28 de abril de 2012

Dia do Trabalho.

       Olá pessoal!
      Feriado chegando e nós nos preparamos para uma série de programas divertidos, tais como, ir a praia, viajar com os amigos, andar de bicicleta, ficar horas na calçada ou na internet, curtir as novidades instantâneas do Face ou tudo isso junto.
       Mas você sabe o verdadeiro sentido desse feriado?
     Essa postagem deseja discutir com vocês o real sentido do Dia do Trabalho que é comemorado em 1º de maio no Brasil e em vários países do mundo dedicado a festas, manifestações, passeatas, exposições e eventos reivindicatórios. Essa data remonta o ano de 1886 na industrializada cidade de Chicago (Estados Unidos). No dia 1º de maio deste ano, milhares de trabalhadores foram às ruas reivindicar melhores condições de trabalho, entre elas, a redução da jornada de trabalho de treze para oito horas diárias. Neste mesmo dia ocorreu nos Estados Unidos uma grande greve geral dos trabalhadores. Dois dias após os acontecimentos, um conflito envolvendo policiais e trabalhadores provocou a morte de alguns manifestantes. Este fato gerou revolta nos trabalhadores, provocando outros enfrentamentos com policiais. No dia 4 de maio, num conflito de rua, manifestantes atiraram uma bomba nos policiais, provocando a morte de sete deles. Foi o estopim para que os policiais começassem a atirar no grupo de manifestantes. O resultado foi a morte de doze protestantes e dezenas de pessoas feridas. Foram dias marcantes na história da luta dos trabalhadores por melhores condições de trabalho. Para homenagear aqueles que morreram nos conflitos, a Segunda Internacional Socialista, ocorrida na capital francesa em 20 de junho de 1889, criou o Dia Mundial do Trabalho, que seria comemorado em 1º de maio de cada ano. Aqui no Brasil existem relatos de que a data é comemorada desde o ano de 1895. Porém, foi somente em setembro de 1925 que esta data tornou-se oficial, após a criação de um decreto do então presidente Artur Bernardes.

27 de abril de 2012

A semana de provas está chegando!

Olá pessoal! Semana de provas chegando e nós temos um teste para vocês descobrirem se estão se boicotando na hora de estudar.

Segue o teste desenvolvido com a consultoria do professor do Instituto de Psicologia da USP Lino de Macedo.

É com arte, é com música...

      Saudações literárias, turma que segue o blog Diário Virtual de Leitura!
     É com muito prazer que postamos o texto de Raquel Coe e Rebeca Porto, alunas do 2º ano do curso de Enfermagem. A produção foi fruto de uma atividade orientada pelo professor de Artes Emerson Gomes.
     Leiamos o texto, então:


É com a arte, é com a música que sinto o amor, a tristeza, a alegria, a emoção de viver.

      Às vezes fico imaginando quem sou?, como cheguei?, de onde vim?, para onde vou?Sinto-me sozinha, paro no tempo, olho para cima escuto sons, sentindo a brisa do mar circulando em meu corpo e um som de uma música que me faz refletir sobre o que eu já fiz da minha vida. Sem saber por que e de onde vem.
      Cada palavra, cada gesto, cada olhar, me sinto confusa sobre minha oriegem, sobre quem eu realmente sou, sobre qual o meu propósito de estar aqui, amando, sofrendo, sorrindo, chorando... Sentindo emoções enexplicáveis por alguém, por mim.
       Levanto-me e olho pela janela a linda paisagem do sol entrando no mar, o que me faz pegar o papel e querer desenhar da forma que eu o vejo. Logo me deparo com uma resposta que saiu de dentro de mim, meus olhos viram aquela imagem de uma forma diferente. Descubro-me!
Agora vejo como posso ver a vida de forma diferente, do meu jeito. Descobri com a arte que há dentro de mim, a emoção de viver, quero mostrar para as pessoas que foi com a arte, com a música, que senti o amor, a tristeza, a alegria, e principalmenter, a emoção de viver.

Texto: Raquel Coé  e Rebeca Porto.
       

22 de abril de 2012

Dia da Terra e Dia do Descobrimento do Brasil

     Alô, alô seguidores do blog Diário Virtual de Leitura!
    Dando sequência a este fim de semana de muitas datas comemorativas, hoje registra-se o Dia da Terra e do Descobrimento do Brasil, por isso nosso post leva-nos a uma profunda reflexão sobre nossas ações em relação ao nosso planeja e ao nosso país.
     O Dia da Terra foi criado pelo senador americano Gaylord Nelson, no dia 22 de Abril de 1970.Tem por finalidade criar uma consciência comum aos problemas da contaminação, conservação da biodiversidade e outras preocupações ambientais para proteger a Terra.
     O Dia da Terra refere-se à tomada de consciência dos recursos na naturais da Terra e seu manejo, à educação ambiental e à participação como cidadãos ambientalmente conscientes e responsáveis.Surgiu como um movimento universitário, o Dia da Terra converteu-se em um importante acontecimento educativo e informativo. Os grupos ecologistas utilizam-no como ocasião para avaliar os problemas do meio ambiente do planeta: a contaminação do ar, água e solos, a destruição de ecossistemas, centenas de milhares de plantas e espécies animais dizimadas, e o esgotamento de recursos não renováveis. Utiliza-se este dia também para insistir em soluções que permitam eliminar os efeitos negativos das atividades humanas. Estas soluções incluem a reciclagem de materiais manufaturados, preservação de recursos naturais como o petróleo e a energia, a proibição de utilizar produtos químicos danosos, o fim da destruição de habitats fundamentais como as florestas tropicais e a proteção de espécies ameaçadas. Por esta razão é o Dia da Terra. Este dia não é reconhecido pela ONU e também não é um feriado em nenhum país da Terra.
 

       No Dia da Terra todos estamos convidados a participar em atividades que promovam a saúde do nosso planeta, tanto a nível global como regional e local.
         "A Terra é nossa casa e a casa de todos os seres vivos. A Terra mesma está viva. Somos partes de um universo em evolução. Somos membros de uma comunidade de vida independente com uma magnífica diversidade de formas de vida e culturas. Sentimo-nos humildes ante a beleza da Terra e compartilhamos uma reverência pela vida e as fontes do nosso ser..."
         Agora reflita: o que você pode fazer no seu cotidiano para preservar o planeta? Registre aqui ações práticas e colabore na preservação do meio ambiente e na conscientização dos seus amigos e familiares.

21 de abril de 2012

DATAS IMPORTANTES

            Saudações comemorativas, galera que acompanha o blog Diário Virtual de Leitura!
         Hoje, dia 21 de abril, feriado nacional é marcado pelo Dia de Tiradentes, mas além desta data também se comemora o aniversário da capital  federal, Brasília. Inaugurada em 21 de abril de 1960, pelo então presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira, Brasília é a terceira capital do Brasil, após Salvador e Rio de Janeiro.
        A nossa postagem registra a face do inconfidente Joaquim José da Silva Xavier, chamado Tiradentes, e a homenagem do Google em imagem construída a partir dos desenhos de Oscar Niemeyer, arquiteto responsável pelo projeto do Distrito Federal.



20 de abril de 2012

A menina que tinha um sonho

        Saudações leitoras aos seguidores do blog Diário Virtual de Leitura!
       Nossa postagem de hoje traz uma narrativa intertextual  em que as personagens envolvidas na trama são conhecidas das histórias em quadrinho. 
       O texto da aluna Mariza do 2° ano do curso de Informática nos envolve de forma bem humorada apresentando linguagem simples acessível. 
       Logo após a leitura, deixe seu comentário registrando quais heróis ou personagens da ficção você mais gosta?


Tudo começou quando um de seus amigos lhe disse algo.
            — Você deve fazer o que gosta e não do que você não gosta.
A menina ficou pensativa durante muito tempo mais ou menos dois milênios e uma década até perceber o que estava fazendo.
—Não gosto de dançar, danço por obrigação e amor aos meus pais, porém adoro a disciplina de inglês, de espanhol, entre outros e também gosto de mexer em substâncias, elas me deixam fascinadas, sinto-me como feiticeira.
Neste momento, realmente ela percebeu de que gostava e daí para frente procurou vários meios de conseguir.
Ela viajou por inúmeros lugares tão fantásticos. Em um dos lugares a menina se deparou com um velhinho que se chama “Kami” aquele do filme Dragon Boll Z e com a senhora lendária a “Tsunade” do filme Naruto e os dois senhores ajudaram na sua escolha ensinaram tudo que sabiam até sobre os vampiros encontrados no filme “Crepúsculo”.
—Obrigada por tudo, “sayonara”. (Tchau).
Num passe de mágica, a menina desapareceu no Brilho das Estrelas de Cordel Encantado.
No meio do caminho, avistou uma aldeia e lá existiam várias pessoas pintadas e perguntou:
—Quem são vocês?O que fazem aqui?O que estão fazendo?
—Sou o cacique Tucumã e estamos fazendo um ritual indígena para trazer paz e alegria.
O cacique Tucumã ensinou como lidar com os perigos da natureza e ao redor da menina. De repente, ele profere algumas palavras e grita:
—Cai, cai - disse o cacique - e a menina desapareceu na fumaça do Saci-Pererê.
Finalmente, nossa protagonista chega ao destino final: um lugar coberto de magia e feitiçaria onde existiam os melhores mágicos e feiticeiros do mundo: Mister M, Gargamel (Os smurfs), Mestre dos Magos e por fim, o terrível Vingador, da Caverna dos Dragões.
Um século depois, todos os magos reunidos produziram a pedra filosofal e o elixir da vida. E como todo fim de narrativa, viveram felizes para sempre.

Texto produzido por Mariza Batista, aluna do 2º ano do curso de Informática da EEEP Elsa Maria Porto Costa Lima

17 de abril de 2012

19 de abril:Dia do Índio

Alô, alô cinéfilos de plantão!
 Aproveintando a proximidade do Dia do Índio, sugerimos que confiram o Filme Xingu, que conta a história  dos irmãos Orlando (Felipe Camargo), Cláudio (João Miguel) e Leonardo Villas Bôas (Caio Blat) que trocam o conforto da vida na cidade grande pela aventura de viver nas matas. Para isso, resolvem se alistar no programa de expansão na região do Brasil central, incentivado pelo governo. Com enorme poder de persuação e afinidade com os habitantes da floresta, os três se tornam referência nas relações com os povos indígenas, vivenciando incríveis experiências, entre elas a eterna conquista do Parque Nacional do Xingu.
 
 Para aguçar a sua curiosidade postamos hoje no Diário Virtual de Leitura o trailer oficial desta produção do cinema nacional.

16 de abril de 2012

Dança Aracati!

     Salve, salve galera do blog Diário Virtual de Leitura!
     Nossa postagem hoje tem sabor de vitória.  Isso mesmo! 
    Ontem, Aracati foi palco nacional de um importante quadro do Programa Domingão do Faustão: A dança da galera.
     A Dança da Galera estreou ontem com a grande vitória de Aracati! A competição mobilizou milhares de pessoas em Aracati-CE e Diamantina-MG! As cidades deram duro para fazer bonito com as coreografias no Faustão! O time de Aracati foi o primeiro a dar um show de dança. Ao som de “Pedras que cantam”, de Raimundo Fagner, 1.350 pessoas representaram os 69.159 habitantes da “terra dos bons ventos”.
Diamantina também fez bonito e emocionou os telespectadores com a trilha “Maria, Maria”, de Milton Nascimento e Fernando Brant. Mil e cem dos 46.000 habitantes da cidade de Juscelino Kubitschek estavam envolvidos.Depois que todo mundo curtiu as apresentações foi a vez do Brasil escolher a melhor. E a grande vencedora foi Aracati por 3 a 1. A cidade levou os R$ 100 mil do prêmio para o Ceará. Diamantina recebeu R$ 25 mil.(Fonte: http://tvg.globo.com/domingao-do-faustao)
    Parabéns a todos que de forma direta ou indireta contribuiram para a vitória da Terra dos Bons Ventos.
    Confira no vídeo abaixo a atuação aracatiense.



12 de abril de 2012

FELICITAÇÕES AOS FORMANDOS DA EEEP DE ARACATI - TURMAS 2011

Homenagem do blog Diário Virtual de Leitura aos primeiros formandos - turmas de 2011- da Escola de Educação Profissional Professora Elsa Maria Porto Costa Lima

10 de abril de 2012

PAPO SÉRIO

     Salve, salve, galerinha do Diário Virtual de Leitura!
    Este ano a população brasileira mais uma vez decidirá através do voto os seus representantes, por isso a postagemm de hoje inicia o debate sobre um tema recorrente na mídia e jornais de todo o país: CORRUPÇÂO. É possível combatê-la? Há quem não tenha se envolvido em atos corruptos? Há políticos honestos? Podemos generalizar?
    Estes são alguns questionamentos que o blog sugere para esta postagem. Analisem bem a charge a seguir e deixe seu recado, que pode ser um desabafo, um protesto, enfim registre suas ideias aqui.
http://paulgettynascimento.blogspot.com.br/2012/03/charge-politica.html

OBA!!!! VAMOS LEMBRAR DA INFÂNCIA?

       Olá turma animada que segue o blog Diário Virtual de Leitura!
       É com grande honra que postamos a bricadeira dos sete erros. Para quem não conhece é um passatempo curioso, colorido e divertido que vem atravessando os tempos divertindo várias gerações. Quem na infância não brincou de jogo da velha, varetas, álbum de figurinhas, bola de gude, entre outros passatempos?
     A tarefa de vocês é identificar os sete erros e também relembrar outras brincadeiras da infância para socializarmos nossas lembranças.
       Estão prontos? 
       Então, vamos aos sete erros!


6 de abril de 2012

Reflexão de Páscoa

O significado da Páscoa...
A Páscoa é uma festa cristã que celebra a ressurreição de Jesus Cristo. Depois de morrer na cruz, seu corpo foi colocado em um sepulcro, onde ali permaneceu, até sua ressurreição, quando seu espírito e seu corpo foram reunificados. É o dia santo mais importante da religião cristã, quando as pessoas vão às igrejas e participam de cerimônias religiosas.
Muitos costumes ligados ao período pascal originam-se dos festivais pagãos da primavera. Outros vêm da celebração do Pessach, ou Passover, a Páscoa judaica. É uma das mais importantes festas do calendário judaico, que é celebrada por 8 dias e comemora o êxodo dos israelitas do Egito durante o reinado do faraó Ramsés II, da escravidão para a liberdade. Um ritual de passagem, assim como a "passagem" de Cristo, da morte para a vida.
No português, como em muitas outras línguas, a palavra Páscoa origina-se do hebraico Pessach. Os espanhóis chamam a festa de Pascua, os italianos de Pasqua e os franceses de Pâques. Fonte:http://wwwusers.rdc.puc-rio.br/kids/test/kidcafe-esc/significado.html

Mensagem de reflexão do blog Diário Virtual de Leitura 
a todos os seus seguidores.
Feliz Páscoa!

4 de abril de 2012

Desperte um livro adormecido, se não funcionar, desperte pessoas!

           Olá, galerinha do blog Diário Virtual de Leitura!
           Preparados para o feriadão? 
        Pensando nisso, resolvemos postar este vídeo incrível e repleto de magia para suscitar em vocês o desejo de aproveitar o feriado prolongado em companhia do amigo livro.
        Aguardamos os comentários e sugestões de livros para a leitura durante este período.E fica a dica:          
            Desperte um livro adormecido, se não funcionar, desperte pessoas!

 fonte: http://www.youtube.com/?gl=BR&hl=pt


Outubro Rosa: apoiamos essa campanha!

         Saudações turma, que acompanha o blog Diário Virtual de Leitura !          Mais um mês se inicia e com ele a esperança de que...