28 de março de 2013

Ler em qualquer época

      Saudações leitoras, turma que acompanha o blog Diário Virtual de Leitura!
Mais um feriado prolongado se aproxima e além da reflexão proposta pela data nada melhor que associar o descanso com a leitura prazerosa de um excelente e envolvente livro. 
      Por isso, destacamos a seguir uma lista já divulgada pelo o jornal americano New York Times que preparou uma lista para os que aguardavam pelo verão americano, época de descanso e de dias mais longos, para mergulhar na leitura. 
      São dez clássicos da literatura mundial, importantes por razões literárias ou históricas, que deveriam fazer parte da lista de qualquer um que tenha gosto por literatura, e por isso o blog  aproveita para estender a recomendação: 

1. Germinal;
2. Fogo Pálido;
3. A Cabana do Pai Tomás;
4. As Vinhas da Ira;                                                                

5. O Morro dos Ventos Uivantes;
6. Nosso Homem em Havana;
7. Nada de Novo no Front;
8. Os Miseráveis;
9. Um Estranho Misterioso;
10. Scoop.

      Para não ficar apenas na indicação da lista, escolhemos um trecho do 5º indicado pelo jornal americano, o livro Morro dos Ventos Uivantes de Emily Brönte.


       " - Não sei como explicar, mas certamente que tu e toda a gente têm a noção de que existe, ou deveria existir, um outro eu para além de nós próprios. Para que serviria eu ter sido criada se apenas me resumisse a isto? Os meus grandes desgostos neste mundo foram os desgostos do Heathcliff, e eu acompanhei e senti cada um deles desde o início; é ele que me mantém viva. Se tudo o mais perecesse e ele ficasse, eu continuaria, mesmo assim, a existir; e se tudo o mais ficasse e ele fosse aniquilado, o universo se tornaria para mim uma vastidão desconhecida, a que eu não teria a sensação de pertencer. O meu amor pelo Linton é como a folhagem dos bosques: irá se transformar com o tempo, sei disso, como as árvores se transformam com o inverno. Mas o meu amor por Heathcliff é como as penedias que nos sustentam: podem não ser um deleite para os olhos, mas são imprescindíveis. Nelly, eu sou o Heathcliff. Ele está sempre, sempre no meu pensamento. Não por prazer, tal como eu não sou um prazer para mim própria, mas como parte de mim mesma, como eu própria" [Páginas 74 e 75].

    Aproveite o momento para inserir na sua programação espaço para a leitura de qualidade e se você quiser baixar o livro completo acesse nossa página Materiais Complementares
                                                                                     Boa leitura a tod@s!

 

 


27 de março de 2013

Quem sou EU?

           Olá, galerinha que acompanha o blog Diário Virtual de Leitura!
      A postagem de hoje apresenta um texto bem-humorado de Luis Fernando Verissimo que tenta responder a seguinte questão: quem sou eu? 
      Nesta altura da vida já não sei mais quem sou…Vejam só que dilema!
     Na ficha da loja sou CLIENTE, no restaurante FREGUÊS, quando alugo uma casa INQUILINO, na condução PASSAGEIRO, nos correios REMETENTE, no supermercado CONSUMIDOR.
    Para a Receita Federal CONTRIBUINTE, se vendo algo importado CONTRABANDISTA. Se revendo algo, sou MUAMBEIRO, se o carnê tá com o prazo vencido INADIMPLENTE, se não pago imposto SONEGADOR.
   Para votar ELEITOR, mas em comícios MASSA, em viagens TURISTA, na rua caminhando PEDESTRE, se sou atropelado ACIDENTADO, no hospital PACIENTE.
   Nos jornais viro VÍTIMA, se compro um livro LEITOR, se ouço rádio OUVINTE. Para o Ibope ESPECTADOR, para apresentador de televisão TELESPECTADOR, no campo de futebol TORCEDOR.
   Se sou corintiano, SOFREDOR. Agora, já virei GALERA. Se trabalho na ANATEL , sou COLABORADOR e, quando morrer… uns dirão… FINADO, outros… DEFUNTO, para outros… EXTINTO , para o povão… PRESUNTO… Em certos círculos espiritualistas serei… DESENCARNADO, evangélicos dirão que fui… ARREBATADO
     E o pior de tudo é que para todo governante sou apenas um IMBECIL! E pensar que um dia já fui mais EU.

Fonte: http://homoliteratus.com


     Após a leitura da crônica, tente responder o questionamento inicial: afinal, quem é você? Não esqueça de deixar sua resposta em forma de comentário.
                                                                                             Boa reflexão a tod@s!

25 de março de 2013

Data Magna do Ceará



     Olá, turma que acompanha o blog Diário Virtual de Leitura!
    A postagem de hoje esclarece, para boa parte dos leitores do blog, a importância e o porquê do feriado estadual no Ceará no dia 25 de março, que para alguns pode ser novo, mas foi instituido pela  Emenda Constitucional de autoria do deputado Lula Morais e aprovado pela Assembleia Legislativa em 1º de dezembro de 2011, sendo promulgada e publicada no Diário Oficial do Estado em 6 de dezembro de 2011.
    O estado do Ceará foi a primeira província do Brasil a abolir a escravidão, em 25 de março de 1884. Um ano antes, no dia 1º de janeiro de 1883, a Vila do Acarape, atual município de Redenção, a 55 Km de Fortaleza, libertou os escravos um ano antes da província do Ceará.
    Então, agora já que você sabe o porquê deste feriado tão importante para os cearenses, registre sua visão a respeito do assunto em seu comentário e desejamos um bom feriado e acima de tudo liberdade de expressão a tod@s! 

21 de março de 2013

Você faz a diferença

    

   Saudações festivas, turminha que acompanha, que se informa e que interage no blog Diário Virtual de Leitura!
    Hoje, 21 de março,  registramos algumas datas comemorativas importantes no Brasil e no mundo e o blog não poderia deixar de destacá-las. As datas são: Dia Universal do Teatro, Dia Internacional contra a Discriminação Racial e o Dia Internacional da Síndrome de Down.
   Para saber mais sobre o assunto acesse sites e pesquise em outras fontes e deixe seu comentário destacando a data que você mais se interessou.
                                               Aproveite e inspire-se com o texto a seguir e boa iniciativa a tod@s!
 Fonte: http://jornaldaandreia.blogspot.com.br


15 de março de 2013

Sexta Cultural

http://www.luacheia.art.br
          Saudações culturais, turma que acompanha o blog Diário Virtual de Leitura!
       Nesta sexta-feira o Cineclube Casarão apresenta "Francisca Clotilde: uma história de amor e lutas". Conheça um pouco mais a história desta artista da terra aracatiense.

14 de março de 2013

Viva a Poesia!

       Saudações poéticas, turma que acompanha o blog Diário Virtual de Leitura!
     A postagem de hoje registra o Dia Nacional da Poesia, que também coincide com a comemoração do aniversário de 166 anos de Castro Alves, príncipe dos poetas, escritor baiano que dentre várias obras escreveu "Navio Negreiro" e "Espumas Flutuantes".
     Então, não fique de fora desta comemoração, observe o mundo ao seu redor, seus amigos, seus familiares e sua escola e registre em seu comentário um poema preferido,  autores de sua preferência e porque não algo que você tenha produzido e comemore o Dia Nacional da Poesia.
Viva a Poesi@!

12 de março de 2013

Conheça o Templo de Salomão

     Salve, salve galerinha que acompanha  o blog Diário Virtual de Leitura!
    A partir desta terça-feira, dia 12 de março de 2013, os olhos do mundo estão voltados para a Capela Sistina, no Vaticano. Altar da religião e da arte, ela abriga algumas das mais belas obras do Renascimento. É dela que vai sair a fumaça branca e o nome do novo Papa.
     A Capela Sistina  é uma capela situada no Palácio Apostólico, residência oficial do Papa na Cidade do Vaticano. É famosa pela sua arquitetura, inspirada no Templo de Salomão do Antigo Testamento, e sua decoração em afrescos, pintada pelos maiores artistas da Renascença, incluindo Michelangelo, Rafael Bernini e Sandro Botticelli.
    Na página do Vaticano, você pode fazer um passeio virtual pela Capela Sistina. E ver os detalhes dos afrescos de Michelangelo. Clique aqui para acessar. 


    Após a visita à residência papal, não deixe de registrar em seu comentário o detalhe ou imagem que mais chamou sua atenção.
                                                                                                                                              Boa visita a tod@s!

10 de março de 2013

Você sabia?

      Alô, alô, turma que acompanha o blog Diário Virtual de Leitura!

    Você sabia que hoje é o dia do telefone? Não. Mas então fica sabendo agora acessando o blog e compartilhando mais este conhecimento.
     O telefone foi criado pelo escocês Alexander Graham Bell (1847 - 1922), há mais de um século.
    O aparelho transmite a voz à distância, transformando o som em sinais elétricos. A invenção trouxe grandes facilidades para nossas vidas.
   Aos poucos esse tipo de comunicação foi tomando sua forma mais adequada, mais precisa de funcionamento, hoje em dia é difícil pensarmos a vida sem o telefone.
   Com o aperfeiçoamento de seu funcionamento, os japoneses inventaram os aparelhos móveis, os celulares, que entraram em funcionamento em 1978, mas no Brasil essa tecnologia somente chegou por volta dos anos 90.
   Depois desses, o sistema de telecomunicações cresceu fortemente, chegando às grandes redes de comunicação mundial, a internet.
    Uma coisa é certa: a ideia continua a mesma, aproximar as pessoas. Registre em seu comentário como você utiliza o telefone. Apenas para se comunicar com as pessoas ou para você o aparelho agrega outras funções e utilidades?

6 de março de 2013

Loja da Solidariedade

      Olá, turma que se sensibiliza aqui no blog Diário Virtual de Leitura!
      A postagem de hoje foi indicada pela aluna Rebeca Porto do 3º ano do Curso de Enfermagem da EEEP de Aracati.Trata-se do vídeo promovido pelo Hospital Albert Einstein para incentivar a doação de sangue.
     Como muitos devem saber a doação de sangue é o processo pelo qual um doador voluntário tem seu sangue coletado para armazenamento em um banco de sangue ou hemocentro para um uso subsequente em uma transfusão de sangue. Trata-se de um processo de fundamental importância para o funcionamento de um hospital ou centro de saúde
    Você sabia que os bancos de sangue sofrem com a falta de doadores? Não seria maravilhoso se pudéssemos conseguir sangue em qualquer lugar, de forma simples?
     Assista ao vídeo e saiba como você pode mudar a vida de alguém com um só gesto. Se conseguir sangue fosse fácil, a gente não estaria aqui pedindo para você doar.Doe Sangue. Doe Vida!

Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=1ujkX7N2bFg

5 de março de 2013

Para refletir

       Salve, salve, galera que interage no blog Diário Virtual de Leitura!
      A postagem de hoje sugere-nos a reflexão, ao pensamento mais profundo sobre as coisas, as pessoas, enfim sobre a vida.


           A frase acima é atribuída a Bob Marley, você sabia? Se não, leia mais sobre o compositor e cantor jamaicano clicando  aqui.  
         Ah! Não se esqueça de deixar sua resposta a pergunta proposta por Marley.

3 de março de 2013

Está na hora de apagar a velinha

       Olá, turma que se diverte com o blog Diário Virtual de Leitura!
      A postagem de hoje registra o aniversário de 50 anos da personagem de histórias em quadrinho mais carismática do Brasil. Você sabe quem é? 
     Claro que é a Mônica. A menina de vestidinho vermelho que não leva desaforo para casa apareceu pela primeira vez em 1963, em uma tira do Cebolinha publicada no jornal Folha de São Paulo.Inspirada na filha do cartunista, que possui o mesmo nome que a personagem, Mônica foi conquistando o público a cada dia até “roubar a cena” de uma vez por todas. Foi em 1970 que a gorducha ganhou uma revista própria, com o título “Mônica e sua Turma”
    A personagem representa uma menina forte, decidida e muito companheira. Falando em companheirismo, o coelho Sansão é o amigo mais fiel da dentucinha e a grande “arma” contra os meninos que a perturbam, principalmente o Cascão e o Cebolinha – é impossível contar nos dedos quantas coelhadas que Mônica já deu em seus amigos.
        Assista a seguir o vídeo em que o próprio criador da Mônica, Maurício de Sousa  tem a dizer sobre os 50 anos da personagem.
Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=VIku85F5_eI
     
    É não se faz 50 anos todo dia e muito menos uma personagem de HQs se mantem tanto tempo fascinando leitores de várias faixas etárias, por isso registre em seu comentário qual personagem ou história da Turma da Mônica mais marcou sua trajetória como leitor de quadrinhos e boas gargalhadas a tod@s!
         

Outubro Rosa: apoiamos essa campanha!

         Saudações turma, que acompanha o blog Diário Virtual de Leitura !          Mais um mês se inicia e com ele a esperança de que...