29 de novembro de 2012

SENACEM

Saudações acadêmicas, turma que segue o blog Diário Virtual de Leitura!
      A postagem de hoje registra  a participação dos alunos da EEEP Elsa Maria Porto Costa Lima no II Senacem- Seminário Nacional Ensino Médio na Uern em Mossoró que ocorre nos dias 28, 29 e 30 de novembro de 2012.
      Os trabalhos aprovados foram: A utlização do extrato aquoso do nim como inseticida e carrapaticida natural de Joelma Lima e Karin Oliveira sob a orientação da professora Edna Maria Oliveira e O leitor em tempos de internet de Jemima Silvestre, Lucia Barreto e Marília Costa - professoras da EEEP de Aracati e Beni Carvalho- que relata a experiência com a monitoria do Projeto Diário Virtual de Leitura com os alunos Herick Breno Silva e Erlen Kaline Ávila.
       Mais informações no site do evento http://propeg.uern.br/senacem/default.asp?item=senacem-inicial.
Conferência de abertura: Profissão docente no Ensino Médio: currículo e novas tecnologias
Data e horário: 28
Local: Auditório do Hotel Villa Oeste.
Conferencistas: Profª Dra. Marta Maria Castanho Almeida Pernambuco (UFRN) – Profª
Dra. Rozana Gomes de Abreu (UFRJ) – Profª Dra. Sandra Regina Oliveira Garcia (Ensino
Médio - MEC) - Prof. Dr. Pedro Fernandes Ribeiro (PROPEG - UERN)


Linguagens e tecnologias noEnsino Médio: múltiplas tarefas, múltiplos encontros.
Data e horário: 29 de nov. -07h30min.
Local: Auditório da FAFIC – UERN.
Conferencistas: Profª Dra. Maria da Conceição Silva Soares (UERJ) - Profa. Dra. Araceli Sobreira Benevides (UERN) - Prof. Dr. Gilton Sampaio de Souza (PPGL CAMEAM - UERN) - Profa. Dra . Hostina Maria Ferreira do Nascimento (UERN)
Participação dos monitores dos projetos apresentados:
Joelma Lima e Karin Oliveira Herick Breno Silva e Erlen Kaline Ávila.
 Professoras participantes
Marília Costa
Jemima Silvestre
Edna Oliveira

27 de novembro de 2012

Nossas conquistas

       Saudações comemorativas, a tod@s que acompanham o blog Diário Virtual de Leitura!


    É com imensa honra e satisfação que parabenizamos os alunos da EEEP Elsa Maria Porto Costa Lima pelo êxito alcançado nas aprovações em vestibulares já realizados.

25 de novembro de 2012

O que devemos fazer em nossas vidas?

      Saudações filosóficas, turminha que acompanha o blog Diário Virtual de Leitura!
     Esta semana foi marcada por vários fatos de repercurssão nacional como o julgamento do ex-goleiro Bruno, no caso de Eliza Samudio e a polêmica capa da revista Veja, que publicava a venda da virgindade da jovem  catarinense Ingrid Migliorini, de 20 anos e provocou desprezo, censura e indignação. Leia mais clicando aqui.
     Por isso para começar esta última semana de novembro, achamos oportuno  publicar um texto de autoria de Ariane Marques, aluna do 2º ano do curso de Enfermagem da EEEP de Aracati, que foi fruto das discussões da aula de Filosofia com a professora Lúcia Helena tendo como base o texto O dever no pensamento de Kant: uma reflexão sobre o que se deve fazer de Fábio Avelar Salmen.
     O texto com título questionador e bem sugestivo instiga-nos a pensar sobre os dois fatos mais discutidos na última semana em nosso país e suscita velhas discussões como: compra de voto, venda de órgãoes e pessoas, moral e ética.
    Leiamos o texto a seguir e registremos nossa visão a respeito do assunto.

O que devemos fazer em nossas vidas?
 Abordagem Kantiniana

http://vivereumaconquista777.blogspot.com.br

O texto O dever no pensamento de Kant: uma reflexão sobre o que se deve fazer de Fábio Avelar Salmen se desenvolve basicamente a partir do pensamento de Immanuel Kant que destaca o seguinte questionamento: o que devemos fazer em nossa vida?
Sendo assim, o pensamento é relacionado à moral de cada indivíduo, legitimado e fundamentado na moralidade.
Segundo Kant, a moral é um fator da realidade humana. Os homens praticam a moral não como uma mera circunstância histórica ou cultural, mas por uma necessidade interna. A moral não se impõe como uma força psicológica, mas a própria estrutura, uma força interna do bom agir, como o próprio autor do texto usa ainda a expressão “boa vontade”.
O texto ainda expressa bem o pensamento de Kant, que expõe a moral como aquilo “moralmente correto ou incorreto do ponto de vista prática e dependente da razão”.
Ariane Marques
Enfermagem 2°ano


Se você quer saber mais sobre Immanuel Kant clique aqui

22 de novembro de 2012

Novos parceiros

      Olá, turma que segue o blog Diário Virtual de Leitura!
      É com muito prazer que a postagem de hoje registra a parceria de mais um amante das letras. Estamos falando de Gustavo Lacombe, e nada melhor do que ele mesmo se apresentar para  o blog:

                     "Meu nome é Gustavo Lacombe, sou carioca e tenho 22 anos. Ando numa fase meio perdida da vida, sem saber que caminho seguir, mas a escrita é uma das coisas que mais tenho me dedicado ultimamente. Fico feliz quando alguém me elogia e gostaria de receber muito mais críticas construtivas, mas acredito estar no caminho certo. Curso Jornalismo na UFRJ e falta um ano para me formar. Gosto de tocar violão, escrever e sair, como um jovem normal. Acho que é isso! =] "

      Descobrimos o Gustavo nas páginas do facebook através da indiação de uma de nossas seguidoras. Você pode conhecê-lo melhor acessando a página dele no face intitulada: Texto, ideias e poesias  além, é claro, de sempre comentar suas produções que a partir de hoje sepre serão divulgadas também aqui no blog. 
     Escolhemos para a estreia de Lacombe o seguinte texto e imagem:
  
https://www.facebook.com/pages/Gustavo-Lacombe-Textos-ideias-e-poesias
    Se você já conhecia as produções de Gustavo ou não, deixe seu comentário e perceba que nas redes sociais há também espaço para textos inteligentes, ideias surpreendentes e poesias magníficas.

 

20 de novembro de 2012

https://www.google.com.br
     Consciência a tod@s que acompanham o blog Diário Virtual de Leitura!
    Hoje a postagem registra a data de 20 de novembro: Dia da Consciência Negra. A data foi escolhida, pois neste mesmo dia, no ano de 1695, morreu Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares.

   Zumbi representa a luta do negro contra a escravidão, no período do Brasil Colonial. Os quilombos representavam uma resistência ao sistema escravista e também um forma coletiva de manutenção da cultura africana no Brasil. Zumbi morreu em combate, defendendo seu povo e sua comunidade.
   No Brasil apenas 800 cidades instiuiram o dia como feriado, resta a sociedade brasileira também refletir a importância da data e fazê-la ser lembrada em todo território nacional.
   Se você quer saber mais sobre a data ou assistir ao vídeo em homenagem a este dia, acesse aqui.

18 de novembro de 2012

"Liberdade para dentro da cabeça..."

      Saudações musicais e poéticas, turminha que acompanha o blog Diário Virtual de Leitura!
      Você já ouviu a música Liberdade pra dentro da cabeça do grupo Natiruts? Estava este fim de semana ouvindo-a e deparei-me com esta imagem na net que reflete muito bem mensagem da música. 
     Desta forma, lanço um desafio a nossos seguidores: decifrar a poesia da imagem abaixo e sentir a liberdade dentro da cabeça.
https://www.google.com.br      
     Se você não conhece a música não esquente a cabeça! Acesse o clipe oficial da banda aqui.
    Não esqueça de registar em seu comentário o texto que você desvendou nos cabelos da linda mulher. Você poder seguir a ordem que quiser: da direita para a esquerda ou vice-versa. O importante é dar liberdade a sua cabeça. 
     Divirta-se!

16 de novembro de 2012

Literatura: o pão de espírito para o mundo

      Saudações literárias, turminha que acompanha o blog Diário Virtual de Leitura!
      A postagem de hoje é uma indicação maravilhosa para este feriado prolongado: a X Bienal Internacional do Livro do Ceará, que acontece de 08 a 18 de novembro no centro de Eventos do Ceará em Fortaleza.
      Este ano os grandes homenageados são os poetas e escritores que formaram aqui no Ceará a Padaria Espiritual e tinham como ideia central  despertar no povo o gosto pela literatura, que andava um pouco esquecida na terra de José de Alencar.
   São mais de 500 atrações neste espaço moderno e acolhedor repleto de história, cultura e muita literatura. Se você já foi registre aqui sua visita a Bienal, se não acesse o site oficial do evento http://www.bienaldolivro.ce.gov.br/ e programe-se ainda há tempo. 
   Boa leitura a tod@s !

14 de novembro de 2012

Dia Mundial do Diabetes

      Salve, salve, turma que acompanha e interage no blog Diário Virtual de Leitura!
     A postagem de hoje registra uma data muito importante para a população do planeta: o Dia Mundial do Diabetes.
    O símbolo global do diabetes é o círculo azul, que você pode visualizar acima desta postagem e foi criado como parte da campanha mundial de conscientização “Unidos pelo Diabetes”,  adotado em 2007. O círculo simboliza a vida e a saúde, e o azul reflete o céu que une todas as nações. A junção do círculo com a cor azul significa a unidade da comunidade global em resposta à epidemia do diabetes e funciona como um estímulo para a união da luta de controle da doença em todas as nações.
   Os dados estatísticos sobre a doença são assustadores. Sóa para você ter uma ideia o diabetes já afeta cerca de 246 milhões de pessoas em todo o mundo. A estimativa é de que, até 2025, esse número aumente para 380 milhões. No Brasil, a ocorrência média de diabetes na população adulta (acima de 18 anos) é de 5,2%, o que representa 6.399.187 de pessoas, segundo o site portal saúde.
     Vale lembrar que não há distinção para a doença. Crianças, jovens, adultos e idosos das mais variadas raças e classes socias podem apresentar sintomas do diabetes. Pensando nisso, a seguir postamos o vídeo da campanha 2012 do Dia Mundial de Diabetes estrelado pela vocalista e diabética Paula Toller do grupo Kid Abelha para que reflitamos que não há fronteiras para a epidemia da diabetes, mas com informação e mudança de hábitos saudáveis o controle da doença, ou até mesmo o convívio, pode ser realizado.

Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=4Q1zShMhFjM

12 de novembro de 2012

As pessoas são dons



        Saudações, turma que acompanha o blog Diário Virtual de Leitura!
       A postagem de hoje é uma indicação das professoras Edna Maria e Marília Costa para os alunos da EEEP Elsa Maria que realizarão a avaliação do Spaece na próxima semana.
      A reflexão intitulada As pessoas são dons, infelizmente sem autoria, apresenta questionamentos extremamente importantes e fundamentais para que possamos entender o eu e o outro em nossas vidas.
     Após a leitura, procure responder os questionamentos em destaque pelo texto e eleja entre as pessoas de seu convívio àquelas que são dons em sua vida.


PESSOAS SÃO DONS
Pessoas são dons que Deus nos manda  embrulhadas...
Umas são presentes que vêm num bonito embrulho  atraente...
Estas chamam atenção pela beleza e aparência.
Outras vêm em embrulhos comuns.
Umas ficam machucadas no correio.
De vez em quando chega uma registrada.
Umas são presentes que vêm em embrulhos fáceis...
Outras, são difíceis de tirar a embalagem.
Porém... a embalagem também é presente.
Às vezes o presente não é fácil de abrir.
Precisa-se de ajuda de outras pessoas para não 
haver o engano de jogar  fora   o presente.
Você é uma pessoa, por conseguinte, um presente.
Um presente a você antes de tudo...
Deus deu-o a você mesmo.
Você já olhou para dentro de si mesmo ?
Já penetrou sua embalagem ?
Gostou do presente que você é.. 
ou talvez nunca tenha aceitado o presente que você é.
Será que Deus faz coisas que não são maravilhosas ?
Você já percebeu o Presente maravilhoso que você  é ?
Cada encontro de pessoas é uma troca de  presentes.
Somos dons de Deus uns para os outros...
Dons recebidos e dons dados.
Pessoa é presente: e marca presença pela vida, 
pelo sorriso, pela palavra, pelo gesto simples, pela ação e pelo ser.
Conviver... É ser Presente de Alegria... de Vida... de AMOR !
 Autor Desconhecido
Fonte do texto e da imagem: http://www.velhosabio.com.br/momentodereflexao/129/Pessoas+sao+presentes.html

7 de novembro de 2012

Lá vem o Calvin

      Olá, turma que acompanha o blog Diário Virtual de Leitura!
    Mais uma vez postamos uma tirinha de Calvin e seu fiel amigo e companheiro Haroldo em uma  de suas aventuras super engraçadas e intrigantes.
     Leia a seguir:
http://sacizento.bol.uol.com.br
    Como todos já sabemos, Calvin é um garoto de seis anos de idade cheio de personalidade, que tem como companheiro um tigre sábio, que para ele está tão vivo como um amigo verdadeiro, mas para os outros não é mais que um tigre de pelúcia. 
    De acordo com algumas visões, as fantasias mirabolantes de Calvin constituem frequentemente uma fuga à cruel realidade do mundo moderno para a personagem e uma oportunidade de explorar a natureza humana para Bill Watterson.
    Relacionando estas informações a tirinha que aspecto da natureza humana é destacado no texto acima. Reflita bem e deixe seu comentário a respeito.

Outubro Rosa: apoiamos essa campanha!

         Saudações turma, que acompanha o blog Diário Virtual de Leitura !          Mais um mês se inicia e com ele a esperança de que...