29 de maio de 2013

Significado do dia de Corpus Christi

        "O que come a minha carne e bebe o meu sangue, tem a vida eterna e, eu o ressuscitarei no último dia. Porque a minha carne é verdadeiramente comida e o meu sangue é verdadeiramente bebida. O que come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele. O que come deste pão viverá eternamente" (Jo 6, 55 - 59).

            Saudações, turma que acompanha o blog Diário Virtual de Leitura!


Nesta quinta-feira, a Igreja Católica, em todo o mundo, comemora o dia de Corpus Christi., nome que vem do latim e significa “Corpo de Cristo”.
A festa de Corpus Christi tem por objetivo celebrar solenemente o mistério da Eucaristia - o Sacramento do Corpo e do Sangue de Jesus Cristo.
Acontece sempre em uma quinta-feira, em alusão à Quinta-feira Santa, quando se deu a instituição deste sacramento. Durante a última ceia de Jesus com seus apóstolos, Ele mandou que celebrassem Sua lembrança comendo o pão e bebendo o vinho que se transformariam em seu Corpo e Sangue.
Através da Eucaristia, Jesus nos mostra que está presente ao nosso lado, e se faz alimento para nos dar força para continuar. Jesus nos comunica seu amor e se entrega por nós.
A celebração teve origem em 1243, em Liège, na Bélgica, no século XIII, quando a freira Juliana de Cornion teria tido visões de Cristo demonstrando-lhe desejo de que o mistério da Eucaristia fosse celebrado com destaque.
No Brasil, a festa passou a integrar o calendário religioso de Brasília, em 1961, quando uma pequena procissão saiu da Igreja de madeira de Santo Antônio e seguiu até a Igrejinha de Nossa Senhora de Fátima. A tradição de enfeitar as ruas surgiu em Ouro Preto, cidade histórica do interior de Minas Gerais.
A celebração de Corpus Christi consta de uma missa, procissão e adoração ao Santíssimo Sacramento. A procissão lembra a caminhada do povo de Deus, que é peregrino, em busca da Terra Prometida. No Antigo Testamento esse povo foi alimentado com maná, no deserto. Hoje, ele é alimentado com o próprio Corpo de Cristo. 
Fonte do texto com adaptações: http://noticias.cancaonova.com/noticia.php?id=234011 



25 de maio de 2013

Termômetro do Aprender

     Olá, turma que acompanha e se diverte no blog Diário Virtual de Leitura!
     A postagem deste fim de semana registra o prazo final de inscrição no ENEM 2013 e sugere o desafio do termômetro do  Vestibular, pois para você ver seu nome na lista dos aprovados do Exame Nacional ou nas grandes universidades públicas é estudo, estilo de vida saudável, uma cabeça sem ansiedade e uma mente antenada, por isso conheça o caminho das pedras para chegar até o ensino superior realizando o quiz/teste proposto pelo site Guia do Estudante. (site já indicado e sugerido pelo blog em seu layout fixo)
     Acesse o link abaixo da imagem e saiba se você manda bem em todos os fatores destacados pelo teste e descubra seus pontos fracos e fortes na preparação para o grande dia do ENEM. Ah! Não esqueça de registrar em seu comentário o resultado do seu teste.


23 de maio de 2013

Ebba! Visita técnica

     Saudações profissionais, turminha que acompanha o blog Diário Virtual de Leitura!
   
A postagem de hoje registra a visita técnica realizada no dia 22 de maio pelos alunos do 3º ano do curso de Finanças da EEEP Elsa Maria Porto Costa Lima a Empresa Brasileira de Bebidas e Alimentos- Ebba.
    A visita foi orientada pelos professores Francisco Lord Araújo e Wilma do Vale com o objetivo de integrar os alunos no ambiente de trabalho. Na oportunidade, os alunos conheceram uma pouco mais o histórico da empresa, assim como o mercado de atuação e suas particularidades. Além disso, os futuros técnicos conheceram os setores de produção, de armazenamento, de organização e de  finanças da empresa.
    Os alunos puderam perceber a grandiosidade do mundo empresarial na prática, que integrou o conteúdo estudado em sala de aula, associando-o a carreira profissional. 
    Desta forma, todos os participantes perceberam que a educação profissional integrada ao ensino médio é importante para a inserção no mercado de trabalho e a visita técnica é um excelente instrumento de motivação para que os estudantes compreendam melhor os conteúdos e experimentar na prática o que aprendeu na teoria. É unânime a avaliação de todos os alunos envolvidos de que é uma atividade de alto grau de aceitabilidade e acima de tudo de aprendizagem significativa.
  




21 de maio de 2013

ENEM, chego junto, chego bem!

     
      Saudações estudantis, turma que interage no blog Diário Virtual de Leitura!
    A postagem de hoje registra a importância da realização do ENEM, exame nacional que avalia do aluno brasileiro em sua formação inicial e abre as portas de acesso ao ensino superior. 
    Para muitos pode parecer uma façanha, no entanto o vídeo a seguir http://www.youtube.com/watch?v=JFTmrFB7upw descreve claramente os avanços que o estado do Ceará tem alcançado, além de mostrar os investimentos e as possibilidades reais para que o aluno do ensino público chegue às universidades públicas e mande bem em sua vida profissional e acadêmica.
   O blog Diário Virtual de Leitura reforça ainda a importância de realizar a matrícula até o dia 27 de maio de 2013, além de contribuir com os estudos com material disponível na página De @olh@ no ENEM.
   Bons estudos a tod@s e rumo à universidade!



19 de maio de 2013

Antes que seja tarde

     Saudações semanais, turma que acompanha e interage no blog Diário Virtual de Leitura!
    Mais uma semana se inicia e nada melhor que realizar uma reflexão profunda sobre nosso papel na sociedade e tentar responder velhos questionamentos: qual meu papel na sociedade? Quem eu sou? O que farei para a vida possa valer a pena?
    A produção a seguir levanta esses e outros questionamentos a partir da utilização de recursos gráficos que sugerem o envelhecimento do protagonista do vídeo. A proposta é assisti-lo e, em seguida, deixar seu comentário aqui no blog como forma de ampliar a reflexão. 

Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=al_OnEb1wj4

Feira das Profissões da EEEP Elsa Maria Porto Costa Lima


      Saudações profissionais, turma que acompanha o blog Diário Virtual de Leitura!
    A postagem de hoje registra a Feira das Profissões da EEEP Elsa Maria Porto Costa Lima que aconteceu entre os dias 15, 16 e 17 de maio na referida escola. 
     Com o tema Saúde e qualidade profissional: um diferencial no mercado de trabalho,  a feira tem como objetivo oferecer a comunidade escolar e demais visitantes uma visão empreendedora e detalhada sobre os cursos técnicos atualmente ofertados pela EEEP.
     Durante os três dias, os alunos além de mostrar ações desenvolvidas na escola de forma a valorizar a produção cultural e científica dos educandos, a comunidade educativa teve a oportunidade de participar de palestras temáticas específicas aos cursos ofertados pela unidade escola.
      O blog parabeniza a tod@s os envolvidos neste evento rico em aprendizagens significativas!
     Veja a seguir algumas fotos do evento e acesse a página de Fotoblog@ndo para ver mais fotos.



Projetos apresentados pelo curso de Finanças:
1. Finanças pessoal e planilhas eletrônicas
2. Tributos
3. Pesquisa de mercado

Projetos apresentados pelo curso de Informática
1. Programação Web
2. Programação Java
3. Sistema de classificação de alunos
4. Sistema de locação de espaços
5. Montagem e manutenção
6. Redes
7.Empreendedorismo sustentável e manutenção

Projetos apresentados pelo curso de Enfermagem

1. Salvando vidas através da hemotransfusão
2. Laboratório de Enfermagem
3. A arte de cuidar: humanização da assistência de Enfermagem
4. A Enfermagem nas suas diversas atribuições


   Projetos apresentados pelo curso de Hospedagem

1. Hospedagem e suas atribuições
2. Recreação e lazer 
3. Alimentos e bebidas

14 de maio de 2013

Entre Letras & Artes

   


   Saudações internacionais, turma que acompanha o blog Diário Virtual de Leitura!

     Como ação inicial do Projeto Entre Letras e Artes sob a orientação dos professores Gustavo Giló e Elisângela Rocha, respectivamente de Língua Inglesa e Língua Espanhola, a EEEP Elsa Maria Porto Costa Lima recebeu ontem a visita do jovem embaixador Mikael Mendes, um dos brasileiros escolhidos na última edição do programa entre os 35 selecionados.
    Na oportunidade, jovem embaixador apresentou aos interessados como acontece o processo seletivo, além de esclarecer dúvidas e ilustrar sua palestra com a exposição de fotos e relato da experiência vivenciada por ele e os demais brasileiros na terra do Tio Sam.Para saber mais acesse a página no facebook do jovem embaixador Mikael Mendes https://www.facebook.com/mikael.mendes.9?ref=ts&fref=ts e a página do programa em: https://www.facebook.com/JovensEmbaixadores e fiquem atentos a datas de inscrições para a edição  2013/2014!
       Além da importante visita, o aluno do 3º ano do curso de Informática, Leonardo Lopes, apresentou o programa de Global Citizens of Tomorrow, uma parceria do AFS Intercultural Programs e da British Petroleum (BP), que oferece 10 bolsas de estudos para um ano letivo nos Estados Unidos, sendo uma para cada região geográfica em que o AFS divide o Brasil. A parceria tem como objetivo proporcionar uma oportunidade única na vida de estudantes brasileiros que não teriam condições de arcar com este custo.
     Vale destacar que o aluno da EEEP Elsa Maria foi contemplado e seguirá seu intercâmbio em agosto deste ano como já divulgamos aqui no blog. Para saber mais informações e acesse: http://www.afsbolsasusa.org.br/ e para conferir a seleção do nosso aluno acesse: http://www.afsbolsasusa.org.br/resultado
    Por fim, o Projeto Entre Letras e Artes conta com a participação dos alunos Leonardo Lopes, Janilson Caraça,  Luana Lessa e  Crislane que  através do  protagonismo juvenil propagam iniciativas voltadas para a aquisição do conhecimento e de práticas educativas culturais.
    Veja mais fotos na página Fotoblog@ndo e não deixe de registrar suas impressões em forma de comentário.




9 de maio de 2013

Enem 2013: a preparação começou

     Olá, turma que acompanha e está antenada com as notícias do Enem 2013!
    O blog Diário Virtual de Leitura compartilha com seus seguidores o informativo publicado no site InfoEnem no endereço: http://www.infoenem.com.br que informa sobre a realização do Exame Nacional deste ano, a partir da publicação do Edital para a edição de 2013 do Enem pelo Mec.
    Além de todas as regras e informações, o documento traz as principais datas do exame, listadas abaixo.
* Prazo de inscrições – Terá início na próxima segunda-feira, dia 13 de maio e segue até o dia 27 do mesmo mês. Vale ressaltar que as inscrições devem ser feitas exclusivamente pela internet e que a taxa de inscrição, que pode ser paga até o dia 29 de maio, permanece no valor de R$ 35.
     Estão isentos da taxa estudantes concluintes do Ensino Médio na rede pública e os que possuem renda familiar de até 1,5 salário mínimo por pessoa;
* Datas das provas – Como já era esperado, as provas serão aplicadas em outubro, no dia 26 (sábado) e 27 (domingo);
*Gabarito – Será publicado até o terceiro dia útil seguinte ao de realização das últimas provas, ou seja, até o dia 30 de outubro;
* Resultado - Não tem data prevista no edital.
    O modelo do exame permanecerá o mesmo dos últimos quatro anos, contando com uma redação e quatro provas objetivas, contendo cada uma 45 questões de múltipla escolha. No primeiro dia, os candidatos resolverão as provas de Ciências Humanas e Ciências da Natureza, com duração de quatro horas e 30 minutos. Já no segundo dia, as provas aplicadas serão de Linguagens e Códigos, Matemática e a Redação, com duração de cinco horas e 30 minutos.
   O edital também determina que o participante que pretende obter o Certificado de Conclusão do Ensino Médio deverá, no ato da inscrição, indicar a Instituição Certificadora respectiva (o próprio edital traz em um de seus anexos uma lista com todas as instituições certificadoras).
    Participantes que precisam de atendimento diferenciado ou específico também deverão informar tal necessidade no ato da inscrição.
    Além de todas estas informações, o edital do Enem 2013 apresenta alterações em algumas regras na correção das redações. 
    Fique ligado as informações do edital, as datas e principalmente aos estudos que devem se intensificar a partir de agora. Mais informações em nossa página De @lh@ no Enem!
     Bons estudos a tod@s e juntos iremos rumo à universidade!

6 de maio de 2013

“Somos tão jovens”

      Saudações cinéfilas, galerinha que acompanha o blog Diário Virtual de Leitura!
     Este último fim de semana estreou em todos as salas de cinema do Brasil o filme "Somos tão jovens" de Antonio Carlos da Fontoura que que explora o início da carreira de Renato Russo, líder da  banda  Legião Urbana, e descreve como os hits  "Geração Coca-Cola" e "Que país é esse?" contagiaram e contagiam até hoje os jovens  brasileiros.
    Os fãs terão a oportunidade também de conhecer as histórias que originaram os “hinos” “Eduardo e Mônica” e “Faroeste Caboclo”, enfim a produção faz registro desde Aborto Elétrico a Legião Urbana.
    Thiago Mendonça, ator que interpreta o músico, levou a sério a proposta de “Somos tão jovens” e encenou, de forma idêntica, os trejeitos e a voz do cantor. As cenas musicais, em que mostram ora as bandas se apresentando, ora Renato em solo, foram gravadas ao vivo, sem o auxílio de playback.
     Assista ao trailer oficial do filme e empolgue-se registrando em seu comentários qual música desta geração o fizeram ser filho da revolução rock nacional?

Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=xa3izIueaE4

3 de maio de 2013

"Algumas pessoas têm olhos, mas não veem"

     Salve, salve, galera que inerage no blog Diário Virtual de Leitura!
     Há poucos dias, publicamos um texto de Otto Lara Resende que dialogava com um vídeo sobre a arte de observar a vida, as pessoas, os lugares e as coisas. A postagem de hoje também resgata esse diálogo, no enatnto ilustrando um fato curioso que aconteceu com o escritor e incentivador de inventos e de tecnologia, Mark Twain. (saiba mais aqui)
    Leiamos o texto de Daniel Carvalho Luz adaptado do livro Fênix e registremos em nosso comentário as impressões a respeito da leitura e do ponto de vista sobre as diferenças entre ver e enxergar.

tinadiasaquietaivos.blogspot.com


Está preparado para uma surpresa?
Algumas pessoas têm olhos, mas não veem.
Você pisca vinte e cinco vezes por minuto. Cada piscada leva aproximadamente um quinto de segundo. Portanto, se você faz uma viagem de automóvel que dura dez horas, a uma velocidade de 65 quilômetros por hora, você dirige aproximadamente 32 quilômetros de olhos fechados.
Pois um fato muito mais surpreendente que este é que algumas pessoas passam suas vidas de olhos fechados. Elas olham, mas não enxergam realmente… não questionam… a visão é presente, mas a percepção é ausente. Se a vida fosse uma pintura, veriam as cores, mas não a genialidade das pinceladas. Se fosse uma viagem, notariam a estrada, mas não a majestosa e tremenda paisagem. Se fosse um poema, leriam o que está escrito na página, mas perderiam a paixão do poeta.
As pessoas mais inteligentes podem às vezes estar cegas a uma visão maior, especialmente se isso significa uma grande mudança no Status quo. Até o grande Mark Twain teve dificuldade em discernir entre boas e más visões. Apesar da sua inteligência, ele foi apanhado pela cegueira.
Uma tarde, Twain recebeu a visita de mais um homem em busca de investidores – um inventor carregando debaixo do braço uma engenhoca de aparência estranha. Ansioso e com bastante convicção, o homem explicou o seu invento ao escritor, que ouviu polidamente, mas no final disse que teria que recusar; já havia se queimado muitas vezes.
- “Mas não estou pedindo que o senhor invista uma fortuna”, o visitante alegou.
- “Pode ter a participação que desejar por 500 dólares”. Ainda assim, Mark Twain sacudiu a cabeça. Não estava disposto a se arriscar em uma invenção que não fazia nenhum sentido para ele. Quando o inventor resolveu ir embora com sua máquina, o escritor o chamou:
- “Como é mesmo o seu nome?”
- “Bell”, o homem respondeu, com um traço de melancolia na voz, “Alexander Bell”.
As pessoas sem perspicácia habitam principalmente no reino do óbvio… do esperado… do essencial. As dimensões que as interessam são compridas e largas, mas não profundas. Entenda que isso não é uma crítica às pessoas que não conseguem se aprofundar… mas as que conseguem – e não querem.
Portanto, o desafio proposto a você é: Abra seus olhos! Pense! Aplique! Escave! Escute!
Existe uma imensa diferença entre uma piscada necessária e a cegueira desnecessária.

Texto adaptado do livro Fênix.

Seguidores