12 de janeiro de 2017

Homenagem ao "pai da modernidade líquida"

      Saudações, turm@ que acompanha o blog Diário Virtual de Leitura!
     Nossa postagem de hoje é uma singela homenagem ao "pai da modernidade", o filósofo e sociólogo contemporâneo polonês Zygmunt Bauman, que faleceu no último dia 09 de janeiro.
     Bauman nasceu em 19 de novembro de 1925, em Poznan, na Polônia, Bauman serviu na Segunda Guerra Mundial e tem uma extensa biografia com reflexões sobre a sociedade e as mudanças do mundo atual. 
     Ficou mundialmente conhecido por sua principal teoria chamada 'modernidade líquida', que aborda  a "liquidez" das relações sociais na modernidade e pós-modernidade e abriu um vasto campo de estudos para diferentes áreas, como a filosofia, a cultura, o relacionamento humano. A teoria tem foco no individualismo e na efemeridade das relações - e até mesmo na revolução que as mídias digitais trouxeram para a sociedade moderna.
     Ativo, mesmo aos 91 anos, Bauman não parava de trabalhar em livros e teorias, sendo um dos maiores filósofos e sociólogos do fim do século 20 e início do século 21. Grande parte das suas obras foram traduzidas para o português e o seu último livro lançado no Brasil foi "A riqueza de poucos beneficia todos nós?".
    Nossa sincera homenagem ao filósofo e sociólogo Zygmunt Bauman que se foi, mas deixou uma imensa produção que ficará viva na nossa sociedade líquida. 



2 de janeiro de 2017

Qual a música?

      Saudações musicais, turm@ que acompanha o blog Diário Virtual de Leitura!
     Ainda no clima de início de ano, nossa postagem hoje traz uma retrospectiva diferente. Trata-se dos tops hits de 2016, seleção feita pelo grupo TriGo.
     A brincadeira proposta é muito simples: veja e escute o vídeo e elenque você também  sua lista de top hits e/ou nos comentários dê sua opinião sobre as músicas destacadas pelo grupo.
    Vamos lá? Aumente o som!!! 

Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=vUDnK8uyTjw

Outubro Rosa: apoiamos essa campanha!

         Saudações turma, que acompanha o blog Diário Virtual de Leitura !          Mais um mês se inicia e com ele a esperança de que...