26 de junho de 2012

Questionar é preciso

      Saudações literárias a tod@s que seguem o blog Diário Virtual de Leitura!
      Nossa postagem de hoje tem reflexões e questionamentos a respeito da vida. 
     Ramon Pacífico, aluno do 2º ano do curso de Enfermagem da EEEP Elsa Maria P. C. Lima, construiu um texto repleto de indagações que fazem parte de todo ser humano, independente de classe social, cor, escolaridade ou faixa etária.
   Para darmos as boas-vindas a este jovem escritor, façamos comentários e acrescentemos outros questionamentos ou simplesmente tentemos respondê-los, pois como dizia o poeta fernando Pessoas "Navegar é preciso, viver não é preciso"

O Porquê
http://www.editoraevora.com.br/blog/2011/08/quais-sao-seus-objetivos-nas-midias-sociais/

Por quê?  Por quê?  Por que não é fácil viver?
Por que não é fácil ter tudo que queremos?
Por que tudo não acontece por acaso?
Por que na maioria das vezes tudo é tão difícil?
Por que tanto sofrimento?
Por que tanta falsidade?
Por que tantas mortes?
Por que tanta desigualdade?
Por que não é fácil viver?
Às vezes fico no meu quarto pensando: será que nossa vida não passa de um sonho, de uma ilusão?
Será que esse sofrimento nunca vai acabar?
Mas algo eu tenho certeza de que acaba: a felicidade.
Também tenho a certeza de que toda alegria passa, que todo amor não é eterno, que toda dor passa, também estou certo de que uma palavra dita ao ar nunca voltará.
Muitas vezes, quero saber mais do que eu não sei, por que tantos mistérios?
O que nos vai acontecer? Qual o sentido dessa vida?
Como dizia o velho e conhecido Sócrates  “Só sei que nada sei.”

Ramon Pacífico, aluno do 2º ano do curso de Enfermagem da EEEP Elsa Maria P. C. Lima

23 de junho de 2012

Viva São João!

        Saudações juninas, turminha que segue o blog Diário Virtual de Leitura!
      A postagem de hoje, em clima de fetsas juninas,  registra o centenário de Luiz Gonzaga, o rei do baião! Foi uma das mais completas, importantes e inventivas figuras da música popular brasileira. 
http://www.acordacordel.blogspot.com.br/

    Cantando acompanhado de sua sanfona, zabumba e triângulo, levou a alegria das festas juninas e dos forrós pé-de-serra, bem como a pobreza, as tristezas e as injustiças de sua árida terra, o sertão nordestino, para o resto do país, numa época em que a maioria das pessoas desconhecia o baião, o xote e o xaxado. 
       Admirado por grandes músicos, como Dorival Caymmi, Gilberto Gil, Raul Seixas, Caetano Veloso, entre outros, o genial instrumentista e sofisticado inventor de melodia e harmonias, ganhou notoriedade com as antológicas canções Baião (1946), Asa Branca (1947), Siridó (1948), Juazeiro (1948), Qui Nem Jiló (1949) e Baião de Dois (1950)(fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Luiz_Gonzaga)
    O nordeste é conhecido por ser a região brasileira que mais comemora as festas juninas, sempre embaladas pelas músicas de Gonzagão. 
    Desta forma, segue abaixo o clipe de uma das músicas mais conhecidas de Luiz Gonzaga: Asa Branca. Esta apresentação é tirada do baú da televisão brasileira e registra a participação de uma orquestra seguindo o baião mais cantado e conhecido do Brasil. 
    Vale a pena assistir e se emocionar!

    Aproveitando o ensejo, responda: Qual sua comida típica preferida? De qual brincadeira você mais gosta?Que momento da quadrilha você mais se diverte? Enfim, registre suas lembranças e preferências sobre as festas juninas e feliz Sã@ Joã@ a tod@s!

21 de junho de 2012

Rio +20+20+20

       Saudações ambientais, turma que segue o blog Diário Virtual de Leitura!
      Há mais ou menos quinze dias chamamos a atenção de nossos seguidores  sobre o evento do Rio+20 e postamos variadas sugestões e propostas de textos produzidas pelos próprios alunos.
      Para a discussão não parar, a postagem de hoje traz uma charge, sempre bem humorada, como é típico deste gênero, sobre o evento que ocorre em nosso país nestes últimos dias.
      Façamos a reflexão sobre o texto e deixemos também nosso recado aos representantes da nações participantes do evento como forma de protesto e defesa ao meio ambiente.

http://www.idadecerta.com.br/blog/?tag=charge


20 de junho de 2012

O que você vê?

         Saudações artísticas, turma que segue o Diário Virtual de Leitura!
         A postagem de hoje exigirá de você muita leitura, mas não é uma leitura tradicional feita através dos livros, mas a leitura de imagem. 
       O artista escolhido é um artista plástico radicado em Nova York, que faz experimentos com novas mídias e materiais. 
       Conhecido internacionalmente, Vick Muniz já retratou várias telas famosas com a utilização dos mais variados materiais, como: sucata, café, manteiga de amendoim, açúcar, entre outros.
          Leia e observe bem a imagem abaixo e deixe suas impressões de leitura.
http://linguagemdaimagem.blogspot.com.br/2011/04/vik-muniz.html


19 de junho de 2012

Dia 19 de junho: Dia do Cinema Brasileiro

       Saudações cinéfilas, galerinha que acampanha o Diário Virtual de Leitura!
       Você sabia que hoje é o dia do Cinema Brasileiro? Não. Então, nós que fazemos o blog estamos aqui para deixar vcoê informado.
      O cinema do Brasil existe como exibição e entretenimento desde julho de 1896, e como realização e expressão desde 1897. 
      Embora nunca tenha chegado a se estruturar plenamente como indústria, o cinema brasileiro, em seus mais de 110 anos de História, teve momentos de grande repercussão internacional, como na época do Cinema Novo, e de crescimento do mercado interno, como no período da Embrafilme . 
      Na primeira década do século XXI, a atividade cinematográfica no Brasil envolve pouco mais de 2 mil salas, que vendem uma média de 100 milhões de ingressos anuais, dos quais entre 15 e 20% são para filmes brasileiros. 
      A produção nacional tem mantido uma média de 90 a 100 filmes de longa-metragem por ano, sendo que nem todos conseguem lançamento comercial. (ver mais em http://pt.wikipedia.org/wiki/Cinema_do_Brasil)
     Sendo assim, destacamos o trailer oficial de uma produção brasileira que teve mais de 5 milhões de espectadores, mais precisamente 11.204.815 o filme foi Tropa de Elite 2. (mais informações acesse o site oficial)
    Você assistiu a esta produção? Quais suas impressões a respeito da temática envolvida no enredo do filme? Deixe suas considerações sobre o filme e/ ou sobre o Cinema Brasileiro e bo@ sessão a tod@s!




17 de junho de 2012

Aventuras e travessuras na escola

     Oi, turma que acompanha do blog Diário Virtual de Leitura!
     A postagem de hoje ,que marca o início da semana, destaca mais uma aventura de Mafalda.
    Como vocês já sabem, Mafalda é uma personagem muito conhecida e amada por todos aqueles que gostam de histórias em quadrinhos e tirinhas.Ela possui um senso de humor meio irônico e sério, que faz com que as situações que ela vive se tornem ainda mais interessantes e legais.Ela foi criada pelo argentino Quino, a mais de 40 anos e suas tiras tinham contextos sempre preocupados com assuntos importantes como a humanidade de uma forma geral.
   A turma da Malfada é composta pelos seguintes personagens:Mafalda, Filipe, Mamã, Papá, Manolito, Susanita, Miguel, Burocracia, Liberdade e Guille.
    Leia abaixo a tira de Mafalda, Manolito e a professora e não deixe de registrar seu comentário.B@a semana a t@dos!

http://www.sempretops.com/diversao/tirinhas-da-mafalda/

15 de junho de 2012

Último dia para a inscrição no ENEM




        Saudações, turma que acompanha o blog Diário Virtual de Leitura!
      Você já fez sua inscrição para o Enem? E para o II Simulado do Enem na Internet?
    Hoje 15 de junho é o último dia para quem deseja participar do Enem (Exame Nacional do Ensino  Médio), as inscrições serão encerradas às 23h59, segundo o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira) que é o responsável por aplicar a prova a expectativa é receber mais de 6 milhões de inscrições para esse ano, pelo menos 100 mil há mais do que no ano passado. Até o momento mais de quatro milhões de estudantes  já efetuaram a inscrição como foi divulgado pelo o MEC (Ministério da Educação).


      Ah! Se você realizou a inscrição, acesse o link a seguir para começar a exercitar participando do II Simulado do Enem na Internet e lembre-se as inscrições são limitadas e acontecerão até o dia 17 de junho. Então, se você ainda não se escreveu corra e aproveite mais esta oportunidade de exercitar seus conhecimentos.

14 de junho de 2012

14 de junho: Dia Mundial da doação de Sangue

http://www.google.com.br/imgres?q=dia+mundial+da+doa
          Olá, turminha que segue o blog Diário Virtual de Leitura!
       Nossa postagem de hoje registra uma data muito importante: o Dia Mundial do Doador de Sangue. A origem da data surgiu  no ano de 2004, quando a Organização Mundial de Saúde (OMS) institulou o dia 14 de Junho como o Dia Mundial do Doador de Sangue
      O objetivo da data é homenagear e agradecer a todos os doadores que ajudam a salvar vidas diariamente. Na data comemora-se também o aniversário de Karl Landsteiner, prêmio Nobel pela descoberta do sistema de grupos de sangue ABO.
       Nós, aqui do blog, queremos saber de você: Você acha relevante datas deste tipo? Você é doador? O que fazer para incentivar as pessoas a participar destas camapanhas? Não esqueça de registar suas respostas através de comentários.
       Assista a seguir o vídeo da Campanha Nacional de Doação de Sangue.

fonte: http://www.youtube.com/watch?v=3vGhJmW6Ul4&feature=player_embedded

12 de junho de 2012

Dia dos Namorados: a celebração do Amor

       Saudações apaixonadas a tod@s que seguem o blog Diário Virtual de Leitura!
http://www.google.com.br/imgres?q=12+dia+dos+namorados&hl
      Hoje nossa postagem faz uma simples homenagem àqueles que sempre celebram o Amor.
     Para quem não sabe o Dia dos Namorados é uma data comemorativa, não oficial, destinada aos casais de namorados, pretendentes e apaixonados. É tradição a troca de presentes, bombons e cartões com mensagens de amor entre namorados ou pessoas que se amam. Aqui no Brasil, esta data é comemorada em 12 de junho. Em outros países, como nos Estados Unidos, por exemplo, a comemoração ocorre em 14 de fevereiro (Dia de São Valentim – Valentine’s Day).(ler mais no linkhttp://www.suapesquisa.com/datascomemorativas/dia_dos_namorados.htm.
    Esperamos que todos vocês, durante este dia, acompanhados ou não possam celebrar o Amor nas suas mais variadas manifestações. 
   São os votos do grupo que faz o Diário Virtual de Leitura a tod@s os seus seguidores e colaboradores.


11 de junho de 2012

Um bilhete para o Amor

     Salve, salve galerinha romântica que adora uma boa leitura!
    A postagem de hoje do Diário Virtual de Leitura antecipa um pouco a data comemorativa da amanhã, o dia dos namorados, então que tal apreciar a mensagem  deste singelo poema de Mário Quintana?
    Vamos ao texto porque o Amor está no ar!

fonte: http://www.google.com.br/imgres

10 de junho de 2012

10 de Junho – Dia da Língua Portuguesa

          Olá, todos que acompanham o blog Diário Virtual de Leitura!
         A postagem de hoje destaca uma data muito importante para nós, falantes da Língua portuguesa, o dia da Língua Portuguesa.
No dia 10 de junho de 1580, Luiz Vaz de Camões; um dos maiores poetas portugueses; faleceu e por ter sido uma figura tão importante na literatura internacional, foi escolhido para representar a data de comemoração do Dia da Língua Portuguesa. Camões conviveu com grande parte das aventuras marítimas dos portugueses, conhecendo e poetando também sobre as aventuras de seus antepassados. Por esse motivo, também foi escolhido para ser o Dia de Portugal essa mesma data. 
Vale lembrar que cerca de 250 milhões de pessoas no mundo falam a Língua Portuguesa atualmente e que é aqui no Brasil que estão 80% desses falantes. O português é a língua oficial em: Portugal, Ilha da Madeira, Arquipélago dos Açores, Brasil, Moçambique, Angola, Guiné-Bissau, Cabo Verde e São Tomé e Príncipe. 
Por toda a importância dada a Língua Portuguesa, seu ensino agora é obrigatório nos países que compõem o Mercosul. Não oficialmente, o português também é falado por uma pequena parte da população em Macau (território chinês que foi até 1999 administrado pelos portugueses); no Estado de Goa, na Índia (que foi possessão portuguesa até 1961) e no Timor Leste, na Oceania (até 1975 administrado pelos portugueses, quando foi tomado pela Indonésia, e atualmente é administrado pela ONU). 
Pensando em especial na comemoração do dia 10 de junho, se faz necessário citar que a Língua Portuguesa é a quinta língua mais falada do planeta e a terceira mais falada entre as línguas ocidentais, ficando atrás somente do inglês e do castelhano.
fonte: http://www.olharpedagogico.com/site_detalheNota.php?id=10

Segue abaixo o vídeo que conta a história da origem da Língua Portuguesa
 

fonte: http://www.youtube.com/watch?v=i-Nf0qnxKa0

7 de junho de 2012

Mais uma estreia com estilo

      Saudações literárias, turma que segue o blog Diário Virtual de Leitura!
     É com muita satisfação e orgulho que, neste dia 07 de junho de 2012, feriado nacional de Corpus Christi, publicamos o texto Deus é Tudo do artista popular e também funcionário da EEEP Elsa Maria Rogaciano Lopes.
    O radialista, poeta e violeiro já foi nosso colaborador quando participou de outras ações do Diário Virtual de Leitura, como o debate sobre o Carnaval de antes e hoje, também registrado pelo blog.
     Deleite-se, então, como o texto e registre suas impressões.

    
Deus é fonte de água cristalina
Mas só usa dos seus mananciais
Quem percebe um mundo pra ter paz
Sem miséria, sem rouba e sem chacina
Sendo o sólido da pedra turmalina
Dando origem a verdade e o respeito
No império impoluto do sujeito
Que dá ordem na casa que ele manda
Abolindo de vez a propaganda
De quem prega a moral sem ser direito

Deus é grande, pequeno, fino e grosso
É  pé,  cabeça, costa e frente
É  testa,  nariz,  boca,  dente
É  pernas,  braços e pescoço
É  menino, é adulto, velho e moço
E pra quem crer é a porta mais estreita
Ele alisa, ele arranha, seca, azeita
É a luz matutina e vesperal
É o carisma da força universal
Pra pessoa que ama e lhe aceita

Deus na casa do pobre é a parede
É o piso, o teto e a coluna
É a fonte perene da comuna
Que não deixa ninguém morrer de sede
Armadores que prendem qualquer rede
Onde embalam os sonhos do perdão
É a mão que sustenta a outra mão
Com a força eficaz da caridade
É a seiva maior da humanidade
Que irriga a raiz do coração

Deus é quente, é frio, escuro e claro
Vulnerável perigo é escudo
Só dá fé quem dá fé faz estudo
Para tê-lo na vida como amparo
Está em todo lugar, mas é tão raro
Pra quem nunca visita sua Sé
É tão longe pra quem tem pouca fé
E é tão perto pra aquele que dá crença
E um pecado maior pra quem só pensa
Que dinheiro é Deus, mas Deus não é

É espinhos, mas Deus também é flores
É perdão e vingança, por exemplo,
Quando o filho de Deus tirou do templo
A malícia dos falsos mercadores
É consolo impecável dos horrores
É pé de guerra dos poderes disfarçados
É albergue que acolhe os desprezados
É uma força mortal aos que exterminam
É uma força moral aos que ensinam
Os caminhos da vida sem pecados.

                                                  Rogaciano Lopes

6 de junho de 2012

Ainda falando sobre o meio ambiente

http://rogenilson.wordpress.com/category/poluicao-do-meio-ambiente/
           Salve, salve, galera do blog Diário Virtual de Leitura!
          Continuando a temática da Semana do Meio Ambiente, nossa postagem traz mais uma contribuição de Leise Rodrigues, aluna do 2º ano do curso de Informática.
        O texto intitula-se O império da Poluição e reflete muito bem o assunto tão discutido nos últimos dias na mídia e no nosso blog.
            Reflitamos então o texto!

O Império da Poluição

Na rua os carros dançam.
A fumaça toca violão.
A floresta canta com o fogo.
A rainha que domina o mundo,
é a podre poluição.

O rio sujo grita desesperado.
Os peixes não dançam mais balé.
os passarinhos estão todos em um caixão.
Não existem mais lágrimas.
Só existe a seca no chão.

Precisamos acordar!
O dormir é amigo da destruição.
Precisamos ser soldados fortes e bravos
E destruir o império da poluição.

Leise Rodrigues da Silva



5 de junho de 2012

DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE

http://www.google.com.br/imgres      

       Olá, galera antenada nas notícias sobre meio ambiente!
     A postagem de hoje do Diário Virtual de Leitura tratará dos temas que serão abordados na Conferência das Nações Unidas Sobre Desenvolvimento Sustentável no Rio de Janeiro, realizada entre 13 a 22 de junho de 2012, mais conhecida como RIO+20.
     A conferência contará com uma grande estrutura e, também com a participação dos Estados-membros da ONU e da sociedade civil internacional.
     Um dos primeiros temas a serem abordados será: a economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável e da erradicação da pobreza. A “economia verde” constitui um instrumento para a aplicação de políticas e programas com vistas a fortalecer a implementação dos compromissos de desenvolvimento sustentável em todos os países da ONU.
     Para o Brasil, a “economia verde” deve ser sempre enfocada no contexto do desenvolvimento sustentável e da erradicação da pobreza, uma vez que os temas de economia e de meio ambiente (“verde”) não podem ser separados das preocupações de cunho social.
      O debate sobre “economia verde” aponta para oportunidades de complementaridade e de sinergia com outros esforços internacionais, englobando atividades e programas para atender às diferentes realidades de países desenvolvidos e em desenvolvimento. É importante relembrar que a redução das desigualdades – em nível nacional e internacional – é fundamental para a plena realização do desenvolvimento sustentável no mundo.
      O segundo tema a ser abordado é: estrutura institucional para o desenvolvimento sustentável. As discussões sobre a estrutura institucional têm buscado formas para melhorar a coordenação e a eficácia das atividades desenvolvidas pelas diversas instituições do sistema ONU que se dedicam aos diferentes pilares do desenvolvimento sustentável (econômico, social e ambiental). Os países têm debatido, principalmente, maneiras pelas quais os programas voltados ao desenvolvimento econômico, ao bem-estar social e à proteção ambiental podem ser organizados em esforços conjuntos, que realmente correspondam às aspirações do desenvolvimento sustentável.
      Algumas das propostas já apresentadas propõem a reforma da Comissão sobre Desenvolvimento Sustentável (CDS), com o objetivo de reforçar seu mandato de monitoramento da implementação da Agenda 21, adotada durante a Rio-92, e seu papel de instância de coordenação e de debate entre representantes dos países e da sociedade civil. Quanto à reforma das instituições ambientais, vários países têm apontado a importância de que sejam fortalecidas as capacidades de trabalho do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), aumentando a previsibilidade dos recursos disponíveis para que essa instituição apóie efetivamente projetos em países em desenvolvimento.
     A reforma da estrutura institucional para o desenvolvimento sustentável deverá observar o equilíbrio entre as questões sociais, econômicas e ambientais. Fonte:http://www.rio20.gov.br/sobre_a_rio_mais_20/temas

3 de junho de 2012

EU E O MEIO AMBIENTE

     Saudações ambientais, turma que acompanha o Diário Virtual de Leitura!
     Iniciando as atividades da semana, nosso post de hoje, de maneira bem humorada, reflete a situação de algumas regiões de nosso país e talvez se o planeta como um todo não mudar a maneira  de conservar o planeta Terra esta realidade se multiplique em toda extensão mundial. 
     É, pode parecer exagero, mas  já percebemos o reflexo de nossas ações. Assista o curta-metragem intitulado de Calango Lengo: Morte e Vida Sem Ver Água, produção da Petrobrás.
     Logo após, deixe seu comentário, além de fazer uma corrente positiva registrando algumas atitudes que você pode fazer no seu cotidiano para preservar o planeta Terra.


http://www.youtube.com/watch?v=bh5GtyP0PK4&feature=related

Bo@s @titudes @mbientais a tod@s!

Outubro Rosa: apoiamos essa campanha!

         Saudações turma, que acompanha o blog Diário Virtual de Leitura !          Mais um mês se inicia e com ele a esperança de que...