Postagens

Mostrando postagens de Junho, 2015

Viva o São João no Nordeste!

Imagem
Saudações juninas, turm@ que acompanha o blog Diário Virtual de Leitura!      A postagem de hoje mantém a temática das últimas semanas: as festas juninas, mas desta vez com um vídeo-animação super bonitinho que apresenta as várias formas de comemorar o São João no nordeste.      Fique atento as diferenças e semelhanças apresentadas em cada estado e registre em seu comentário qual tradição mais chamou sua atenção ou de qual você se insere e mais vivencia.        Boa festa a tod@s!
fonte: https://www.youtube.com/watch?v=EGTA3Bnf-kY

Não deixe o São João passar

Imagem
Salve, salve, turm@ que acompanha o blog Diário Virtual de Leitura!       A postagem de hoje dá continuidade a temática do mês de junho: as festas juninas e temos a honra de publicar o texto  de uma pessoa super, hiper, mega bacaninha: a professora Lúcia Barreto Soares, pessoa que somos suspeitos para falar porque viu o blog nascer, se desenvolver e nos acompanha desde sempre.       A professora Lúcia nos presenteia com uma crônica cheia de memórias e sensibilidade sobre o período que estamos vivenciando registrando sensações e reflexões sobre a tradição do mês junino. Vamos ao texto?

Não deixe a fogueira apagar
        Ontem ao chegar a casa de minha mãe, na rua em que morei a vida inteira, mais um daqueles momentos de emoção inesperados me assaltou logo que desci do carro. Meus olhos inundaram-se quase que imediatamente e você, caro leitor, certamente imagina que chorei devido a alguma cena tocante. Nem eu mesma sei se foi pela alegria ou pela enorme quantidade de fumaça…

São João com Poesia

Imagem
Saudações juninas, turm@ que acompanha o blog Diário Virtual de Leitura!        O mês de junho é repleto de datas comemorativas, não é mesmo? É o Dia da Língua Portuguesa, Dia dos Namorados, dos padroeiros juninos como São João, Santo Antônio e São Pedro, eita que esse mês é só comemoração!      Sabendo de todos esses festejos, a postagem de hoje registra o poema Quadrilha de Carlos Drummond de Andrade que para alguns leitores pode parecer triste devido a seu desfecho, outros refletem sobre os descompassos do amor, sobre os desejos não realizados, sobre o destino e as expectativas de João, Teresa, Raimundo, Maria, Joaquim e Lili. Quem nunca amou alguém que amava outra pessoa? Como na dança da quadrilha, os pares se alternam pela vida na busca de encontrar o que move a humanidade: o amor!      Pensando nisso, reflita conosco e deixe em seu comentário suas impressões de leitura sobre o poema. E viva o São João! E viva o Amor! 

Vai um internetês aí?

Imagem
Saudações leitoras, galerinha que interage no blog Diário Virtual de Leitura!      A postagem de hoje é um registro bem humorado do cronista Antônio Prata, que foi publicado pela primeira vez na revista Capricho, de 01 de junho de 2003.        O texto se chama "Jogos de comunicação" e já foi bastante utilizado em provas de vestibulares e consta até mesmo em livros didáticos de língua portuguesa suscitando discussões sobre a diferença entre o registro formal e o coloquial. É provável, até que os mais desavisados não consigam entender o novo “dialeto” da atualidade.       O fato é que o texto de Prata gera uma reflexão sobre a linguagem formal  e o quanto ela precisa ser respeitada em função da perpetuação dos conhecimentos entre as diversas gerações, por isso nós, aqui do blog, queremos saber sua opinião sobre o uso da linguagem nos espaços de interação da internet, ou seja, o que você pensa sobre o uso do internetês em nossas práticas de escrita?        Deixe sua…

Dia do Meio Ambiente

Imagem
Saudações ambientais, turm@ que acompanha o blog Diário Virtual de Leitura!      A postagem de hoje registra uma data mega importante: o Dia do Meio Ambiente. Nós, aqui do blog  sempre estamos publicando leituras sobre o tema que não se esgota e que nunca é repetitivo alertar as várias e constantes transformações pelas quais o planeta tem passado devido ao mal uso dos recursos naturais.       Nossa mensagem vem em formato de vídeo-animação composto por uma coletânea de propagandas das principais organizações nacionais e internacionais protetoras do meio ambiente,que com pouco tempo de duração consegue resumir muito bem o comportamento humano diante das riquezas naturais. #Fica a dica, que pode parecer clichê, então sejamos repetitivos por uma boa e especialíssima causa: salvemos o planeta Terra, já!
Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=xqiJcuNHXPI