28 de fevereiro de 2013

"The Oscar goes to..."

      Saudações cinéfilas, galera que acompanha o blog Diário Virtual de Leitura!
     No início desta semana, Academia de Artes e Ciências Gráficas de Hollywood anunciou os vencedores do oscar 2013.Houve clima de "eu já sabia" e também surpresas quando a academia escolheu novos talentos, mas no resumo poucas categorias surpeenderam por premiar filmes ou artistas não favoritos.
    Mas você sabe o porquê desta premiação ou quando surgiu? O tão disputado troféu do Oscar aconteceu pela primeira vez  em maio de 1929 no Hotel Roosevelt de Los Angeles. O prêmio é uma estatueta de 34 centímetros, que pesa 3,85 quilos. No começo ela era feita de bronze, mas durante a Segunda Guerra Mundial passou a ser feita de gesso para economizar metal. Hoje ela é composta de 92,5% de estanho, 7,5% de cobre e é folheada a ouro 14 quilates! Para saber mais acesse aqui.
     Após este breve histórico, que tal saber quem teve seu nome revelado após a tão conhecida expresão: The Oscar goes to...?

Filme: "Argo"
Ator: Daniel Day-Lewis ("Lincoln")
Atriz: Jennifer Lawrence ("O lado bom da vida")
Diretor: Ang Lee ("As aventuras de Pi")
Ator coadjuvante: Christoph Waltz ("Django livre")
Atriz coadjuvante: Anne Hathaway ("Os miseráveis")
Roteiro original: Quentin Tarantino ("Django livre")
Roteiro adaptado: Chris Terrio ("Argo")
Filme estrangeiro: "Amor" (Áustria)
Animação: "Valente"
Curta-metragem de animação: "Paperman"
Edição: "Argo"
Fotografia: "As aventuras de Pi"
Efeitos visuais: "As aventuras de Pi"
Figurino: "Anna Karenina"
Maquiagem e cabelo: "Os miseráveis"
Canção original: "Skyfall", de "007 - Operação Skyfall" – Adele (música e letra)
Trilha sonora original: Mychael Danna ("As aventuras de Pi")
Mixagem de som: "Os miseráveis"
Edição de som: 007 – Operação Skyfall" e "A hora mais escura"
Design de produção: "Lincoln"
Melhor curta-metragem: "Curfew"
Documentário em longa-metragem: "Searching for Sugar Man"
Documentário em curta-metragem: "Inocente"

   A título de registro, veja  a seguir o vídeo da canção original vencedora interpretada por Adele. Não esqueça de comentar as escolhas da Acadêmia de Cinema citando suas preferências.
Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=KMxhSKSf_Zo

24 de fevereiro de 2013

Estudar mais traz felicidade?

       Saudações acadêmicas, turma que acompanha o blog Diário Virtual de Leitura!


       Mais um ano letivo iniciou e a velha pergunta de todo bom estudante é a seguinte: para que tanto tempo na escola? O que fazer com o conhecimento adquirido? Todo o esforço e dedicação aos estudos vale a pena? Estudar mais traz felicidade? 
      Pensando nisso, a pesquisa feita pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) em 15 países associados à instituição aponta as possíveis respostas a estas perguntas, assim como analisa a participação de nosso país, além das diferenças entre homens e mulheres. 
      Segundo o estudo da OCDE, as pessoas que estudam mais são mais felizes porque têm maior satisfação em diferentes esferas da vida. Esse nível de satisfação pessoal é de, em média, 18% a mais para quem tem nível superior em relação àquelas que pararam no ensino médio. 
     A pesquisa foi fivulgada no jornal O povo e pode ser lida na íntegra aqui. Mas apesar do resultado da pesquisa o blog Diário Virtual de Leitura que saber de você: Afinal, estudar traz felidade? Deixe aqui sua opinião através de seu comentário.

21 de fevereiro de 2013

      Saudações afetivas, turma que acompanha o blog Diário Virtual de Leitura!
     A postagem de hoje é ao mesmo tempo registro e homenagem a quatro profissionais que contribuíram na realização e continuidade do projeto Diário Virtual de Leitura. Nossos sinceros agradecimentos aos professores: Edna Oliveira, Clara Núbia, Jemima Silvestre e Nailson Rocha, que de maneira profissional e dedicada à profissão colaboraram  significativamente na formação e na aprendizagem dos alunos da EEEP de Aracati.
    Desta forma, o texto a seguir é dedicado a estes profissionais e marca o início da participação da professora Edna Oliveira como colaboradora externa do blog. O texto de sua autoria tem como título Borboleta de Deus.
    Leiamos e deixemos nossa homenagem em forma de comentário aos professores com o sentimento de agradecimento e desejos de muito sucesso na vida profissional de cada um deles.

BORBOLETA DE DEUS

Ainda estou  no casulo.
Está bem apertado, não consigo me mover.
Até que no início estava mais fácil,
Pois eu ainda me encontrava bem pequena.

Conforme o tempo passa
Tudo vai mudando
Sinto o meu espaço diminuir
Fico sem ação, preciso de ajuda!

Não por mãos de homens
Deus pode me ajudar
Tentaram me ajudar, foi pior
Passei a estar desprotegida,  pois ainda não era o tempo.

Lutei com as minhas próprias forças.
O que eu faço agora!
Oro, espero, pois sei que tudo tem o seu tempo
Está muito difícil!

Mas sei que Deus está no controle.
O Senhor está me moldando.
Eu, a borboleta, preciso ficar um tempo determinado no casulo.
Do contrário ficarei murcha, minhas asas não terão mais a mesmo brilho

Mas este casulo me sufoca
Não consigo encontrar forças e espaço para
Resolver com as minhas próprias mãos
Sei que não posso.

Aprendi com meus erros.  
Que Deus é quem sabe a hora da minha libertação.
E quando este dia chegar
Voarei alto, muito alto!

Ele saberá que estarei preparada
Para receber a benção que Ele tem para mim.
E vou voar e serei livre, livre, livre...
E quão admirada é uma borboleta!
Que embeleza e alegra onde quer que passe

Assim serei eu
Resplandecendo em mim o amor e unção do Senhor
Confiando sempre que
Borboleta de Deus eu sou!!!

                                                                                            Edna Oliveira - outubro/2011
 



17 de fevereiro de 2013

           A equipe do blog Diário Virtual de Leitura deseja a tod@s o início de um bom ano letivo...
na companhia dos livros, é claro!

Fonte: https://www.google.com.br

14 de fevereiro de 2013

Dia do Amor e da Amizade


       Olá, turminha que acompanha e interage no blog Diário Virtual de Leitura!
     A postagem de hoje registra o Dia da Amizade, por isso não deixe de lembrar de seus amigos hoje! Os amigos fazem parte de nossa família e sempre estão presentes em nossas vidas e merecem; pois, todo nosso carinho e atenção. 
     Curiosamente também comemora-se hoje nos Estados Unidos o Valentine's Day, ou seja,  Dia dos Namorados ou Dia de São Valentim. Data especial e comemorativa na qual se celebra a união amorosa entre casais sendo comum a troca de cartões e presentes com simbolismo de mesmo intuito, tais como as tradicionais caixas de bombons. No Brasil, a data é comemorada no dia 12 de junho, véspera do dia de Santo Antônio, também conhecido pela fama de "casamenteiro"
    Se você quer fazer uma singela homenagem, deixe aqui em seu comentário sua expressão de amizade ou envie um cartão virtual  através deste link http://www.voxcards.com.br/ e, em seguida compartilhe sua produção nas demais redes sociais. 
Feliz Dia da Amizade a tod@s os amig@s do blog Diário Virtual de Leitura!

11 de fevereiro de 2013

Carnaval


Um bom Carnaval cheio de alegria, paz e harmonia a 
tod@s os seguidores do blog Diário Virtual de Leitura!

7 de fevereiro de 2013

10 curiosidades sobre o Carnaval

          Saudações carnavalescas, turma que acompanha o blog Diário Virtual de Leitura!
        A festa que agita o país inteiro já começou em alguns capitais e para guçar nossa curiosidade e entender a paixão dos brasileiros por essa folia, publicamos a seguir 10 curiosidades sobre o Carnaval. 

1º. Para homenagear o Deus Saturno, havia uma festa na Roma Antiga chamada “Saturnais”. As escolas ficavam fechadas, os escravos eram soltos e as pessoas saíam às ruas para dançar. Carros (chamados de “carrum navalis” por serem semelhantes aos navios) levavam homens e mulheres nus em desfile. Muitos dizem que pode ter sido daí a expressão “carnavale”.
2º. A Igreja Católica se opunha a estes festejos pagãos, mas, em 590, decidiu reconhecê-los. Exigiu, porém, que o dia seguinte (Quarta-Feira de Cinzas) fosse dedicado à expiação dos pecados e ao arrependimento.
3º. De lá para cá, o Carnaval foi mudando aos poucos de cara. Na Idade Média, incluía sátiras aos poderosos. Os foliões se protegiam de possíveis retaliações com a desculpa de que a festa os deixava loucos (“folia”, em francês, significa loucura).
4º. No Brasil o início da festa é conhecido como “grito de carnaval”. Antigamente os clubes promoviam festas pré-carnavalescas com este nome. Nessas festas as pessoas iam fantasiadas e cantavam e dançavam ao som de marchinhas de Carnaval.
5º. A data em que se comemora o Carnaval é definida com base na Páscoa. A Quarta-Feira de Cinzas sempre cai 46 dias antes do domingo da festividade, que é a soma dos 40 dias que antecedem o Domingo de Ramos com os 6 dias da Semana Santa.
6º. Em 1855 houve aquele que foi considerado o primeiro desfile de Carnaval. Uma comissão de intelectuais formou um bloco chamado “Congresso das Sumidades Carnavalescas”. Os participantes foram até o palácio de São Cristóvão pedir para que a família real assistisse ao desfile. Dom Pedro II aceitou o convite. A polícia do Rio de Janeiro autorizou o desfile de blocos pelas ruas em 1889.
7º. Foi na Rua Visconde de Itaúna, próximo a Praça Onze, que nasceu o samba. Uma roda de amigos improvisava versos na casa de uma das moradoras do morro, a tia Ciata (Hilária Batista de Almeida). Em 6 de agosto de 1916, o grupo criou a música O Roceiro, que caiu no gosto do povo. Depois de repetida em outras noites, sempre com muito sucesso, Donga, um dos participantes, resolveu registrar a canção em seu nome, com o título de Pelo telefone. Quando ela foi gravada, em 1917, os outros integrantes do grupo – Germano Lopes da Silva, Hilário Jovino Ferreira, João da Mata, Sinhô e tia Ciata – reivindicaram direitos pela composição. Donga contestou essa versão.
8º. O nome do ritmo é de uma língua africana chamada banto, falada em Angola. Há duas versões para sua origem: ou ela deriva do termo samba (bater umbigo com umbigo), ou é uma junção de sam (pagar) e de ba (receber). Nas antigas rodas de escravos se praticava a umbigada, dança em que dois participantes davam bordoadas um no baixo-ventre do outro.
9º. O Carnaval brasileiro é descendente do “entrudo” português. O dicionário diz que entrudar significa molhar com água, empoar de goma ou talcos, fazer peça. E a farra era esta mesmo. No século 17, os foliões se armavam de baldes e latas cheias de água. E todos acabavam molhados. Até Dom Pedro II se divertia jogando água nos nobres. Acontecia aqui antes do início da Quaresma e durava três dias, do domingo até a terça-feira gorda.
10º. Com o passar dos anos, a brincadeira foi ficando mais agressiva. Água suja, farinha e talco lambuzavam as roupas dos brincalhões. Limões, laranjas e ovos eram atirados em quem estivesse na rua. Logo surgiu uma lei proibindo o entrudo. Em 1854, um chefe de polícia do Rio de Janeiro (RJ) determinou que a partir daquela data o entrudo tinha de “ser seco para não estragar as roupas mais custosas e cuidadas e não provocar desordens e confusão”. O entrudo à seco se transformou no Carnaval.
Fonte: O Guia dos Curiosos

Agora basta escolher a melhor curiosidade e sair para a folia com segurança e alegria!
Bom Carnaval a tod@s!

6 de fevereiro de 2013

Liberada a correção da redação do Enem 2012

      Saudações, turma que acompanha o blog Diário Virtual de Leitura!

     Conforme previa o Edital do Enem  referente ao ano de 2012, o Inep  liberou hoje, o acesso ao espelho da correção da redação para todos os candidatos que prestaram o exame no ano passado.
      Para visualizar a correção de sua redação o candidato deverá seguir o passo a passo abaixo.
1- Acessar a página do Inep (http://sistemasenem2.inep.gov.br/resultadosenem/);
2- Entrar no sistema preenchendo os campos em branco com número de CPF ou inscrição, além da senha cadastrada no Enem 2012;
3- Caso tenha esquecido sua senha, o estudante pode recuperá-la clicando no link “Recuperar senha”.
Importante esclarecer que tais correções terão apenas finalidade pedagógica, isto é, não serão passíveis de recurso ou ação judicial.

Acompanhe seu desempenho siga o calendário do Enem.

1 de fevereiro de 2013

Carros versus bicicletas

     Saudações esportivas, turma que acompanha o blog Diário Virtual de Leitura!
    As férias estão acabando e ainda dá tempo de aproveitar a folga praticando um esporte agradável e acima de tudo saudável: o ciclismo ou simplesmente a pedalada. De forma democrática, acessível e consciente o uso da bicicleta nos últimos anos vem sendo icentivado devido o grande crescimento das frotas de carros e motos nos centros urbanos.
    No you tube encontramos este vídeo produzido pela agência Salve como forma de manifesto pró-bike. O texto é baseado no poema "Não te amo mais" atribuído a Clarice Lispector.

fonte: http://www.youtube.com/watch?v=uZDmd31bo5g

      Leia o texto-base que inspirou a produção do vídeo:

Estarei  mentindo  dizendo que
Ainda te quero como sempre quis
Tenho certeza que
Nada foi em vão,
Sinto dentro de mim que
Você não significa nada,
Não poderia dizer nunca que
Alimento um grande amor
Sinto cada vez mais que
Já te esqueci !
E jamais usarei a frase
Eu Te Amo !
Sinto, mas tenho que dizer a verdade
É tarde demais...
(  Agora leia  de baixo pra cima)
    
    E, você o que acha do posicionamento adotado pelo produtor do vídeo? O uso consciente dos meios de transportes é viável? Posicione-se deixando sua opinião em forma de comentário.

Seguidores