30 de setembro de 2012

"Somos o que fazemos"

      Saudações cinéfilas, seguidores do blog Diário Virtual de Leitura!
      A postagem de hoje é uma indicação de filme para todos os jovens que se preparram para decidir sobre sua carreira profisional e acadêmica. Estamos falando do filme Uma outra educação, uma produção britânica de 2009 do gênero drama baseado em um livro de memórias autobiográficas de mesmo título escrito pela jornalista britânica Lynn Barber, dirigido por Lone Scherfig, estreado por Carey Mulligan e Peter Sarsgaard.
    Sua premier ocorreu no 2009 Sundance Film Festival, sendo rapidamente aclamado pela crítica, sendo lançado oficialmente em 30 de outubro de 2009. Em 2 de fevereiro de 2010, foi anunciado que o filme recebeu três indicações ao Oscar nas categorias de Melhor Filme, Melhor Atriz (Carey Mulligan) e Melhor Roteiro Adaptado.
    Jenny Carey (Carey Mulligan) tem 16 anos e vive com a família no subúrbio londrino em 1961. Inteligente e bela, sofre com o tédio de seus dias de adolescente e aguarda impacientemente a chegada da vida adulta. Seus pais alimentam o sonho de que ela vá estudar em Oxford, mas a moça se vê atraída por um outro tipo de vida. Quando conhece David (Peter Sarsgaard), homem charmoso e cosmopolita de trinta e poucos anos, vê um mundo novo se abrir diante de si. Ele a leva a concertos de música clássica, a leilões de arte, e a faz descobrir o glamour da noite, deixando-a em um dilema entre a educação formal e o aprendizado da vida. (Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/An_Education)
   Assista a seguir o trailer oficial desta produção e envolva-se nos dilemas enfrentados pela jovem Jenny.

Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=qE9fJxjqNoU
    
   Gostou do trailer? E, você que rumo escolheria para a protagonista do filme? 
   Registre suas impressões e reflexões a respeito.

27 de setembro de 2012

Qual é a sua trilha de viagem?

      Olá galerinha que acompanha o blog Diário Virtual de Leitura!


      Sempre postamos e acompanhamos as principais datas comemorativas do nosso município e do  Brasil, mas hoje, especialmente, dia 27 de setembro temos muitas datas para registrar, entre elas destacamos o Dia do Idoso, Dia de Cosme e Damião e Dia Mundial do Turismo.
     Nossa escola, EEEP Elsa Maria Porto Costa Lima, como todos sabem oferece cursos profissionalizantes e entre eles está o curso de Turismo, por isso nós, que fazemos o blog, temos orgulho de parabenizar estes futuros profissionais do turismo de nossa cidade.
     E para não esquecer o exercício do comentário, lancaremos um desafio, diga-se de passagem bem fácil de ser resolvido.
    O desafio é este: Imagine que você tenha ganhado um prêmio de muitas milhas em viagens pelo nosso imenso e maravilhoso Brasil, no entanto, o critério da premiação é entregar ao agente de viagens a trilha que será realizada por você.Sua tarefa é registar em seu comentário a trilha que será realizada por você, mas lembre-se de que o roteiro deve contemplar as belezas do Brasil.
     Bo@ viagem a tod@s!

26 de setembro de 2012

Contagem regressiva para o ENEM

       Saudações leitores e visitantes do blog Diário Virtual de Leitura!
       Estamos na reta final de preparação para o Enem deste ano. 
      Como todos já devem saber, praticamente não há mais tempo para adquirir novos conteúdos ou estudar matérias em que há certa defasagem de conhecimento, o interessante agora é praticar o máximo que puder, ou seja, literalmente treinar para a prova do Enem resolvendo questões nos moldes do exame, simulados etc.
      Seguindo esta estratégia apresentamos duas ótimas oportunidades de estudo, gratuitas e disponíveis na internet.
A primeira trata-se de um simulado organizado pelo Estado em parceria com a Geekie (empresa de de tecnologia aplicada à educação), e também um site criado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) que oferece um banco com 4,6 mil questões que seguem o modelo do Enem. 
     A informações estão na página De @lh@ no ENEM)
    Já a outra indicação que fazemos é o portal criado pela FGV, que além de um banco com mais de 4 mil questões similares as do Enem também oferece cerca de 90 aulas que podem ser usadas pelos candidatos na preparação para o exame. Qualquer um pode acessar gratuitamente o “FGV Ensino Médio Digital”, através da página http://ensinomediodigital.fgv.br/default.aspx. O site tem navegação bem tranquila e autoexplicativa, a única exigência é que o usuário faça um cadastro para poder acessar as aulas e questões, porém como já dito, é tudo de graça.
    Fica aqui a dica. Para quem não tem acesso à internet, existe a possibilidade de utilizar o computador da escola, do amigo, ou até mesmo ir a uma lan house/café que ofereça internet rápida e a baixo preço. Só não vale ficar de braços cruzados enquanto o Enem se aproxima. 
     Bom estudo a tod@s e até a próxima!

Fonte: http://www.infoenem.com.br

25 de setembro de 2012

Estudantes da Escola profissional de Aracati aprovados para a 4ª Etapa do Programa Jovens Embaixadores

       Bom dia galerinha! Estamos muito felizes com a notícia abaixo e gostaríamos de compartilhar com os tod@s seguidores do blog. Nós do blog estamos orgulhosos da conquista e parabenizamos o valorozo trabalho realizado pela professora Clara Núbia e os alunos Leonardo da Silva Lopes, Karin de Fátima Rodrigues Oliveira, Lucas Silva dos Santos e Viviane da Silva Andrade.

Estudantes da Escola profissional de Aracati aprovados para a 4ª Etapa do Programa Jovens Embaixadore.

alt 
A SEDUC e a Embaixada dos Estados Unidos divulgaram o resultado  dos alunos aprovados para a 4ª Etapa do Programa Jovens Embaixadores/2013. O  Programa tem como objetivo promover intercâmbio para estudantes brasileiros representarem, como “embaixadores”, o seu país nos Estados Unidos por três semanas.
A 10ª CREDE parabeniza a EEEP Profa. Elsa Mª Porto Costa Lima (Aracati), em especial a professora de inglês Clara Núbia Bernardo Ribeiro  pelo desempenho dos quatros alunos aprovados para essa etapa do programa, sendo eles Leonardo da Silva Lopes, Karin de Fátima Rodrigues Oliveira, Lucas Silva dos Santos e Viviane da Silva Andrade.
Nos dias 21 e 22 de setembro os estudantes supracitados estiveram em Fortaleza para realização das avaliações Escrita e Oral, referentes a 4ª Etapa.

24 de setembro de 2012

25 de setembro: Dia Nacional do Trânsito


         Saudações a tod@s que acompanham o blog Diário Virtual de Leitura!

      Pensando no Dia Nacional do Trânsito (acesse aqui para saber mais), o blog resolveu dedicar esta postagem aos pedestres, motoristas e usuários do trânsito em geral. 
     No entanto, sabemos que as estatísticas de acidentes e desastres nas estradas brasileiras são alarmantes, por isso gostaríamos de pedir sua ajuda em forma de dicas espertas sobre a educação no trânsito.
     Como o blog não poderia ficar fora dessa iniciativa segue nossa dica esperta:

 
       
  O sinal está verde para os comentários!


21 de setembro de 2012

Refletir é preciso!

      Saudações reflexivas, turma que acompanha e interage no blog Diário Virtual de Leitura!
     A postagem que abre mais um fim de semana nos remete à reflexão profunda sobre nossos atos. 
    Desta vez, não destacaremos a autoria do pensamento nem muito menos publicaremos trechos ou links de informações adicionais sobre ele. Sua tarefa além de refletir a citação é buscar saber um pouco mais sobre o autor da mensagem em destaque.
    Deixemos então de conversa e vamos ao texto:
http://www.filosofiahoje.com


19 de setembro de 2012

Vamos brincar de "jogo do contente"

     Saudações literárias, turma que segue e se deleita com o blog Diário Virtual de Leitura!

http://www.google.com.br
    A postagem de hoje é uma indicação de leitura para todas as idades e sexos. O livro que destacamos é Pollyanna de Eleanor H. Porte. 
    A obra trata da história de uma menina de onze anos, filha de um missionário pobre, que após ficar órfã, vai morar em outra cidade com uma tia rica, rígida e severa, à qual não conhecia previamente. Pollyanna ensina às pessoas de sua relação na nova comunidade o jogo do contente, que havia aprendido com seu pai no dia em que esperava ganhar uma boneca e recebeu um par de muletinhas. Seu pai lhe explicou que não existia nada que não pudesse ter dentro qualquer coisa capaz de nos fazer contentes, e ela então ficou contente por não precisar das muletinhas. E depois desse dia, criou o jogo de procurar em tudo que há ou acontece, alguma coisa que a faça contente, e o ensina sempre que encontra alguém triste, aborrecido ou mal-humorado. 
   O livro fez tanto sucesso que a autora publicou em 1915 uma continuação, chamada Pollyanna Grows Up (no Brasil, Pollyanna Moça). Mais onze Pollyannas se seguiram, muitas delas escritas por Elizabeth Borton ou Harriet Lummis Smith. A mais recente sequência de Pollyanna foi publicada no meio dos anos 90, escrita por Colleen L. Reece. 

Trecho de Pollyanna. 
(...)
"Um pai, certa vez, disse ao seu filho Tom, que se havia recusado a encher a caixa de lenha para sua mãe, pela manhã:
http://www.google.com.br
'Tom, estou certo que você sentira prazer em juntar um pouco de lenha para sua mãe'. Tom, sem dizer palavra, retirou-se e trouxe a lenha. Por que? Justamente porque seu pai deu a entender de modo claro que esperava dele uma ação boa. Suponham que esse pai dissesse: 'Tom, ouvi. dizer que você se recusou a trazer lenha para sua mãe e estou envergonhadíssimo de semelhante procedimento. Vá já e encha a caixa'. Eu garanto que a caixa de lenha estaria sem nada dentro até agora".

O ministro leu isso, e logo adiante leu outro pedaço assim:

"O que as criaturas querem é encorajamento. Em vez de censurar constantemente os defeitos dum homem, falai às suas virtudes. Procurai tirá-lo da senda dos maus hábitos. Sustentai, fortificai o melhor do seu eu, a parte boa que não ousou ou não pode ainda manifestar-se. A influência dum belo caráter é contagiosa, e pode revolucionar uma vida inteira... As criaturas irradiam o que trazem no cérebro e nos corações. Se um homem se mostra gentil e serviçal, os seus vizinhos pagarão na mesma moeda e com juros... Quem procura o mal, esperando encontrá-lo, certo que o encontra. Mas quando alguém procura o bom, certo de encontrá-lo, encontra o bom... Dize ao teu filho Tom que sabes que ele ficará contente de encher a caixa de lenha para sua boa mãe – e veja como Tom parte satisfeito e interessado ao serviço”.

    Para baixar o livro acesse o link http://www.golfinho.com.br/download/pollyanna.pdf

16 de setembro de 2012

Era uma vez...

      Saudações literárias, amiguinhos que seguem o blog Diário Virtual de Leitura!
    Mais uma  semana de leituras se inicia nós queremos saber se você gostaria de ser escritor por um texto?  Se sim, sua oportunidade chegou. 
    O vídeo a seguir é feito inteiramente por imagens, sem falas. Sua tarefa é construir uma história, através de texto, é claro, a partir da leitura imagética que o vídeo intitulado Argine nos proporciona. 

 fonte: http://www.youtube.com/watch?v=6TovzOXeh24
   
    Após assistir ao vídeo, queremos saber sua resposta.E aí, aceita o desafio? 
    Se sim,  o texto deve iniciar assim: Era uma vez...

14 de setembro de 2012

Aprenda com o silêncio

      Olá, turminha que segue o blog Diário Virtual de Leitura!
      A postagem de hoje tem como proposta a reflexão a partir do silêncio. O autor do texto talvez não seja tão famoso, mas a mensagem, esta sim, deve destacar-se. Nos últimos dias, nossa cidade tem vivenciado momentos conturbados no que se refere à segurança pública, por isso mais uma razão para que façamos deste texto um momento de pausa e reflexão para que possamos aprender com o silêncio.
                                                                                                              Bo@ reflexão a tod@s!


http://blogdoarnaldinho.blogspot.com.br/2012/04/silencio.html
O silêncio 

Aprende com o silêncio a ouvir os sons interiores da sua alma,
a calar-se nas discussões e assim evitar tragédias e desafetos,
aprende com o silêncio a respeitar a opinião dos outros, por mais contrária que seja da sua,
aprende com o silêncio a aceitar alguns fatos que você provocou,
a ser humilde deixando o orgulho gritar lá fora.

Aprende com o silêncio a reparar nas coisas mais simples,
valorizar o que é belo, ouvir o que faz algum sentido,
evitar reclamações vazias e sem sentido,
aprende com o silêncio que a solidão não é o pior castigo,
existem companhias bem piores....

Aprende com o silêncio que a vida é boa, que nós só precisamos
olhar para o lado certo, ouvir a música certa, ler o livro certo,
que pode ser qualquer livro, desde que você o leia até o fim.

Aprende com o silêncio que tudo tem um ciclo,
como as marés que insistem em ir e voltar,
os pássaros que migram e voltam ao mesmo lugar,
como a Terra que faz a volta completa sobre o seu próprio eixo,
complete a sua tarefa.

Aprende com o silêncio a respeitar a sua vida, valorizar o seu dia,
enxergar em você as qualidades que possui,
equilibrar os defeitos que você tem e sabe que precisa corrigir
e enxergar aqueles que você ainda não descobriu .

Aprende com o silêncio a relaxar, mesmo no pior trânsito, na maior
das cobranças, na briga mais acalorada, na discussão entre familiares,
aprende com o silêncio a respeitar o seu "eu",
a valorizar o ser humano que você é,
a respeitar o Templo que é o seu corpo,
e o santuário que é a sua vida.

Aprende hoje com o silêncio, que gritar não traz respeito,
que ouvir ainda é melhor que muito falar, e em respeito a você,
eu me calo, me silencio, para que você possa ouvir o seu interior que quer lhe falar,
desejar-lhe um dia vitorioso e confirmar que você é especial.


Texto de  Paulo Roberto Gaefke 
Encontrado em http://pensamentostextospoesias.blogspot.com.br/2008/09/o-silncio.html

13 de setembro de 2012

7 motivos para fazer o ENEM

     Saudações acadêmicas, turma que segue o blog Diário Virtual de Leitura!
    A postagem de hoje lembra a todos os inscritos para o Exame Nacional do Ensino Médio que os estudos não devem ficar de lado, por isso registramos os 7 motivos para realizar este tão importante exame.


      Se você deseja saber mais ou encontrar conteúdo de qualidade para itensificar seus estudos basta acessar o link http://rumoauniversidade.seduc.ce.gov.br
       Neste endereço eletrônico o Governo do Estado do Ceará criou um site interativo e dinâmico em que o aluno é capaz de criar sua disciplina de estudos para o Enem além de interagir com professores e alunos de outras escolas do estado.
       Não fique de fora! Acesse já e vamos rumo à universidade!


10 de setembro de 2012

Como deixar o cérebro turbinado?


     Saudações turbinadas, galera que segue o blog Diário Virtual de Leitura!
     A postagem de hoje traz uma teoria chamada Neoróbica, isto mesmo o que você leu: Neuróbica, que seria uma espécie de exercícios para o cérebro.
      Quem foi que disse que o cérebro não precisa de exercícios para se manter ativo? Se o nosso corpo necessita de malhação para ficar sempre em ordem e cheio de disposição, por que com a mente seria diferente? O cérebro também vai perdendo sua capacidade produtiva ao longo dos anos e, se não for treinado com exercícios, pode falhar.
     Como funciona a neuróbica?
     A neuróbica consiste na inversão da ordem de alguns movimentos comuns em nosso dia a dia, alterando nossa forma de percepção, sem, contudo, ter que modificar nossa rotina. O desafio da neuróbica é fazer tudo aquilo que contraria ações automáticas, obrigando o cérebro a um trabalho adicional.
     Para estimular seu cérebro destacamos 21 dicas, ou melhor, 21 exercícios de neuróbica que deixam seu cérebro turbinado para as atividades do cotidiano. Vamos a elas então:

1-Use o relógio de pulso no braço direito;
2-Ande pela casa de trás para frente;
3-Vista-se de olhos fechados;
4-Estimule o paladar, coma comidas diferentes;
5-Leia ou veja fotos de cabeça para baixo concentrando-se em pormenores nos quais nunca tinha reparado; 
6-Veja as horas num espelho; 
7-Troque o mouse do computador de lado;
8-Escreva ou escove os dentes utilizando a mão esquerda - ou a direita, se for canhoto;
9-Quando for trabalhar, utilize um percurso diferente do habitual;
10-Introduza pequenas mudanças nos seus hábitos cotidianos, transformando-os em desafios para o seu cérebro;
11-Folheie uma revista e procure uma fotografia que lhe chame a atenção. Agora pense 25 adjetivos que ache que a descrevem a imagem ou o tema fotografado;
12-Quando for a um restaurante, tente identificar os ingredientes que compõem o prato que escolheu e concentre-se nos sabores mais subtis. No final, tire a prova dos nove junto ao garçom ou chef; 
neuróbica
13-Ao entrar numa sala onde esteja muita gente, tente determinar quantas pessoas estão do lado esquerdo e do lado direito. Identifique os objetos que decoram a sala, feche os olhos e enumere-os; 
14-Selecione uma frase de um livro e tente formar uma frase diferente utilizando as mesmas palavras;
15-Experimente jogar qualquer jogo ou praticar qualquer atividade que nunca tenha tentado antes. 
16-Compre um quebra cabeças e tente encaixar as peças corretas o mais rapidamente que conseguir, cronometrando o tempo. Repita a operação e veja se progrediu;
17-Experimente memorizar aquilo que precisa comprar no supermercado, em vez de elaborar uma lista. Utilize técnicas de memorização ou separe mentalmente o tipo de produtos que precisa. Desde que funcionem, todos os métodos são válidos;
18-Recorrendo a um dicionário, aprenda uma palavra nova todos os dias e tente introduzi-la (adequadamente!) nas conversas que tiver;
19-Ouça as notícias na rádio ou na televisão quando acordar. Durante o dia escreva os pontos principais de que se lembrar;
20-Ao ler uma palavra pense em outras cinco que começam com a mesma letra;
21-A proposta é mudar o comportamento rotineiro. Tente, faça alguma atividade diferente com seu outro lado do corpo e estimule o seu cérebro. Se você é destro, que tal escrever com a outra mão?
Fonte: http://www.minhavida.com.br/bem-estar

     Você gostou das dicas, então não esqueça de exercitar seu corpo e sua mente!
     E para saber mais acesse: http://vidaemagia.blogspot.com.br/2012/01/10-sugestoes-para-turbinar-seus.html Neste endereço eletrônico você encontra outras dicas sobre a Neuróbica e bons exerícios a tod@s!

7 de setembro de 2012

7 de setembro: Dia da Independência do Brasil

      Saudações patrióticas, galerinha que acompanha o blog Diário Virtual de Leitura!
    Como todos devem saber que hoje, 7 de setembro, é feriado nacional referente a Proclamação da Independência do nosso país.  (para saber mais acesse aqui)
    O blog não deixaria de registrar esta data, mas desta vez de maneira diferente. Sabemos que o brasileiro orgulha-se de demonstrar o amor a pátria mãe gentil, por isso propomos um desafio aos nossos seguidores.   
   O desafio é o seguinte: definir com uma frase o amor a seu país de forma semelhante ao destacado no banner da postagem de hoje que diz o seguinte: 7 de setembro: comemore. Você faz este país vitorioso!
   Contamos com a participação de todos para registrar o sentimento de patriotismo e cidadania.
   Bom feriado a tod@s!

4 de setembro de 2012

"Faça a sua parte, alcance o coração..."

    Saudações musicais, turminha que se deleita com o blog Diário Virtual de Leitura!
    A postagem de hoje é uma indicação super romântica de duas alunas do curso do 2º ano de Enfermagem da EEEP Elsa Maria P. C. Lima. A música é intitulada Send it on que em português recebe a tradução de  "Passe Adiante"
   A  canção interpretada por Demi Lovato, Jonas Brothers, Miley Cyrus e Selena Gomez. Este grupo, chamado "Disney's Friends For Change" do canal televisivo da Disney, gravou a canção para ajudar a iniciativa ambiental do canal de mesmo nome. Em agosto de 2009, nos Estados Unidos, foi lançado como single de caridade em benefício de organizações mundiais ambientais. "Send it On" arrecadou cerca de US$500.000 para as instituições, desde seu lançamento. 
   Vale destacar que não apenas de ritmo e melodia aparentemente românticos, nesta canção, os artistas tentam transmitir a importância de conservar o ambiente.
   E você já ouviu a música em destaque? Se não, a seguir assista ao vídeo oficial do grupo e registre seus comentários.E como a própria música diz: "Faça a sua parte, alcance o coração..."

 fonte: http://www.youtube.com/watch?v=65Gxpmnq6Ug&feature=related

3 de setembro de 2012

Decisão tomada: cotas, já!

    Saudações universitárias, turma que acompanha o blog Diário Virtual de Leitura!
    Há poucos dias destacamos aqui a possibilidade de aprovação da lei de cotas no Brasil
    Na semana passada, a declaração do ministro da Educação Aloísio Mercadante já deixava fortes indícios da possível aprovação da polêmica Lei das Cotas. No dia 29 de agosto, diferentemente de outras sanções, que costumam ser apenas um despacho burocrático no fim do expediente,  a presidenta fez uma pequena cerimônia para anunciar sua decisão.
   Vetando apenas um artigo, a presidenta Dilma Rousseff sancionou a lei que destina 50% das vagas em universidades federais para estudantes oriundos de colégios públicos.
   Segundo a lei, que aguardava a sanção presidencial desde sua aprovação no senado no último dia 7, metade das vagas oferecidas será reservada por critério de rede de ensino, renda familiar e cor. A outra metade será de ampla concorrência.
   Quanto a cota racial, esta será diferente em cada universidade ou instituto da rede federal. Estudantes negros, pardos e índios terão o número de vagas reservadas definido de acordo com a proporção dessas populações apontada no censo do IBGE de 2010 no estado em que está a instituição de ensino superior.
   O restante das vagas reservadas serão distribuídas entre os alunos que cursaram o ensino médio em escola pública, sendo que no mínimo metade da cota (ou 25% do total de vagas) deverá ser destinada a estudantes que, além de ter estudado em escola pública, sejam oriundos de famílias com renda igual ou inferior a um salário mínimo e meio per capita.
   As universidades terão até quatro anos para se adaptar à nova lei. Entretanto, em um ano, terão que adotar pelo menos 25% do previsto no texto. Ou seja: as cotas já deverão ser aplicadas nas próximas seleções, no caso das instituições que têm somente um processo seletivo por ano.(fonte: http://www.infoenem.com.br)

E você? O que achou da aprovação da presidenta Dilma? Deixe sua opinião, pois é muito importante.

2 de setembro de 2012

“...é inerente ao ser humano”

    Salve, salve galera que interage no blog Diário Virtual de Leitura!
   A postagem de hoje é super especial. O texto é de autoria da professora Jemima Silvestre e tem como tema as redes sociais. 
   Leiamos o texto e a seguir teçamos nossos comentários a respeito do assunto.

http://vicissitudedeser.wordpress.com
         As redes sociais refletem a postura das pessoas frente à vida. Através delas podemos perceber as influências negativas que nos cercam a todo o momento. A supervalorização da agressividade, vaidade, ira e principalmente o desrespeito ao direito alheio. 
 Mas creio que podemos, ou pelo menos devemos nos dar o direito de tentar mudar e corrigir nossa postura pessimista e ofensiva. Muitas vezes banalizada pela crença na máxima “...é inerente ao ser humano”.  
Ser bom, fiel, leal, amigo, companheiro, honesto, trabalhador, também são características inerentes aos seres humanos. Eu creio! Lemos em Gênesis 1:26 e 27: "Também disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança. . . Criou Deus, pois, o homem à Sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.". 
É tempo de mudar, mas não confundamos isso com mudar o outro. Então repito: eu tenho que mudar! Mudar todo dia, mudar a cada momento. Ser mais confiante, para poder confiar mais. Ser mais amiga, para que eu possa ter amigos leais. Ser mais positiva, para que os outros me pareçam alegres e que se alegrem em minha presença. Tudo começa em mim e não no outro. Quero fazer diferente para ser diferença.
                                                                                    Boa semana querid@s!!!!
                                                                                             Jemima Silvestre

Outubro Rosa: apoiamos essa campanha!

         Saudações turma, que acompanha o blog Diário Virtual de Leitura !          Mais um mês se inicia e com ele a esperança de que...