26 de fevereiro de 2015

Novidades por aí!

      
      Saudações interativas, turm@ que acompanha o blog Diário Virtual de Leitura!
    A postagem de hoje é uma colaboração dos alunos do 1º ano de Informática da EEEP Elsa Maria de Aracati que já chegaram, chegando com ideias hiper, mega, ultra, power criativ@s e eficientes. A turma quer saber de nossos leitores e seguidores qual o melhor nome para uma canal de interação no You Tube. 
     Faça sua parte como bom leitor e vote na enquete ao lado. A turma agradece e o blog também!
     Ah! Fiquem ligados nas próximas postagens, porque vem novidade por aí...

24 de fevereiro de 2015

As palavras e as palavras

        Salve, salve turm@ que interage no blog Diário Virtual de Leitura!
       Para quem nos acompanha sabe que nosso espaço virtual sempre busca indicar leituras e discutir assuntos sobre o universo da escrita e da leitura, desta forma, a postagem de hoje revela-nos uma curiosidade sobre a palavra blog ou seria blogue?, enfim, acreditamos que até o final da postagem vocês, queridos leitores, encontrarem a resposta certinha. 
     O bacana também é que a postagem registra mais uma indicação de leitura, estamos falando do blog Língua Portuguesa de onde tiramos a curiosidade de hoje. Acesse o blog e a página de mesmo nome no facebook e aprenda mais sobre a nossa língua. 
       Boa leitura a tod@s!


19 de fevereiro de 2015

Dia do Esportista


      Saudações esportivas, galerinha que acompanha o blog Diário Virtual de Leitura!
     A postagem de hoje registra o Dia do Esportista. A data tem o objetivo de incentivar, conscientizar e homenagear a pratica do esporte, como meio para o desenvolvimento de uma vida muito mais saudável.
    O exercício físico atrelado com uma dieta saudável é recomendado por todos os especialistas em saúde para manter uma boa qualidade de vida.Além disso, aprender a trabalhar em equipe, concentração, paciência, cooperativismo e fortalecimento muscular são algumas das várias vantagens que a pratica do esporte garante para o ser humano, seja fisicamente ou mentalmente.
    É importante destacar que o Dia do Esportista, originalmente, foi criado a partir da Lei nº 8.672, de 6 de Julho de 1993, conhecida como "Lei Zico". No artigo 54 constava que o dia 19 de fevereiro seria destinado como Dia do Esportista. Agora que você já sabe disso, não importa qual esporte você pratica, o importante é praticar!
     Bom exercício a tod@s!

10 de fevereiro de 2015

Qual sua marchinha preferida?

      Saudações carnavalescas, turm@ que acompanha o blog Diário Virtual de Leitura!
    O clima no Brasil já é de Carnaval e não poderia ser diferente em nosso espaço virtual, desde nosso layout e adereços virtuais. Ontem mesmo foi comemorado o dia do frevo e inspirados nesse dia, hoje postamos uma lista especial que deixará você, amig@ leitor, envolvido na folia. A lista destaca as marchinhas mais famosas e lembradas pelos foliões de todo o Brasil.
     Mas afinal, você conhece alguma marchinha carnavalesca? Antes de responder que não, confira a lista com as 10 melhores publicadas no site da Revista Veja por Pollyane Lima e Silva. Você vai ver que esses repetitivos refrões estão colados (e muito) na nossa memória.Confira conosco e assista ao vídeo da segunda colocada da lista. Boa diversão a tod@s! 

1. A Turma do Funil
No Carnaval se bebe muito. E quem aproveita para chutar o balde sem qualquer preocupação nessa época pode se encaixar perfeitamente na Turma do Funil – daqueles que não desperdiçam uma única gota. A marchinha foi criada em 1956 por Mirabeau, M de Oliveira e Urgel de Castro e ganhou uma regravação de muito sucesso em 1980, por Tom Jobim e Miúcha.
Refrão: Chegou a turma do funil / Todo mundo bebe / Mas ninguém dorme no ponto / Ai ai, ninguém dorme no ponto / Nós é que bebemos e eles que ficam tontos


2. Mamãe eu quero
A gravação original de Mamãe Eu Quero data de 1937, sob autoria de Jararaca e Vicente Paiva. Mas ela só passou a ser uma das queridinhas do Carnaval depois que Carmen Miranda a regravou em 1941. Por isso, quase todo mundo credita a composição erroneamente a ela.
Refrão: Mamãe eu quero / Mamãe eu quero / Mamãe eu quero mamar / Dá a chupeta / Dá a chupeta / Dá a chupeta / Dá a chupeta pro bebê não chorar

 Fonte:https://www.youtube.com/watch?v=6P5Vtx1D7RQ


3. O teu cabelo não nega
Abre Alas é pioneira, mas se a marchinha é tão popular hoje em dia, deve muito a Teu Cabelo Não Nega, que bombou em 1932. A letra original foi criada por uma dupla pernambucana que a entregou aos cuidados de Lamartine Babo, para que ele lhe desse “um ar mais carioca”.
Refrão: O teu cabelo não nega, mulata / Porque és mulata na cor / Mas como a cor não pega, mulata / Mulata eu quero o teu amor

4. Abre Alas
É a primeira marchinha de que se tem notícia, composta nos longínquos 1889 por Chiquinha Gonzaga – e é também a de maior sucesso da carreira dela. Foi feita para o cordão carnavalesco Rosas de Ouro, do Rio de Janeiro.
Refrão: Ô abre alas que eu quero passar / Ô abre alas que eu quero passar / Eu sou da lira não posso negar / Eu sou da lira não posso negar

5. Saca Rolha
No Carnaval de 1954, essa foi uma das marchinhas mais tocadas. De autoria de Zé da Zilda, Zilda do Zé (eles eram um casal) e Waldir Machado, ganhou um prêmio no concurso de músicas carnavalescas daquele ano.
Refrão: As águas vão rolar / Garrafa cheia eu não quero ver sobrar / Eu passo a mão na saca, saca, saca-rolha / E bebo até me afogar

6. Me dá um dinheiro aí
Ivan, Homero e Glauco Ferreira compuseram Me Dá Um Dinheiro Aí em 1959 que, com a ajuda da voz e do sucesso de Moacir Franco na época, virou um dos lemas de Carnaval de 1960. Marlene e Elizeth Cardoso também gravaram suas versões.
Refrão: Ei, você aí / Me dá um dinheiro aí / Me dá um dinheiro aí

7. Aurora
Mario Lago já contou os bastidores por trás da marchinha Aurora, feita em uma Quarta-Feira de Cinzas, “numa época em que Quarta-Feira de Cinzas era realmente uma tristeza”. O ano era 1941, e a música ganhou as ruas no Carnaval seguinte – e segue sendo uma das mais tocadas ainda hoje. Em um dia, Roberto Roberti chegou com o refrão para ele, e os dois terminaram a letra juntos.
Refrão: Se você fosse sincera / Ô ô ô ô Aurora / Veja só que bom que era / Ô ô ô ô Aurora

8. A pipa do Vovô
Essa marchinha não é mesma sem a voz inconfundível de quem a fez tão famosa: Silvio Santos, nos anos 80. Mas letra e música são autoria de Manoel Ferreira e Ruth Amaral, apesar de muitos creditarem a autoria ao apresentador.
Refrão: A pipa do vovô não sobe mais / A pipa do vovô não sobe mais / Apesar de fazer muita força / O vovô foi passado pra trás

9. Maria Sapatão
A criação é de João Roberto Kelly mas quem popularizou essa marchinha foi o velho guerreiro Chacrinha, que o ajudou na composição, na década de 50.
Refrão: Maria Sapatão, Sapatão, Sapatão / De dia é Maria / De noite é João

10. Chiquita Bacana
Foi composta por Alberto Ribeiro e João de Barro, o Braguinha, em 1948, e se tornou a sensação do Carnaval no ano seguinte – e no outro, e no outro… E essa marchinha deu frutos, literalmente: a música A Filha da Chiquita Bacana, por Caetano Veloso, que diz “puxei a mamãe”.
Refrão: Chiquita Bacana lá da Martinica / Se veste com uma casca de banana nanica
 

 

8 de fevereiro de 2015

Curiosidades Literárias II

       
       Saudações leitoras, turm@ que acompanha o blog Diário Virtual de Leitura!
      Há algumas semanas postamos aqui no nosso espaço virtual curiosidades literárias  e prometemos em alguns dias continuarmos a lista de peculiaridades dos mestres da literatura nacional. Como promessa é dívida, e nós do blog não queremos receber nenhuma cobrança, muito menos juros pelo não pagamento, resolvemos na postagem de hoje pagarmos nossa dívida!
     Vamos as curiosidades literárias parte II? 


# Graciliano Ramos era ateu convicto, mas tinha uma Bíblia na cabeceira só para apreciar os ensinamentos e os elementos de retórica.
# Guimarães Rosa, médico recém-formado, trabalhou em lugarejos que não constavam no mapa. Cavalgava a noite inteira para atender a pacientes que viviam em longínquas fazendas. As consultas eram pagas com bolo, pudim, galinha e ovos. Sentia-se culpado quando os pacientes morriam. Acabou abandonando a profissão. "Não tinha vocação. Quase desmaiava ao ver sangue", conta Agnes, a filha mais nova.
# Jorge Amado para autorizar a adaptação de Gabriela para a tevê, impôs que o papel principal fosse dado a Sônia Braga. "Por quê?", perguntavam os jornalistas, Jorge respondeu: "O motivo é simples: nós somos amantes." Ficou todo mundo de boca aberta. O clima ficou mais pesado quando Sônia apareceu. Mas ele se levantou e, muito formal disse: "Muito prazer, encantado." Era piada. Os dois nem se conheciam até então. 
# José Lins do Rego era fanático por futebol. Foi diretor do Flamengo, do Rio, e chegou a chefiar a delegação brasileira no Campeonato Sul-Americano, em 1953.
# Machado de Assis era míope, gago e sofria de epilepsia. Enquanto escrevia Memórias Póstumas de Brás Cubas, foi acometido por uma de suas piores crises intestinais, com complicações para sua frágil visão. Os médicos recomendaram três meses de descanso em Nova Friburgo. Sem poder ler nem redigir, ditou grande parte do romance para a esposa, Carolina (Carolina Augusta Xavier de Novaes).
# Manuel Bandeira sempre se gabou de um encontro com Machado de Assis, aos dez anos, numa viagem de trem. Puxou conversa: "O senhor gosta de Camões?" Bandeira recitou uma oitava de Os Lusíadas que o mestre não lembrava. Na velhice, confessou: era mentira. Tinha inventado a história para impressionar os amigos.

Interessante, não é mesmo??

Fonte: https://www.facebook.com/pages/Eu-amo-leitura

Outubro Rosa: apoiamos essa campanha!

         Saudações turma, que acompanha o blog Diário Virtual de Leitura !          Mais um mês se inicia e com ele a esperança de que...