Postagens

Mostrando postagens de Setembro, 2016

Questão de Pontuação

Imagem
Salve, salve, turm@ que interage com o blog Diário Virtual de Leitura!       A postagem de hoje faz uma relação com a nossa língua materna no que se refere aos sinais de pontuação. Quem não já se viu com dúvidas quanto ao uso desses sinais? Pois bem, mas o texto a seguir poema de João Cabral de Melo Neto ( para saber mais sobre o autor clique aqui) nos sugere uma relação de reflexão que vai muito além de saber utilizar a pontuação de nossa língua. Você pode pensar nas relações humanas, na vid@, enfim... Desta forma, leia a seguir o poema e deixe suas impressões sobre o eixo central do texto: a que ele se refere? Que reflexões possibilita?
Questão de pontuação —–
                                                       João Cabral de Melo Neto
—-
Todo mundo aceita que ao homem
cabe pontuar a própria vida:
que viva em ponto de exclamação
(dizem tem alma dionisíaca);
—–
viva em ponto de interrogação
(foi filosofia, ora é poesia);
viva equilibrando-se entre vírgulas
e sem pont…

A paz invandindo o nosso coração

Imagem
Saudações pacíficas, turm@ que acompanha o blog Diário Virtual de Leitura! Hoje comemoramos internacionalmente o Dia da Paz, você sabia? O dia foi declarado pela Onu em 30 de novembro de 1981 e em 2006, por ocasião do Dia Internacional da Paz, Kofi Annan afirmou: Há vinte e cinco anos, a Assembleia Geral [da ONU] proclamou o Dia Internacional da Paz como um dia de cessar-fogo e de não violência em todo o mundo. Desde então a ONU tem celebrado este dia, cuja finalidade não é apenas que as pessoas pensem na paz, mas sim que façam também algo a favor da paz. E para comemorar esse dia tão importante e com grande carga de significado na atualidade até mesmo a rede social Facebook liberou o botão do "amei" para que seus usuários pudessem esbanjar paz pela rede social a fora. Nosso espaço virtual aqui não tem botões ou coraçõezinhos esvoaçantes, mas tem o espaço mais democrático e disponível possível: os comentários. Então nós queremos saber: o que é preciso nos dias de h…

O que falta em nossa vid@s?

Imagem
Salve, salve, turm@ que interage no blog Diário Virtual de Leitura!       A pergunta que abre a nossa postagem de hoje é bem intrigante, não acham? Há muito a sociedade busca essa resposta e a talvez a resposta esteja bem perto do homem. E foi  pensando nisso que trouxemos hoje um texto que sucinta muitas reflexões, há tempos esta autora não dava o ar da graça aqui em nosso espaço virtual. Alguém arrisca dizer que é?        Bem, estamos falando de Lya Luft, escritora, tradutora, colunista mensal da revista Veja e professora brasileira aposentada da UFRGS e que por sinal faz aniversário hoje. Olha que maneira bacana de homenageá-la duplamente: pelo seu aniversário e pela intensidade do texto, escrito há um bom tempo, mas que atravessa os anos com a atualidade que a reflexão sugere.       Mas vou deixar de alongar a postagem e vamos ao que interessa: o deleite da leitura, é claro! Porém mais um tantinho de prosa. Não deixe de responder a questão inicial do texto e suas impressõe…

Seja bem-vindo Tempo!

Imagem
Saudações, turm@ que acompanha o blog Diário Virtual de Leitura!       A postagem de hoje é uma colaboração que muito nos honra. Trata-se de um texto primoroso do jovem estudante de Letras da Faculdade do Vale do Jaguaribe (FVJ)  Madson Oliveira Caminha.        O poema intitulado Tempo versa sobre muitos pontos da vida cotidiana, mas as impressões de leitura ficam por conta de vocês. Não esqueçam de comentar, ein?

7 de setembro

Imagem

Faça do mundo um lugar melhor

Imagem