29 de novembro de 2013

Curta Cinema, Curta Canoa!

       Salve, salve, turm@ que acompanha o blog Diário Virtual de Leitura!
     É como muita honra que publicamos o convite do IX Curta Canoa - Festival Latino Americano de Cinema de Canoa Quebrada, que teve início no último dia 27/11 e continua até domingo, 1° de dezembro. 
     Participam da mostra 33 filmes e vídeos de curta-metragem, que disputam o troféu Lua Estrela nas seguintes categorias: melhor filme, direção, roteiro, fotografia, trilha original, direção de arte, ator, atriz e som. Os vídeos de curta metragem também concorrem nas categorias melhor vídeo, direção, roteiro, fotografia, trilha sonora original, direção de arte e som.
     Não deixe de prestigiar o cinema nacional, muito menos quando os holofotes e câmeras estão ligados e voltados para a nossa praia internacionalmente conhecida.
     Boa sessão a tod@s! 

27 de novembro de 2013

Parabéns!


Querid@s alun@s, sua aprovação não foi por sorte, nem por acaso. É o resultado de muito esforço empregado em sua busca  incansável pela realização de um sonho.
O blog Diário Virtual de Leitura parabeniza tod@s os alun@s da EEEP de Aracati pelo êxito em vestibulares já conquistados e  pelos próximos excelentes resultados.

24 de novembro de 2013

Carecas por uma boa causa

      Salve, salve, galerinha que acompanha o blog Diário Virtual de Leitura!
     Nosso registro de hoje tem uma razão muito especial, é o registro da Campanha Nacional de Combate ao Câncer Infantil que surgiu para estimular ações educativas e preventivas, além de promover debates sobre políticas públicas são alguns dos objetivos do Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantil, instituído através de lei aprovada pelo Congresso Nacional e sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em 2008. 
   De acordo com o texto publicado no Diário Oficial da União, a data também deverá servir para ampliar a divulgação dos avanços científicos no combate à doença, além de "apoiar as crianças com câncer e seus familiares e este ano os personagens mais queridos da garotada também resolveram apresentar um novo visual para celebrar a data.
   A campanha "Carequinhas contra o Câncer Infantil", desenvolvida pelo Graacc (Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer), quer mostrar que os personagens também podem ser carecas como as crianças em tratamento. A iniciativa pede que as pessoas troquem as fotos dos seus perfis nas redes sociais por personagens sem cabelos para apoiar os pequenos que tratam a doença.
  Você já percebeu o "new look" dos nossos heróis em quadrinhos? Qual você mais gostou? Deixe seu registro em forma de comentário. E para quem não viu ainda, veja abaixo o quadro ilustrativo dos carequinhas contra o câncer infantil.


19 de novembro de 2013

Prêmio Jovem Cientista 2013

      
       Eureka a tod@s os seguidores do blog Diário Virtual de Leitura!
     Os vencedores da edição do Prêmio Jovem Cientista 2013 foram apresentados nesta terça-feira (19),  em coletiva de imprensa realizada na sede do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), em Brasília . Estavam presentes os primeiros colocados de cada categoria do Prêmio, além dos vencedores do Mérito Institucional e do Mérito Científico. 
     O Prêmio Jovem Cientista é considerado um dos principais prêmios no campo das ciências no Brasil . Foi criado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) em 1981, com o intuito de incentivar a pesquisa científica no Brasil, com parceria de patrocinadores de peso como a Fundação Roberto Marinho, a Gerdau e a multinacional GE. 
    A 27ª edição abordou o tema “Água: desafios da sociedade”, estimulando pesquisadores das mais diversas áreas a propor soluções para a melhor gestão dos recursos hídricos nas seguintes categorias: estudante do ensino médio; estudante do ensino superior; graduado e menção honrosa. Os vencedores ganham bolsas de estudo do CNPq e também prêmios em dinheiro e computadores. As escolas participantes, assim como os professores-orientadores, também são premiados. 
     O campeão da categoria Ensino Médio foi Edvan Nascimento Pereira, de 19 anos, mora na cidade de Moju, no Pará, e estuda na Escola Estadual de Ensino Médio Profª. Ernestina Pereira Maia. Com orientação do professor de Física e Química Valdemar Carneiro Rodrigues Jr, o estudante criou o projeto “Carvão do caroço de açaí (Euterpe oleracea) ativado quimicamente com hidróxido de sódio (NaOH) e sua eficiência no tratamento de água para o consumo. Na categoria mestre/doutor o vencedor foi Gustavo Meirelles Lima da Universidade Federal de Itajubá – UNIFEI (MG) sob a orientação do professor Augusto Nelson Carvalho Viana com a pesquisa: Microgeração em sistemas de abastecimentos de água. E por fim, mas não menos importante a categoria estudante do Ensino Superior, como o aluno José Leôncio de Almeida Silva da Universidade Federal Rural do Semiárido – UFERSA (RN), sob a orientação do professor José Francismar de Medeiros com a pesquisa: Mistura de águas salinas como alternativa para a irrigação e produção de forragem no semiárido nordestino, seguido pelo aluno Osvaldo Assunção Mendonça da Universidade Federal do Ceará – UFC (CE),orientado pela professora Maria Eugênia Vieira da Silva com a pesquisa: Desempenho do dessalinizador térmico com estágios de recuperação de calor, formado por uma unidade de produção, torre com canais metálicos e perfis termoplásticos, e uma unidade de aquecimento, com coletor solar de tubo evacuado.
      Você também pode acompanhar a cobertura da premiação através da página do evento no facebook: https://www.facebook.com/premiojovemcientista e quem sabe ler mais sobre o prêmio e preparar-se para a próxima edição em 2014.

16 de novembro de 2013

A internet em tempos de Proclamação da República

       Saudações patriotas, galerinh@ que acompanha o blog Diário Virtual de Leitura!
      Em homenagem a Proclamação da República de nosso país postamos a tirinha a seguir  do cartunista paranaense Will Leite para saber mais sobre o artista acesse: http://www.willtirando.com.br onde você encontrará muitas outras produções.
      Bem, a proposta de hoje é se divertir e responder a situação retratada a seguir pela charge de Will. 
      Excelente feriadão e boa diversão a tod@s!

http://www.willtirando.com.br/?post=727
 

7 de novembro de 2013

O Brasil Brasileiro de Ary Barroso

        Saudações tupiniquins, turm@ que acompanha o blog Diário Virtual de Leitura!
      Hoje nossa homenagem é toda para Ary Barroso, um compositor brasileiro de música popular, mais conhecido como autor de Aquarela do Brasil, representada no vídeo a seguir com a interpretação da cantora baiana Gal Costa, que na época do lançamento da música teve sua carreira internacional alavancada.
       Vejamos o vídeo a seguir:

Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=CA7N-CsY1os

O próprio Ary Barroso contou a história desta que é uma das mais belas páginas de nosso cancioneiro popular em uma de suas entrevistas cedidas a mídia brasileira:

 "Senti iluminar-me uma ideia: a de libertar o samba das tragédias da vida (...) cenário sensual já tão explorado. Fui sentindo toda a grandeza, o valor e opulência de nossa terra (...). Revivi, com orgulho, a tradição dos painéis nacionais e lancei os primeiros acordes, vibrantes, aliás." Inovando no ritmo original, diferente, com batidas sincopadas e tamborins fantásticos, nascia assim "Aquarela do Brasil".

Sem sombra de dúvidas a marca registrada do talento deste grande compositor. Mas até chegar a "Aquarela do Brasil", o mineiro de Ubá, Ary Evangelista Barroso (07/11/1902 -- 09/02/64) teve cerca de 170 canções gravadas e quinze anos de atuação do meio musical. Seu sucesso, sua perene popularidade, inclusive no exterior, transformaram-na em verdadeira representante do que há de melhor em nossa MPB.
É sempre bom ouvirmos clássicos como esses da nossa música popular que são capazes de registrar as belezas de nosso povo e país, além de ultrapassar décadas ainda sendo referência musical para o mundo todo.
Então cantemos:

                       "...Brasil! Pra mim, pra mim! Brasil!
                       Brasil! Pra mim, pra mim! Brasil!, Brasil!..."
 


5 de novembro de 2013

Dia Nacional da Cultura e do Cinema Brasileiro

     Saudações artísticas e cinéfilas, turma que acompanha o blog Diário Virtual de Leitura!
    A postagem de hoje registra duas datas muito significativas para o Brasil: o Dia Nacional da Cultura e do Cinema Nacional. Não é a toa que esta data é comemorada no dia 5 de novembro, data de aniversário de nascimento do jurista, político, escritor e diplomata Rui Barbosa, grande escritor e incentivador da cultura nacional.
    Convidamos nossos seguidores a deixar em seu comentário, registros de culturas nacionais e regionais que merecem ser lembradas na data de hoje, além de indicação de filmes que simbolizam nossa sétima arte brasileira.
    Boa sessão a tod@s!

Outubro Rosa: apoiamos essa campanha!

         Saudações turma, que acompanha o blog Diário Virtual de Leitura !          Mais um mês se inicia e com ele a esperança de que...