Postagens

Mostrando postagens de Abril, 2013

Confraternidade Universal das Classes de Trabalho

Imagem
Homenagem do blog Diário Virtual de Leitura a todos os trabalhadores brasileir@s!

Porque educar é preciso!

Imagem

Qual a relação?

Imagem
Ol@, turma que interage no blog Diário Virtual de Leitura!     A postagem de hoje tenta instigar você, nosso seguidor, a responder ao questionamento: qual a relação?    E, obviamente que você deve se perguntar a relação de quê? Claro, que é a relação entre os dois textos que apresentamos neste post. O que mais seria?     A tarefa é bem simples: basta assistir ao vídeo e realizar a leitura do texto Vista Cansada de Otto Lara Resende e a seguir responder a pergunta inicial. Vamos tentar?
Texto 01: Felicidade
Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=kbmJrzlwrHQ

Texto 02: Vista cansadade Otto Lara Resende

Livro: audaz guerreiro

Imagem
Saudações leitor@s, turma que acompanha o blog Diário Virtual de Leitura!     A postagem de hoje é mais que importante, é importantíssima, pois registra o Dia Mundial do Livro e dos Direitos Autorais. E como sempre o blog não poderia deixar de registrar esta data, especialmente com a publicação de um trecho do poema de Castro Alves, príncipe dos poetas, que define este objeto tão presente em nossas vidas e fruto da inspiração de nosso blog.       Deleitemo-nos com a leitura de O livro e a América!
"O livro — esse audaz guerreiro
Que conquista o mundo inteiro
Sem nunca ter Waterloo...
Eólo de pensamentos,
Que abrira a gruta dos ventos
Donde a Igualdade vooul... (...)Oh! Bendito o que semeia Livros... livros à mão cheia...
E manda o povo pensar!
O livro caindo n'alma
É germe — que faz a palma,
É chuva — que faz o mar".
 Do livro: "Poetas Românticos Brasileiros", vol. I, Editora Lumen, SP, s/ano

Minha terra tem...

Imagem
Saudações comemorativas, queridos brasileiros que interagem no blog Diário Virtual de Leitura!    Estas últimas semanas muitas datas comemorativas ilustraram o calendário brasileiro, entre elas destacam-se o dia 19 de abril: dia do Índio e do Exército Brasileiro; o dia 21 de abril: Dia de Tiradentes e o dia 22 de abril: Dia do Descobrimento do Brasil e dia do Planeta Terra.      Pensando nessas datas, a postagem de hoje registra um texto que contempla uma mensagem que engloba a importância desses registros em nosso calendário. O poema intitulado Canção do Exílio escrito por Gonçalves Dias foi escrito em julho de 1843, em Coimbra, Portugal.       O poema, por conta de sua contenção e de sua alusão à pátria distante, tema tão próximo do ideário do Romantismo, tornou-se emblemático na cultura brasileira. Note que a segunda estrofe é bem conhecida por todos os brasileiros e faz parte do Hino Nacional. Leiamos o poema:
    Em 1843, Gonçalves Dias, nacionalista extremo, fez sua hom…

Dia Nacional do Livro Infantil

Imagem
Saudações leitoras, turma que acompanha o blog Diário Virtual de Leitura!       A frase em destaque em nossa postagem não poderia ser mais propicia para registrar Dia Nacional do Livro Infantil .        A data foi escolhida pelo então presidente Fernando Henrique Cardoso, em 2002, em homenagem ao escritor brasileiro José Bento Monteiro Lobato. Monteiro Lobato nasceu em 18 de abril de 1882 e foi o criador da literatura infantil no Brasil. Autor de inesquecíveis histórias infantis, entre elas: o Sítio do Pica-pau Amarelo, cujos personagens Dona Benta, Visconde de Sabugosa, Pedrinho, Narizinho e Emília marcaram a história da literatura infantil.
    Compartilhamos a ideia de que o livro faz toda a diferença na formação de uma criança. Embora estejamos na era da informática, as histórias infantis fazem a criançada viajar num mundo de fantásticas aventuras e encantam todas as idades.(Texto adaptado de: http://lproweb.procempa.com.br)      Desta forma, deixe em seu comentári…

Dicas de Estudo

Imagem
Saudações estudantis, turma que acompanha o blog Diário Virtual de Leitura!     A semana de provas iniciou e junto a tarefa de organizar o tempo para estudar e revisar o conteúdo das mais variadas disciplina.      Pensando nisso, o blog resolveu postar estas dicas que valem para todo o ano de 2013. Mas lembre-se de que as dicas não servem apenas para o período de provas! O estudo, a organização e a disciplina devem ser requisitos básicos para o bom desempenho nas atividades avaliativas.     Então, vamos as dicas!


Se você tem suas próprias dicas, não deixe de socializá-las através de seu precioso comentário.   Bom estudo a tod@s!

Momento de Congratulações

Imagem
A sua conquista vai impulsionar outras buscas e abrir novos horizontes, sempre apontando para um futuro muito luminoso.             Parabéns e muito sucesso a tod@s os formandos!
Homenagem do blog Diário Virtual de Leitura aos formandos das turmas de 2012 da EEEP Elsa Maria Porto Costa Lima.

Ler para compreender

Imagem
Saudações combativas, galerinha que acompanha o blog Diário Virtual de Leitura!     No Dia de Combate à Corrupção, os Ministérios Públicos de 12  estados brasileiros montaram uma ação para prender quadrilhas que desviavam verbas públicas. (Leia mais aqui)      E o blog não poderia deixar de também colaborar com esta ação, mesmo que de forma mais amena e na medida do possível, publicando o cartum a seguir e mobilizando a seus leitores a reflexão implícita e explícita através deste texto.     Esperamos que não apenas hoje, mas sempre, os brasileiros se mobilizem em prol ao Combate à Corrupção.

Uma carta de amor especial

Imagem
Saudações animador@s, turma que acompanha o blog Diário Virtual de Leitura!    A postagem de hoje tem orgulho e satisfação de contar com a colaboração de uma ex-aluna da Escola Profissional Elsa Maria Porto Costa Lima.     O texto a seguir intitulado de A carta é de autoria de Joelma Guedes, ex-aluna da primeira turma do curso de Segurança do Trabalho 2011, que com total desprendimento nos enviou o texto e deixou um registro de apresentação para que os leitores do blog a conheçam melhor.     A apresentação diz o seguinte:

Atividade recreativa

Imagem
Olá, galerinha que interage e se diverte no blog Diário Vitual de Leitura!    A postagem de hoje é uma indicação de atividade recreativa que exercita não os músculos e, muito menos precisa ser praticada em academia ou ginásio, é um exercício para o cérebro e se chama rébus.     O rébus é um passatempo que exige a reconstrução de uma frase por meio de letras e de figuras. A frase resolutiva não necessariamente tem ligação com o desenho.   Para resolver um rébus basta identificar os elementos que compõem o passatempo e saber usar a sequência de números dados. Deve-se chegar a uma frase resolutiva que, na verdade, não tem ligação alguma com o desenho.     O desenho deve ser "lido" sempre da esquerda para a direita. A numeração que se encontra na parte de cima do desenho  é essencial para encontrar a solução.No jogo, a primeira sequência de números (à esquerda do sinal =) significa o número de letras dos elementos do des…

Maneiras de desmascarar um mentiroso

Imagem
Salve, salve, turma que acompanha o blog Diário Virtual de Leitura!        A data é bem propicia para uma mentirinha, mas a proposta do blog hoje é fazer o contrário, aliás, destacar algumas maneiras de desmascarar um mentiroso. Para começo de conversa uma pessoa conta, em geral, três mentiras a cada dez minutos. É o que afirma o estudo realizado por Robert Feldman, professor de psicologia da Universidade de Massachusetts, nos Estados Unidos, e autor do livro "Quem é o mentiroso da sua vida?". A pesquisa indica que recorrer a inverdades é questão de hábito e uma forma de manter o bom convívio social.       "Quem diz que nunca mente está mentindo. Há muitos motivos para mentirmos, entre eles quando somos movidos pela vergonha ou pelo orgulho. Em outros casos, é provável que mintamos para atenuar o impacto que a verdade teria. Ou seja, mentimos para evitar magoar pessoas com quem nos importamos, ou para evitar situações embaraçosas", explica Wanderson Castilho…