História do 8 de março

Salve, salve, galera que acompanha o Diário Virtual de Leitura!

          Você sabia que no Dia 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos,  da cidade de Nova Iorque, fizeram uma grande greve? É verdade galera, e ainda ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, tais como, redução na carga diária de trabalho para dez horas (as fábricas exigiam 16 horas de trabalho diário), equiparação de salários com os homens (as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem, para executar o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho.
          A manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas, num ato totalmente desumano.Porém, somente no ano de 1910, durante uma conferência, ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o "Dia Internacional da Mulher", em homenagem as mulheres que morreram na fábrica em 1857. Mas somente no ano de 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas).
      Ao ser criada esta data, não se pretendia apenas comemorar. Na maioria dos países, realizam-se conferências, debates e reuniões cujo objetivo é discutir o papel da mulher na sociedade atual. O esforço é para tentar diminuir e, quem sabe um dia terminar, com o preconceito e a desvalorização da mulher. Mesmo com todos os avanços, elas ainda sofrem, em muitos locais, com salários baixos, violência masculina, jornada excessiva de trabalho e desvantagens na carreira profissional. Muito foi conquistado, mas muito ainda há para ser modificado nesta história.
        Pode-se dizer que o dia 24 de fevereiro de 1932 foi um marco na história da mulher brasileira. Nesta data foi instituído o voto feminino.  fonte: http://www.suapesquisa.com/dia_internacional_da_mulher.htm
        Aproveitando a oportunidade, registre em seu comentário o nome de uma mulher de destaque em sua vida.

Comentários

  1. Foi uma atitude muito cruel o que fizeram com essas mulheres, nada melhor do que reconhecer tal bravura implantando em suas homenagens o dia internacional da MULHER.
    Parabéns a todas as mulheres em especial nossas mães.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo porém elas nõ deveriam ser lembradas só por esse incidente e sim pelo o que elas representam.

      Excluir
  2. Parabéns ! as todas as mulheres da escola Profissional e do mundo todo pois é um dia muito especial para todas nós.Como na história relata foi um periodo muito dificil para essa mulher q lutou bastante pela sua imagem !
    Karen Freitas
    Informática II

    ResponderExcluir
  3. Mulher, não existe palavras que possam descrever sua grande importância na vida da população mundial não é fácil escrever um depoimento ou um comentário a respeito dessas grandes pessoas, pois são tantas qualidades que causa até confusão na mente.
    Afinal vocês mulheres nos encantam , nos dão atenção, confiança... E o que eu tenho a falar:
    OBRIGADO POR EXISTIR UM ABRAÇO A TODAS AS MULHERES DO MUNDO!!!!!

    ResponderExcluir
  4. Mesmo com tudo isso que aconteceu, infelizmente ainda existe muito preconceito em relação á mulher. Frequentemente se ver em noticias, violências contra tais, muitas são humilhadas por acharem que elas não são capazes. A MULHER é digna de toda admiração , e reconhecimento pela sua bravura e determinação. Pois mesmo que tenham passado por tantos absurdos continuam na luta por seus direitos.
    Parabéns Mulheres !!!

    ResponderExcluir
  5. Mulheres guerreiras essas, tenho orgulho de ser mulher! Pois sei que tenho um dom que homem algum pode ter que é gerar a vida. Muitas vezes me revolto quando vejo notícias na tv que alguma mulher foi vilentada ou morta, e fico a pensar que a pessoa que fez e faz isso foi gerado por uma mulher e que hoje é tão mal agradecido por esse geto de
    amor!

    ResponderExcluir
  6. Foi bem interessante ter postado a história do 8 de março, para ficarmos ligados e sabermos o porque do dia internacional da mulher, que nada mais foi do que um ato de bravura. VIVA as *MULHERES*! =)

    ResponderExcluir
  7. Parabéns a todas as mulheres: sejam elas brasileiras, estrangeiras, loiras, morenas...Enfim, parabéns a todas que lutaram pelos seus direitos e pela sua independência.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O CARNAVAL DE ONTEM E HOJE

Vamos travar a língua?

As tão sonhadas férias chegaram e...