Postagens

Mostrando postagens de Junho, 2013

Futebol e Poesia

Imagem
Salve, salve, amantes do futebol brasileiro que seguem o blog Diário Virtual de Leitura!     A Copa das Confederações tem seu fim marcado hoje pelo jogo entre Brasil e Espanha no estádio do Maracanã no Rio de Janeiro.     Considerando o futebol como esporte nacional, o blog resolve postar o poema intitulado Futebol de Carlos Drummond de Andrade para que nossos seguidores registrem em seus comentários as expectativas e as impressões quanto ao evento esportivo que serviu de teste para a seleção brasileira.
Futebol

Futebol se joga no estádio?
Futebol se joga na praia, 
futebol se joga na rua,
futebol se joga na alma.
A bola é a mesma: forma sacra
para craques e pernas-de-pau.
Mesma a volúpia de chutar
na delirante copa-mundo
ou no árido espaço do morro.
São vôos de estátuas súbitas,
desenhos feéricos, bailados
de pés e troncos entrançados.
Instantes lúdicos: flutua
o jogador, gravado no ar
— afinal, o corpo triunfante
da triste lei da gravidade.

(do livro: Poesia erran…

Bola na rede, olhos meus!

Imagem
Saudações patriotas, turma que acompanha o blog Diário Virtual de Leitura!      O país vem acompanhando nos últimos dias os jogos da Copa da Confederações, evento que já recebeu postagem aqui no blog. Por isso revirando nosso baú de produções dos nossos colaboradores, encontramos este texto de Leise Rodrigues, já conhecida por nós que acompanhamos o blog.      O texto registra de forma poética uma situação atípica para uma partida de futebol.Acompanhemos a leitura do texto e, em seguida, registremos  nos comentários as sensações que sentimos ao torcer pelo nosso país durante uma partida de futebol. Bola na rede, olhos meus!

Inesquecível. Aquele dia foi inesquecível! O campo ferido, a bola chorando, os pés doentes. O goleiro parado fazendo gestos de cavalheirismo para as damas. O dia estava nublado, sem sol e as nuvens apareciam muito cinzas, tímidas. De repente um desarme: bola no meu pé. Driblei um, driblei dois, depois, bola na rede. Olhei para as mesas, e uma dama roubou minha ate…

"São João, São João acende a fogueira do meu coração ..."

Imagem

Mafalda e o mundo

Imagem
Salve, salve, turma que acompanha o blog Diário Virtual de Leitura!     A menina mais levada da breca do mundo das tirinhas retorna ao blog para levar-nos a reflexão. Após os últimos acontecimentos vividos em nosso país, mediante protestos, reivindicações coletivas e movimentos populares em prol ao melhor desenvolvimento da nação, a tirinha de Mafalda pode resumir muitas de nossas indagações, questionamentos e (in)certezas.    Reflitamos com a sábia pequenina e comentemos nossas impressões sobre os últimos acontecimentos registrados em nosso país.

"Recordar é viver!"

Imagem
Saudações literárias, turminha que segue o blog Diário Virtual de Leitura!      Recordar é sempre importante, por isso a postagem de hoje remete-nos a recordação dos momentos importantes e singelos da vida.        O texto de Antônio Prata intitulado Recordações traduz um diálogo do cotidiano de um motorista de táxi e seu passageiro. Leiamos o texto e a seguir reflitamos sua mensagem e boa semana a tod@s! Recordações

Projeto Debate Bola

Imagem
Saudações esportivas, turminha que acompanha o blog Diário Virtual de Leitura!

      A pouco mais de dois dias para o início da Copa das Confederações e a um ano da Copa Mundial, os alunos dos 3ºs anos da EEEP Elsa Mª Porto Costa Lima apresentaram nesta semana o Projeto Debate Bola sobre os grandes eventos esportivos que serão sediados no Brasil sob a orientação dos professores Marília Costa (Língua Portuguesa) e Reginaldo Sena (Educação Física).      O projeto teve como principal objetivo confrontar opiniões e pontos de vista sobre dez temas que envolvem estes eventos, entre eles destacamos a infraestrutura, a mídia, a segurança, a qualificação profissional entre outros pontos que foram discutidos pelos alunos em um clima de aprendizado significativo e troca de conhecimento.       A atividade também possibilitou o diálogo entre as disciplinas envolvidas através do tema dos eventos esportivos mundiais que acontecerão no Brasil, associando-o aos conteúdos programáticos das respec…

"À quoi ça sert l'amour?"

Imagem
Saudações afetivas, turma que se apaixona e acompanha o blog Diário Virtual de Leitura!       Hoje é o dia dos Namorados aqui no Brasil e como até o próprio Google mudou o logotipo em seu site de buscas nesta quarta-feira em homenagem a este dia com a imagem das personagens Cebolinha e Mônica abraçados em meio às letras que compõem a palavra Google ( veja clicando aqui), o blog não poderia deixar a data passar em branco.      Nosso registro é feito em forma de vídeo animação da música "À quoi ça sert l'amour?" de Edith Piaf que retrata as várias facetas do relacionamento a dois que inicia com o namoro. Independente de ser uma data comercial o Dia dos Namorados é uma data que acima de tudo celebra o Amor entre duas pessoas.
 fonte: http://www.youtube.com/watch?v=1ZsvKhTNgc0
O blog Diário Virtual de Leitura deseja a tod@s os seus seguidores e visitantes um inesquecível Dia dos Namorados!
*À quoi ça sert l'amour ?: tradução Para que serve o amor?

Luz, Câmera e Autores em Ação!

Imagem

"Última flor do Lácio, inculta e bela...

Imagem

“Quem conta um conto, aumenta um ponto.”

Imagem

Que marcas você quer deixar no planeta?

Imagem