30 de outubro de 2012

A hora do Enem se aproxima

      Saudações motivacionais, turminha que se conecta com o blog Diário Virtual de Leitura e se prepara para mais uma edição do Exame Nacional do Ensino Médio, ENEM!
     O blog tem acompanhado todo o processo de inscrição e preparação para o ENEM 2012, no entanto, diante da aproximação do dia da prova é recomendado que a rotina de estudos seja mais leve e o candidato concentre-se em fortalecer seu emocional e relaxe dias antes da prova.
    Também acreditando nessas recomendações, nos próximos dias postaremos vídeos e textos, além de dicas para que os alunos da EEEP de Aracati sintam-se relaxados e confiantes para a maratona de provas do exame nacional que realizar-se-á no próximo fim de semana.
    Para iniciar esta preparação, postamos o seguinte vídeo que por si só reflete o pensamento da equipe que faz o blog Diário Virtual de Leitura.

 
Fonte: http://www.youtube.com


28 de outubro de 2012

Dia Nacional da Juventude

http://www.pnscbenfica.com
     Olá, turma que acompanha e se informa no blog Diário Virtual de Leitura!
     Hoje, a postagem destaca uma data talvez desconhecida por alguns: o Dia Nacional da Juventude
   O Dia Nacional da Juventude (DNJ) surgiu em 1985, durante o Ano Internacional da Juventude, promovido pela Organização das Nações Unidas. Estava evidente que a juventude precisava mobilizar-se e construir espaços de participação, para pensar e repensar uma nova sociedade.
    Todos os anos organiza-se um dia de festa da juventude, sempre com um tema importante a ser debatido e trabalhado com grupos.
   O período de existência do DNJ tem sido um tempo de discussões férteis entre os grupos de todo o Brasil, na intenção de promover o protagonismo juvenil, defender a vida da juventude, anunciar sinais de vida e denunciar sinais de morte. (fonte: http://www.mundojovem.com.br) 
    Por isso, o blog Diário Virtual de Leitura quer saber de seu seguidores: que ações ultimamente a juventude brasileira tem realizado para contribuir as discussões atuais e promover o protagonismo juvenil?

27 de outubro de 2012

Você sabe o valor de uma verdadeira amizade?

     Salve, salve, turminha que acompanha o blog Diário Virtual de Leitura!
    A postagem de hoje foi uma indicação de  um dos nossos seguidores, Manuel Lima. A autoria do texto é desconhecida e ele aparece sob variados títulos na internet, mas o que realmente se deve considerar é a importância da mensagem do texto logo a seguir. 
    Ah! Se você identificar a autoria do texto, fique a vontade para registrar e não esqueça de comentá-lo também.

http://minilua.com/o-valor-de-uma-amizade-verdadeira/  
 O poder de mudar

Um dia, quando eu era calouro na escola, vi um garoto de minha sala caminhando para casa depois da aula. Seu nome era Kyle. Parecia que ele estava carregando todos os seus livros. Eu pensei:
- Por que alguém iria levar para casa todos os seus livros numa 
sexta-feira? Ele deve ser mesmo um c.d.f!
O meu final de semana estava planejado (festas e um jogo de futebol com meus amigos Sábado à tarde), então dei de ombros e segui o meu caminho.
Conforme ia caminhando, vi um grupo de garotos correndo em direção a Kyle. Eles o atropelaram, arrancando todos os livros de seus braços,  empurrando-o de forma que ele caiu no chão.
Seus óculos voaram e eu os vi aterrissarem na grama há alguns 
metros de onde ele estava. Kyle ergueu o rosto e eu vi uma terrível tristeza em seus olhos.
Meu coração penalizou-se! Corri até o colega, enquanto ele  engatinhava procurando por seus óculos.
Pude ver uma lágrima em seus olhos. Enquanto eu lhe entregava os óculos, disse:    
    - Aqueles caras são uns idiotas! Eles realmente deviam arrumar uma vida própria.
Kyle olhou-me nos olhos e disse:
- Hei, obrigado! 
Havia um grande sorriso em sua face. Era um daqueles sorrisos que realmente mostram gratidão. Eu o ajudei a apanhar seus livros e perguntei onde ele morava. Por coincidência ele morava perto da minha casa, mas não havíamos nos visto antes, porque ele frequentava uma escola particular. 
Conversamos por todo o caminho de volta para casa e eu carreguei seus livros. Ele se revelou um garoto bem legal. Perguntei se ele queria jogar futebol no sábado comigo e meus 
amigos. Ele disse que sim. Ficamos juntos por todo o final de semana e quanto mais eu conhecia Kyle, mais gostava dele.
Meus amigos pensavam da mesma forma. Chegou a segunda-feira e lá estava o Kyle com aquela quantidade imensa de livros outra vez! Eu o parei e disse: 
- Diabos, rapaz, você vai ficar realmente musculoso carregando essa pilha de livros assim todos os dias! Ele simplesmente riu e me entregou metade dos livros.
Nos quatro anos seguintes, Kyle e eu nos tornamos mais amigos, mais unidos. Quando estávamos nos formando começamos a pensar em Faculdade. Kyle decidiu ir para Georgetown e eu para a Duke. Eu sabia que  seríamos sempre amigos, que a distância nunca seria problema. Ele seria médico e eu ia tentar uma bolsa escolar no time de futebol. Kyle era o orador oficial de nossa turma. Eu o provocava o tempo todo sobre ele ser um c.d.f. 
Ele teve que preparar um discurso de formatura e eu estava super contente por não ser eu quem deveria subir no palanque e discursar. No dia da Formatura Kyle estava ótimo. 
Era um daqueles caras que realmente se encontram durante a escola.  Estava mais encorpado e realmente tinha uma boa aparência, mesmo usando óculos. Ele saía com mais garotas do que eu e todas as meninas o adoravam! Às vezes eu até ficava com inveja.
Hoje era um daqueles dias. Eu podia ver o quanto ele estava nervoso sobre o discurso. Então, dei-lhe um tapinha nas costas e disse:
- Ei, garotão, você vai se sair bem!' 
Ele olhou para mim com aquele olhar de gratidão, sorriu e disse:
-Valeu! 
Quando ele subiu no oratório, limpou a garganta e começou o discurso: 
- A Formatura é uma época para agradecermos àqueles que nos ajudaram durante estes anos duros. Seus pais, professores, irmãos, talvez até um treinador, mas principalmente aos seus amigos.  Eu estou aqui para lhes dizer que ser um amigo para alguém, é o melhor presente que você pode lhes dar. Vou contar-lhes uma história:
- Eu olhei para o meu amigo sem conseguir acreditar enquanto ele 
contava a história sobre o primeiro dia em que nos conhecemos. Ele havia planejado se matar naquele final de semana! Contou a todos como havia esvaziado seu armário na escola, para que sua mãe não tivesse que fazer isso depois que ele morresse e estava levando todas as suas coisas para casa. Ele olhou diretamente nos meus olhos e deu um pequeno sorriso. 
- Felizmente, meu amigo me salvou de fazer algo inominável!' Eu 
observava o nó na garganta de todos na plateia enquanto aquele rapaz popular e bonito contava a todos sobre aquele seu momento de fraqueza. Vi sua mãe e seu pai olhando para mim e sorrindo com a mesma  gratidão.  Até aquele momento eu jamais havia me dado conta da profundidade do sorriso que ele me deu naquele dia.
Nunca subestime o poder de suas ações. Com um pequeno gesto você pode mudar a vida de uma pessoa. Para melhor ou para pior. 
Deus nos coloca na vida dos outros para que tenhamos um impacto, uns sobre os outros de alguma forma.
PROCURE O BEM NOS OUTROS! 

26 de outubro de 2012

Resultado da Feira de Ciências da EEEP de Aracati - seleção interna

     Eureka, novamente turma que acompanha o blog Diário Virtual de Leitura!
http://emef-madalena.blogspot.com.br/p/trabalhos-de-alunos_26.html
    A postagem de hoje registra o resultado da seleção interna dos projetos que concorrerão a Feira de Ciências da 10ª Crede no ano de 2012.
   Desde já parabenizamos a tod@s os alunos e professores orientadores pelos excelentes projetos desenvolvidos no decorrer do ano letivo. Pra os selecionados o trabalho continua agora para avançar a seleção municiapl e para os demais fica a responsabilidade de dar continuidade aos projetos já iniciados.

LISTA DE PROJETOS E PONTUAÇÃO

ÁREA 01: LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS
1º lugar: Diário Virtual de Leitura – 194 pontos
2º lugar: Conectados na 3ª idade – 154 pontos
3º lugar: Rádio Dialogando – 134 pontos

ÁREA 02: CIÊNCIAS DA NATUREZA, MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS
1º lugar: Nim Shower – 194 pontos
2º lugar: Kit de Jogos Químicos – 184 pontos
3º lugar: Captação de CO2: Aplicação no crescimento das plantas

ÁREA 03: CIÊNCIAS AMBIENTAIS
1º lugar: Tratamento de sarnas com a folha do melão Caetano em cães e gatos – 191 pontos
2º lugar: Bicho do Mato – 163 pontos
3º lugar: Farmácia Viva – 159 pontos

ÁREA 04: CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS
1º lugar: Restauração e higienização de livros – 177 pontos
2º lugar: Amor ao verde – 145 pontos

ÁREA 05: ROBÓTICA EDUCACIONAL
1º LUGAR: Profissional Action -  181 pontos
2º lugar: Gerador Marítimo – 176 pontos

25 de outubro de 2012

Aracati: 170 anos de histórias e brisas

Dia 25 de outubro: aniversário da cidade de Aracati

http://tintaaoleo.wordpress.com/2008/05/01/aracati-terra-onde-o-vento-faz-a-curva/
          Saudações a todos os aracatienses, que acompanham o blog Diário Virtual de Leitura!
       Hoje, é uma data muito especial para a cidade de Aracai, que comemora 170 anos de histórias e brisas. Não podíamos deixar em branco a data porque como o próprio hino do município retrata:
Aracati, cheio de glória
Brilha o teu nome varonil
Nas áureas páginas da história
Do Ceará e do Brasil
      Para quem não sabe Aracati é um município cearense  conhecido nacional e internacionalmente pela Praia de Canoa Quebrada, considerada a 5ª praia mais conhecida do mundo. Teve o núcleo urbano sede do município tombado em 2000 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional como patrimônio Nacional. É a terra do romancista Adolfo Caminha e do abolicionista Dragão do Mar. 
   Destacamos a tela em óleo do artista plástico Cláudio Dickson que retrata os casarões da popularmente conhecida Rua Grande de Aracati como uma singela homenagem do blog que quer saber de seus seguidores:  que lugar, hábitos, pessoas, costumes, enfim, belezas naturais ou arquitetônicas você destaca da cidade que faz festa hoje?
 

23 de outubro de 2012

Há ciência em sua vida?

    Eureka, a todos que acompanham o blog Diário Virtual de Leitura!

    A postagem de hoje traz um questionamento bem intrigante: O que é ciência? 
   Durante boa parte de nossas vidas pensamos ou fazendo ciência, seja através do convívio com nossa família ou na escola.
   Pensando nisso e observando os projetos da seleção interna da Feira de Ciências da EEEP Elsa Mª P. C. Lima, descreva em seu comentário a resposta do questionamento inicial e destaque os projetos que mais lhe chamaram a atenção.

21 de outubro de 2012

As férias de Savana

     Olá, turminha que acompanhao o blog Diário Virtual de Leitura e adora aventuras!
    A postagem de hoje fica por conta de nossa colaboradora Mariza Batista, aluna do 2º ano do Curso de Informática da EEE Elsa Mª. P. C. Lima.
   O texto narra as aventuras de Savana, personagem que foge o padrão esperado de protagonista das narrativas de ação e aventura.  Além disso, a produção também relaciona a trama de outra obra da literatura mundial A volta ao mundo em 80 dias. Pra saber mais sobre esta obra acesse: http://pt.wikipedia.org/wiki/A_Volta_ao_Mundo_em_80_Dias
    Então, leiamos esta produção repleta de intertextualidade a aventura, além é claro, da marca registrada de Mariza, muito humor.


http://mapa-mundi.com/aereasemilhas/volta+ao+mundo/215/


As férias de Savana

Em um bosque lá vivia uma família, a família de Savana. Savana era muito sonhadora, seus pais trabalhavam no rebanho longe do bosque.
Sua mãe, Jane, sai para trabalhar ainda madrugada junto com seu pai, Jorge. Usavam uma carroça velha até a fazenda Currais Novos.
Certa noite Savana teve um sonho muito estranho em um lugar muito, muito frio com abaixo de 0°c e pensou como seria? Uma geleira, um iceberg, muita neve, ventos forte? E voltou a dormir.
 Amanheceu e Savana foi procurar entender sobre o que tinha sonhado.
- Acho que vou à curandeira que mora na cidade daqui a duas léguas.
Savana segue sua viagem em sua nuvem voadora, chegando lá percebe que muitos também procuravam a sábia senhora e entra na fica já quilométrica o que a fez ficar 4h de espera. Após esta espera, escuta chamar seu nome:
- Senhorita Savana, ficha 101.
- Sim, estou aqui.
- Entre, por favor!
- Sente-se
Savana entrou, sentou-se contou o seu sonho.
- Pois bem, vou começar pelas cartas, vejo um problema: você não pode ir ao lugar tão, tão, tão distante e tão, tão tão frio. Mas aguarde um minutinho só que agora vou consultar os búzios.
Savana aguarda e “truco”, “truco”, “truco”, caíram na mesa os búzios repletos de flores pretas.
Após a consulta com a sábia senhora, Savana retorna ao seu lar e chegando em casa conta tudo para sua mãe. As duas pensavam como solucionar aquele mistério onírico, quando surgiu a ideia de ir consultar os astros com o senhor.
Savana sai correndo desesperada, sem freio a quase 120 km por hora para casa do senhor Herculano. Chegando lá foi a primeira a ser consultada.
- Entre, por favor! O que deseja?- atendeu o bom senhor.
- Eu tive um sonho que estava no topo do monte Everest, só que a curandeira disse que não posso ir até lá, por quê? – interroga Savana.
Neste momento, o senhor concentra-se e pede concentração.
- Vou consultar os astros. Aaduumm, aaaumm!
E de súbito levanta-se e diz:
- Já sei porque não pode ir. Você é uma cobra e não pode viajar logo para o Monte Everest.
- Savana chorou tanto que inundou toda a cidade.
- Não chore, tenho uma ideia!  Eu e meus donos do banco de Londres podemos lhe ajudar, promoveremos uma aposta muito louca que terá que dá a volta ao mundo em 80 dias
Neste momento, Savana enche- se de esperanças e responde de imediato:
- Tô dentro, muito obrigada!
Mas o velho sábio orienta a eufórica cobra.
- A aposta só começara quando você chegar em Londres na frente do banco do tio Patinhas, quando o relógio tocar meio-dia e de lá você pegará o primeiro trem da estação londrina para seguir viagem.
E em uma passe de mágica, Savana desaparece num simples tchau, teletransportada para Londres.
Nossa personagem já estava sentada no trem quando a locomotiva se desgovernou como o filme “O trem desgovernado” e daí entrou em ação como Rambo  com a força do Huck e pulou do trem. Neste momento, a cobra Savana segurou a locomotiva que foi arrastada durante duzentas léguas de distância.
 Depois de mais de duas horas de luta contra o trem, parou na Índia onde conheceu Michelângelo e Donatello do grupo de justiceiros chamados Tartaruga Ninja.
Agora Savana e seus novos amigos encontravam-se na mata.  Durante dois meses, uma semana e três dias seguiram viagem em cima de três elefantes roubados de parque florestal.
Já cansados da viagem se sem perspectivas de direção alguma se depararam com uma multidão de canibais que carregavam um cadáver e uma linda mulher amarrada em uma camisa de força.
Michelângelo ao ver os longos cabelos da moça ficou apaixonado e juntos planejaram um resgate infalível.
Esconderam-se em meio a mata virgem e no momento do planejamento estratégico, viram um corpo em chamas passar entre uma multidão de homens armados que atiravam tá, tá, tá.
Os justiceiros ninjas e a cobra Savana estavam em pleno conflito na Síria envolvidos entre balas perdidas e o sequestro da jornalista indiana, que reivindicava direitos de imprensa em seu país.
Os bandidos e sequestradores levaram todos até um barco ancorado no cais, que por ironia do destino se chamava Titanic.
A viagem marítima levou nossos heróis a São Francisco e  lá conheceram  Blad, o caçador de vampiros.
 Lutaram com os melhores vampiros de toda a galáxia, foi uma luta brutal capaz de durar dez dias, com direito a muita destruição e violência, sempre regados a pizza.
Após o fight, as tartarugas e a cobra pegaram um iate até o Japão onde encontraram os cavalheiros do zodíaco.
Neste momento da aventura, os heróis estavam descansando há três dias quando receberam o sinal de alerta geral. Era o furacão Catrina que levou todos até a China percorrendo o globo terrestre até Londres.
 Esperados com muita música e alegria na Casa Verde, os jovens aventureiros foram recebidos por cerca de trinta pessoas.
Todos pareciam felizes pelo regresso, mas a diversão na piscina ainda possibilitou um ato heroico da cobra Savana, que salva um cãozinho indefeso foram na piscina.
À noite, prontos para dormir, nossos heróis muito exaustos e ansiosos pelo regresso ao lar ainda se depararam com o criminoso mais famoso de todos os tempos, o banqueiro Carlinhos Cachoeira. Savana sem pensar, reage com muito reflexo e com um golpe de jiu-jitsu, mantem detido o meliante e num passe de mágica, nossa heroína retorna a sua casa completando assim a volta ao mundo em 80 dias fazendo muitas amizades e vivenciando muitas aventuras.

Mariza Batista, aluna do 2º ano do curso de Informática da EEEP Elsa Maria Porto Costa Lima.

Outubro Rosa: apoiamos essa campanha!

         Saudações turma, que acompanha o blog Diário Virtual de Leitura !          Mais um mês se inicia e com ele a esperança de que...