28 de setembro de 2013

Brincadeira inteligente

        Salve, salve, turm@ que acompanha o blog Diário Virtual de Leitura!
       A postagem de hoje bem ao gosto de mais um fim de semana sugere uma brincadeira inteligente que foi publicada na página da comunidade da Língua Portuguesa no facebook, no seguinte endereço eletrônico https://www.facebook.com/linguaportuguesa07?fref=ts
      Leia atentamente as orientações acima e deixe em seu comentário suas descobertas. 
      Boa Leitura a tod@s!

24 de setembro de 2013

I Concurso de Redação Nota 1000



       Saudações redatoras, turm@ que acompanha o blog Diário Virtual de Leitura!
     A área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias da Escola Estadual de Educação Profissional Elsa Maria Porto Costa Lima promove o I Concurso de Redação Nota 1000 com o tema: “É hora de celebrar a vida. Mais do que máquinas, precisamos de humanidade”.
     Com o concurso tem como objetivo estimular entre os estudantes das três séries do ensino médio, regularmente matriculados na EEEP Elsa Maria Porto Costa Lima da cidade de Aracati, a reflexão sobre como cada estudante, enquanto cidadão pode ajudar da sua forma, a execução dos valores morais disseminando a humanização social, além de incentivar a escrita e a criatividade.
       A divulgação e as inscrições já foram realizadas e hoje, dia 24 de setembro, será realizada a produção do texto na própria escola. O resultado será divulgado no dia 22 de outubro com a participação da banca avaliadora composta por professores universitários.
       Se você gostou da ideia, não deixe de fazer sua inscrição e participar desta oportunidade maravilhosa de exercitar a prática escrita.
        

23 de setembro de 2013

Profissional Arte 2013

     Saudações profissionais, turm@ que acompanha o blog Diário Virtual de Leitura!
    Aconteceu nos dias 17 a 23 de setembro na Escola Estadual de Educação Profissional Elsa Maria Porto Costa Lima mais uma edição do Profissional Arte. 
   O evento teve como tema A paz e envolveu todos os alunos e professores com exposição de projetos científicos, salas temáticas, inter-classes, desfile de escolha do garoto e garota inter-classes e apresentações artísticas e culturais.
    O blog Diário Virtual de Leitura também participou do evento com uma sala temática sobre o Enem, onde o espaço foi todo pensado para expor as ações realizadas pelo projeto para o grande dia "E" de 2013. Contamos com a participação dos monitores do Projeto Monitoria Caminhos da Profissão da Faculdade do Vale do Jaguaribe, além dos murais temáticos e placas motivacionais e de incentivo.
    O momento foi propício para recebermos a visitas de outras escola estaduais e lançarmos o regulamento do I Concurso de Redação Nota 1000, que em breve publicaremos aqui, além da premiação dos projetos e entrega dos certificados de monitoria dos anos de 2012 e 2013.
   Nós, que fazemos o blog Diário Virtual de Leitura, parabenizamos tod@s os alunos, professores e colaboradores envolvidos na realização deste evento que passa a ter data marcada no calendário acadêmico da escola.
   

















15 de setembro de 2013

Luz, câmera, autores em ação!



             Saudações teatrais, turm@ que acompanha o blog Diário Virtual de Leitura!
            A postagem de hoje registra a segunda parte do Projeto Autores em Ação que já foi divulgado aqui no blog. Desta vez, a professora Josélia Pereira desbravou o maravilhoso universo do Realismo e Naturalismo com os alunos do 2º ano de Finanças com as obras representativas destes períodos literários, entre elas: Luzia Homem, O ateneu, Casa de Pensão e Dom Casmurro.
            Tendo em vista a importância do estudo literário principalmente nas séries finais do Ensino Médio, é pertinente a prática da leitura das obras literárias pois exige-se do aluno uma dedicação maior e análise mais profunda das características do autor e do próprio contexto histórico.
            O projeto teve início em julho deste ano com a leitura das obras estudadas e , em seguida, a o enredo foi adaptado para o gênero teatro, com intuito de incentivar não só a uma primeira leitura, mas levando também a socialização das narrativas aos demais grupos e turmas convidadas pelos responsáveis do projeto.
            O blog Diário Virtual de Leitura parabeniza a professora Josélia Pereira e os demais alunos do 2º ano de Finanças da EEEP de Aracati pelo excelente projeto desenvolvido e esperamos em breve a terceira etapa para que possamos nos deliciar no universo da literatura com a companhia dos Autores em Ação!
             Não deixe de registrar em seu comentário qual obra literária mais lhe impressionou e instigou sua curiosidade para lê-la na íntegra e realizar mais pesquisa sobre o autor e seu contexto histórico.









10 de setembro de 2013

Que combinação você escolheu?

       Saudações, turm@ que acompanha o blog Diário Virtual de Leitura!
    A postagem de hoje é na verdade uma mistura de conversa séria e brincadeira, pois remete-nos a importância da adequação da escrita e a finalidade da linguagem no nosso cotidiano.Muitas vezes, no intuito de impressionar nosso interlocutor criamos situações discursivas vazias de conteúdo tornando o texto um emaranhado de palavras que preenchem uma folha, mas não dizem nada. 
   Veja a seguir duas tabelas que registram bem uma brincadeira de associação que nos leva a criar possibilidades de texto, no entanto, não revelam nada.

http://ricardonagy.wordpress.com/2012/05/26/como-falar-muito-sem-dizer-nada/
      Quem cria essas combinações sugere-as como argumento a solução para  falar em situações bem complicadas, mas na realidade sabemos que não é bem assim. É importante falar, usar bem a língua, porém com qualidade.
http://www.clubedoconcreto.com.br/2013/06/como-falar-muito-sem-dizer-nada.html

      Para a postagem não ser apenas conversa séria, que tal criarmos nossas combinações. Há quem diga que a regra é bem simples:  formar uma frase com um texto de cada coluna, chega-se a mais de 10.000 combinações. Vamos tentar? Não deixe de registrar suas combinações preferidas em seu comentário.

6 de setembro de 2013

Guia do Participante do Enem 2013

     Saudações textuais, turm@ que acompanha o blog Diário Virtual de Leitura!
    A postagem de hoje registra a publicação do Guia do Participante do Enem 2013 divulgado ontem pelo Ministério da Educação. Você pode baixar o material clicando no link abaixo da imagem.


    O material além de mostrar exemplos de bons textos,  esclarece dúvidas frequentes quanto a produção de texto solicitada pelo exame que acontecerá no final de outubro deste ano.
    Para se ter uma ideia da importância da redação, no Enem de 2012, mais de 68 mil candidatos tiraram zero na redação e apenas 2 mil conseguiram 1000, a nota máxima. O guia explica o que é considerado um bom texto para o exame.
   O aluno tem que dominar a escrita formal, entender o tema, defender uma tese com argumentos consistentes, e, no fim, apresentar uma solução para o problema.
    Algumas mudanças também são registradas no guia deste ano como o critério de que todas as redações vão ser corrigidas por dois professores. Se a diferença entre as notas for maior que 100 pontos, um terceiro professor será chamado. E se a diferença continuar grande, o texto vai para uma banca.
    O MEC vai ser mais rigoroso com o candidato que fugir do tema ou fizer brincadeiras. Em 2012, teve gente que escreveu uma receita de macarrão ou o hino de um time e ainda assim conseguiu pontos. Agora, se isso acontecer, a nota vai ser zero.  Mas alguns erros podem ser tolerados. Um exemplo está no guia.
    Não perca tempo! Baixe seu manual e deixe em seu comentário sua opinião a respeito das mudanças para a correção da redação do Enem 2013. 
Bons estudos a tod@s!
 

5 de setembro de 2013

Imperfeito que sou

        Salve, salve, turm@ que acompanha o blog Diário Virtual de Leitura!
     A postagem de hoje é  fruto de mais uma contribuição maravilhosa de nossa pequena notável Leise Rodrigues. 
     O texto intitulado Imperfeito é uma poesia breve sobre um eu-lírico que sofre por sua imperfeição, no entanto o único elo entre sua imperfeição interna com a externa é a consciência de que é imperfeito ao passo que torna-se perfeito por amar alguém, construindo o  paradoxo, reflexo do amor na vida real.

jennysendeavors.wordpress.com

Imperfeito

Sou um homem do morro
Sou um comandante do tráfico
Sou um destruidor de vidas
Sou as piores enchentes
Sou o fogo que destrói as matas
 Sou um refém do ódio
Sou imperfeito
Sou o mendigo das praças da morte,
Porém, a única coisa boa
que existe em mim é
a semente do teu Amor.

 Leise Rodrigues, aluna do 3º ano de Informática da EEEP Elsa Mª Porto Costa Lima

Outubro Rosa: apoiamos essa campanha!

         Saudações turma, que acompanha o blog Diário Virtual de Leitura !          Mais um mês se inicia e com ele a esperança de que...