Postagens

Mostrando postagens de Julho, 2012

Despedida das férias

Imagem
Saudações, turma que acompanha o blog Diário Virtual de Leitura!     A postagem de hoje registra o vídeo da música Aquarela de Toquinho, lembrando infelizmente a tod@s que as férias já estão terminando e a rotina escolar logo, logo estará iniciando.    A música foi retratada em uma  animação singela e meiga. A produção registra sonhos, desejos e planos de um eu-lírico extremamente sonhador e consciente de seu papel no mundo.    Acompanhe o vídeo e não esqueça de registrar algum momento maravilhoso ou fantástico de suas férias.
 fonte: http://www.youtube.com/watch?v=-Gsdp2zSCjY
Saiba mais sobre Toquinho acessando o link do site oficial do músico: http://www.toquinho.com.br/

Morreu de confusão

Imagem
Salve, salve, galerinha que acompanha o Diário Virtual de Leitura!     A postagem a seguir é carregada de muita diversão apesar do conteúdo. É o relato de uma carta que foi encontrada no bolso de um suicida, em Maceió.      Leia a seguinte carta: "Ilmo. Sr. Delegado de Polícia: 
Não culpe ninguém pela minha morte. Deixei esta vida porque, um dia mais que eu vivesse, acabaria morrendo louco. Explico-lhe, Sr. Delegado: tive a desdita de casar-me com uma viúva, a qual tinha uma filha. Se eu soubesse disso, jamais teria me casado.

Meu pai, para maior desgraça, era viúvo, e quis a fatalidade que ele se enamorasse e casasse com a filha de minha mulher. Resultou daí que minha mulher tornou-se sogra de meu pai. Minha enteada ficou sendo minha mãe, e meu pai era, ao mesmo tempo, meu genro. Após algum tempo, minha filha trouxe ao mundo um menino, que veio a ser meu irmão, porém neto de minha mulher, de maneira que fiquei sendo avô de meu irmão. Com o decorrer do tempo, minh…

UMA ÁRVORE MUITO ESPECIAL!

Imagem
Olá galerinha, nós do Diário Virtual de Leitura já estamos nos preparando para o retorno as aulas. E é nesse clima de despedida das férias que deixamos essa refexão. Esperamos que todos curtam.

A toalha

Imagem
Saudações turminha, que segue o blog Diário Virtual de Leitura!     Nossa postagem de hoje vem repleta de aventura. Recebemos este texto no início das férias e agora temos a honra de postá-lo.      O texto é intitulado A toalha, da aluna Mariza Batista do 2° ano do curso de Informática.Mariza já é colaboradora do blog faz tempo.     Reflitamos então a respeito do texto e postemos nossas impressões de leitura.

Pausa para reflexão

Imagem
Saudações a tod@s que seguem o blog Diário Virtual de Leitura!     O momento de férias também é um período para a prática da reflexão, por isso para iniciar a semana o post de hoje revela-nos o texto de Thiago José Barros de Carvalho, que também já foi publicado anteriormente em um blog chamado Viva a Língua Portuguesa, em 2007.     Independente da época em que foi publicado, o texto literário apresenta um caráter atemporal o que possibilita várias leituras e sentidos.      Você, leitor, perceberá a intertextualidade do texto, através do recurso da paródia, com a oração do Pai Nosso.
Oração à Natureza
Natureza nossa que estais no mundo!
Santificadas sejam vossas árvores
Venha a nós o vosso ar
Não seja feito o desmatamento
Assim na Amazônia como em outro lugar
O ar limpo de cada dia nos dai hoje.
Perdoai nossa poluição
Assim como nós perdoamos todas as vossas fúrias.
Não nos deixei fazer a destruição.
Fazei com que
Todos os dias sejam lindos
Amém!
Fonte: http://vivaalinguaportugu…

20 de Julho - Dia do Amigo

Imagem
Homenagem do Diário Virtual de Leitura a tod@s os seus amig@s.

Ninguém pode escapar

Imagem
Saudações,  galerinha, que durante as férias curte o blog Diário Virtual de Leitura!
    A postagem de hoje é uma contribuição de uma conhecida nossa, estamos falando de Flor do Sertão, que nos enviou este texto para reforçar as ideias já expostas de escritors sobre o sentimento mais versado e comentado pelos homens: o amor.
   Reflitamos então o texto e não esqueçamos de também contribuir com comentários pertinentes.

Hoje é dia de rock bebê!

Imagem
Saudações musicais, turminha que segue o blog Diário Virtual de Leitura!      A postagem de hoje registra o Dia Mundial do Rock. Se você quer saber mais clique no link a seguir http://pt.wikipedia.org/wiki/Dia_mundial_do_rock,  e descubra o porquê desta data.        Ah!Não esqueça de registrar alguma influência, banda ou música de sua preferência que de uma forma ou de outra traz referências deste ritmo musical que contagia o planeta.

Homenagem do Diário Virtual de Leitura aos roqueiros de plantão.

10 DE JULHO: DIA DA PIZZA

Imagem
Saudações gastronômicas a tod@s! Hoje é o Dia da Pizza, essa delícia é quase uma unanimidade nacional        Diz a história que a primeira pizza apareceu há mais de 6 mil anos e era apenas uma fina camada de massa conhecida como “pão de Abrahão”, que os hebreus e egípcios consumiam. Ela se parecia com nosso pão sírio atual e também era chamada de “piscea”, daí o nome pizza . Os italianos, milhares de anos depois, incrementaram a pizza com o tomate, e ela era consumida dobrada ao meio como se fosse um sanduíche. Sua disseminação aconteceu durante a segunda metade do século XIX, em 1889, com dom Raffaele Espósito, um padeiro napolitano que servia o rei Umberto I e a rainha Margherita e, para agradar e inovar o cardápio, resolveu adicionar à massa, mussarela, tomate e manjericão, ingredientes que reproduziam as cores da bandeira italiana. E, em homenagem à rainha, ele batizou sua receita com o nome de pizza Margherita. Na seqüência, padeiros mais criativos começaram a inovar e colocaram na …

O que o espelho reflete?

Imagem
Saudações dominicais, turma que segue o blog Diário Virtual de Leitura!             Hoje, nós propomos um desafio: que tal fazer a leitura destas imagens abaixo?
Imagem 01: Imagem 02: Imagem 03:

Amor Inesperado

Imagem
Saudações esperadas, turminha que segue o blog Diário Virtual de Leitura!      Mesmo estando de férias, aliás diga-se de passagem período propício para o assunto,  sabe-se que o amor está sempre no ar, por isso o texto de hoje é mais uma contribuição de Mariza, aluna do 2º ano de Informática da EEEP Elsa Maria Porto Costa Lima.    O poema tem como título O amor inesperado e retrata muito bem situações e lugares inesperados em que se pode encontrar o amor.     Leiamos o texto e, em seguida, registremos nossas impressões. Que outros lugares inesperados podemos encontrar o amor? Que sensações o amor pode nos proporcionar?
O amor inesperado
Escondido atrás das moitas No luar das madrugadas Na escuridão do entardecer Sobre a fumaça do cachimbo do Saci-Pererê Algo nasce de um momento inesperado.
Fico enlouquecendo à noite inteira Invisto nas desculpas esfarrapadas Escondido quem sabe atrás do lixão Algo nasce de um momento inesperado.
O que será que vai sair desse tudo Uma vitam…

Ler devia ser proibido

Imagem
Olá, a tod@s que seguem o blog Diário Virtual de Leitura netse período de férias!     A postagem de hoje é fruto de nossos passeios pela internet. Nós, que fazemos o blog, confessamos que sempre no surpreendemos com os mecanismos e instrumentos que a web nos proporciona.      Então o post de hoje está aliado a uma campanha de incentivo à leitura idealizada e produzida por alunos do 2ºano do curso de Publicidade e Propaganda da Universidade Salvador através da adaptação do texto de Guiomar de Grammont.     Intitulada Ler devia ser proibido a propaganda sugere várias reflexões através do uso da figura de linguagem ironia. Assistamos então o vídeo.
Fonte:http://www.youtube.com/watch?v=iRDoRN8wJ_w

Após assistir o vídeo, relate suas impressões a partir do jogo de contrários que o texto publicitário produz. O que você acha do texto? Você concorda ou discorda? O que mais lhe chamou atenção? Registre seus comentários, deixe livre sua opinião.

As tão sonhadas férias chegaram e...

Imagem
Saudações de descanso a tod@s que seguem o blog Diário Virtual de Leitura!      Nas últimas aulas de Língua Portuguesa,  a aluna Leise Rodrigues produziu um texto alusivo a este momento tão esperado por todos: as férias. Na produção, a aluna registra os bons momentos vividos por sua turma, a galerinha do 2° ano de Informática da EEEP Elsa Maria P. C. Lima, associados à conquista de mais um semestre letivo cheio de aprendizagens, alegrias, trabalhos, entre outros elementos necessários e típicos da rotina escolar.     Sem mais delongas, apreciemos, então, o texto intitulado 06 meses
O tempo é um relógio e as horas andam sobre ele. E nós, desligados, esquecemos de percebê-las. Não sei se vocês já se deram conta, mas o arco-íris já sorriu. O sol já conversou com todos nós. As chuvas já molharam nossos rostos. As canetas já cansaram de escrever. Os cadernos estão recheados de palavras e números. Em alguns momentos, a verdade é uma ferida, a mentira cobre a alegria, mas uma enchente …