao longo de quatro dias. Eles também fizeram testes regulares de saliva para monitorar seus níveis de cortisol.

Já era fato conhecido que as amizades fazem bem para as crianças a longo prazo, mas este estudo prova que a presença de um amigo traz benefícios imediatos em experiências negativas. O resultado também dá mais uma pista sobre como formamos nossa identidade adulta a partir de experiências infantis. Nossas reações fisiológicas e psicológicas quando somos pequenos causam impactos em nossa vida mais tarde. O aumento de stress pode realmente retardar o desenvolvimento de uma criança, já que a secreção excessiva de cortisol pode levar a significativas alterações fisiológicas, incluindo a supressão imunológica e diminuição da formação óssea, por exemplo. Nossos sentimentos de autoestima nessa fase interferem muito em como vamos nos ver quando adultos. Sim: mesmo que percamos o contato com o tempo, devemos muito do que somos hoje aos nossos amigos de infância.

7 comentários:

  1. o carnaval de antes era muito animado com machinhas e várias brincadeiras..

    As pessoas se divertião com os amigos jogando ovos, coloral, maisena e os de mais....

    O de hoje as pessoas só pensão em bb, brigar e se drogar...

    Em felizmente são poucos q brincam e se diverte em paz!!

    Vitor Lima Finanças 2 ..

    ResponderExcluir
  2. AMIGOS palavrinha pequena, mas com um significado, valor, sentimento, considerações ENORMES! Na maioria das vezes, estão sempre ali, para ajudar a segurar a 'barra', enfrentar megas dificuldades, ajudar você suportar aquilo que é quase insuportável. Eles que nos fazem rir em momentos de tristezas, de angústias, de perca... Amigos de verdade?! SIM, são raros, mas ainda existem.! Obrigado a toooodoos os meus amigos, por fazerem parte da minha vida... AMO tooodos vocês meus amores-amados. <3

    Georgia Denise
    Enfermagem III.

    ResponderExcluir
  3. É sempre bom termos um ombro amiigo por perto, quando estivermos passando por situações críticas, dificuldades e quando queremos desabafar algo que está nos martelando por dentro, deixando aquela angústia. Nos dias atuais, é muito difícil encontar pessoas que podem ser consideradas verdadeiros *AMIGOS*, pois na maioria das vezes essas pessoas que consideramos verdadeiros amigos, só querem ver a nossa destruição, o nosso fracasso, querem nos ver no fundo do poço, por isso que sempre digo: -Meu verdadeiro amiigo é *DEUS*, nesse siim podemos confiar...
    Christiano, Finanças I.

    ResponderExcluir
  4. Amiigos verdadeiros? Eu tenho! E deles eu: cuido, corro atrás,e sinto ciúmes, peço desculpa,
    me importo e me preocupo, mas quando me magoam eu desisto e é pra sempre! Então dê valor enquanto é tempo para suas amiizades, porque depois pode ser tarde...
    Christiano, Finanças I.

    ResponderExcluir
  5. é muito bom termos bons amigos sempre juntos a nós, pois são eles que nos seguram quando caimos, nos dão o ombro para chorar que nos confortam quando estamos tristes e o mais importante nos tiram um sorriso quando o que queremos é chorar.
    Hoje sei que sem amigos não sou nada pois seiq eu eles fazem parte do ar que repiro, do chão que eu piso e sei que nao viveria sem ter amigos!

    ResponderExcluir
  6. Como é bom ter Amigos! Essas pessoas fazem de nossos dias chuvosos, lindas manhãs de sol. Nos fazem feliz mesmo qnd pra nós a melhor opção é derramar baldes de lágriimas. Agradeço a Deus todos os dias pelos meus Amigos q Ele pois em meu caminho.

    ResponderExcluir
  7. Com certeza! Tenho como prova disso os amigos com quem estudo, quando estou cabisbaixa logo alguém se preocupa comigo e quando estou perto deles me sinto mais alegre, é como se fosse uma energia positiva que recebo ao estar perto deles, com eles eu tenho meus melhores momentos e com isso eles tornam a Família Segurança a mais unida do colégio.

    ResponderExcluir

A menina de Goiás

       Saudações literárias, turm@ que acompanha o blog Diário Virtual de Leitura!       Após um período de ócio produtivo, o bl...