23 de dezembro de 2014

Feliz Natal!



 São os sinceros desejos do blog Diário Virtual de Leitura a todos os seus amig@s seguidores!

14 de dezembro de 2014

Dezembro: o mês mais bonito

        Saudações natalinas, turm@ que acompanha o blog Diário Virtual de Leitura!
        O Natal se aproxima e o clima de confraternizações, ceias, "amigo-secreto" e troca-troca de presentes já é sentido no ar, mas além de todos os eventos e comemorações que envolve o Natal, o sentido da data não pode ser esquecido, por isso a postagem de hoje registra a importância do Nascimento de Jesus Cristo entre os homens no dia 25 de dezembro.
     Os caros seguidores concordam que faz um tempinho que não postamos vídeos, desta forma, escolhemos o gênero associado à literatura de cordel para contar de forma singela, divertida e bem regional a chegada do Príncipe dos Príncipes.
       Esperamos que nossos leitores reflitam o real sentido do Natal e que não apenas no mês mais bonito do ano os ensinamentos de Cristo sejam vivenciados, mas sempre porque "Ele vive, Ele reina, para sempre!"

Fonte:https://www.youtube.com/watch?v=ERcLYfcmZmM

7 de dezembro de 2014

Curiosidades Literárias

      
      Saudações leitoras, turm@ que acompanha o blog Diário Virtual de Leitura!
     O assunto leitura é sempre recorrente em nossas postagens, se não o fosse, o blog não teria esse nome e propósito, por isso, nossa postagem de hoje possibilita a nós, leitores de plantão, descobrirmos um pouco mais sobre a leitura, não das obras, mas de seus autores. 
   Muitas vezes, nos instigamos com o enredo, o desenvolvimento da trama e as aventuras e os desamores vividos pelos personagens, que ficam em nosso imaginário, no entanto, raras vezes nos perguntamos sobre o que fazem, o que gostam ou quais  manias os seus criadores, os mestres da literatura que tão brilhantemente criam e nos envolvem em seus histórias, através dos personagens e enredos. 
    Pensando nesse paralelo, socializamos algumas curiosidades literárias coletadas da página Eu amo ler no facebook. Leiamos!

# Aluísio de Azevedo tinha o hábito de, antes de escrever seus romances, desenhar e pintar, sobre papelão, as personagens principais mantendo-as em sua mesa de trabalho, enquanto escrevia.

# Aos dezessete anos, Carlos Drummond de Andrade foi expulso do Colégio Anchieta, em Nova Friburgo (RJ), depois de um desentendimento com o professor de português. Imitava com perfeição a assinatura dos outros. Falsificou a do chefe durante anos para lhe poupar trabalho. Ninguém notou. Tinha a mania de picotar papel e tecidos. "Se não fizer isso, saio matando gente pela rua". Estraçalhou uma camisa nova em folha do neto. "Experimentei, ficou apertada, achei que tinha comprado o número errado. Mas não se impressione, amanhã lhe dou outra igualzinha."

# Numa das viagens a Portugal, Cecília Meireles marcou um encontro com o poeta Fernando Pessoa no café A Brasileira, em Lisboa. Sentou-se ao meio-dia e esperou em vão até as duas horas da tarde. Decepcionada, voltou para o hotel, onde recebeu um livro autografado pelo autor lusitano. Junto com o exemplar, a explicação para o "furo": Fernando Pessoa tinha lido seu horóscopo pela manhã e concluído que não era um bom dia para o encontro.

# Euclides da Cunha, Superintendente de Obras Públicas de São Paulo, foi engenheiro responsável pela construção de uma ponte em São José do Rio Pardo, SP. A obra demorou três anos para ficar pronta e, alguns meses depois de inaugurada, a ponte simplesmente ruiu. Ele não se deu por vencido e a reconstruiu. Mas, por via das dúvidas, abandonou a carreira de engenheiro.

# Gilberto Freyre nunca manuseou aparelhos eletrônicos. Não sabia ligar sequer uma televisão. Todas as obras foram escritas a bico-de-pena, como o mais extenso de seus livros, Ordem e Progresso, de 703 páginas.

# Graciliano Ramos era ateu convicto, mas tinha uma bíblia na cabeceira só para apreciar os ensinamentos e os elementos de retórica.

    E aí, gostou? Qual curiosidade mais lhe surpreendeu? Não deixe de registrar sua resposta nos comentários em breve postaremos mais fatos intrigantes sobre nossos mestres da Literatura. 

4 de dezembro de 2014

Palavra de ordem: combater!

       
       Saudações, turm@ que acompanha o blog Diário Virtual de Leitura!
       Nos últimos dois meses, nosso espaço virtual dedicou-se a divulgar duas campanhas importantes para a saúde pública: o Outubro Rosa e o Novembro Azul, e ainda nesse com esse mesmo intuito o mês de dezembro inicia-se com o Dia Mundial de Combate a Aids, por sinal comemorado no dia 1º, e terá seu registro durante todo o mês em nosso blog, marcado pela cor vermelha.
     Sabemos que os índices da doença ainda são alarmantes e mesmo com o avanço das pesquisas e drogas fortes para combater a epidemia, muito temos que combater, por isso a palavra de ordem é: combater! Há mais de 30 anos o vírus foi descoberto e daí em diante o índice de contaminados só aumenta. Em última reportagem no Fantástico, o médico Dráuzio Varella afirmou que a doença voltou a assustar e a preocupar  porque “Houve um aumento absurdo dos casos de Aids entre os jovens nos últimos anos. Neste sentido, nós no Brasil estamos indo na contramão de outros países”, afirma o médico.
    Os números assustam, pois o aumento é de mais de 50% em seis anos. Segundo o Varella, o principal motivo é o comportamento sexual dos jovens. "Eles acham que ninguém mais morre de Aids hoje, e que se pegar o vírus é só tomar o remédio que acabou e que está tudo bem. Está tudo bem, não. É uma doença grave. Vai ter que tomar remédio pelo resto da vida. E esses remédios provocam efeitos colaterais A Aids não tem cura, você pega o vírus, o tratamento pode controlar a doença, mas você vai ter problemas pelo resto da vida", alerta Varella.
   Para saber mais acesse a reportagem completa aqui e divulgue a ideia ou socialize sua opinião sobre o assunto em forma de comentário aqui no blog. Combatamos a Aids junt@s!

Outubro Rosa: apoiamos essa campanha!

         Saudações turma, que acompanha o blog Diário Virtual de Leitura !          Mais um mês se inicia e com ele a esperança de que...