24 de novembro de 2011

O que você pensa sobre isso?

Olá, galerinha que marca presença no Diário Virtual de Leitura!
O fato de o maior acontecimento esportivo do mundo ser no Brasil está provocando controvérsias e dividindo opiniões. Pensando nisso, trouxemos essa discussão para o universo da sala de aula e realizamos uma série de debates sobre o assunto. 
As quatro turmas dos 3º anos da EEEP Elsa Mª Porto-Aracati/CE, orientadas pelos professores Marília Costa (L. Portuguesa) e Reginaldo Sena (Ed. Física) em parceria com o Laboratório de Informática (Jemima Silvestre) produziram entrevistas que poderão ser ouvidas na Web Rádio. Ouça aqui trechos dos podcasts com a argumentação das alunas do 3ºano de Enfermagem Aline Rodrigues entrevista Taís Moreira.

Aline Rodrigues entrevista Taís Moreira. by Leieducacionalaracati



Marianne entrevista Daniele

Mariane entrevista Daniele by Leieducacionalaracati

 Leia a tirinha abaixo e  deixe seu comentário a respeito do assunto.
 Fonte:www.dukechargista.com.br

20 de novembro de 2011

DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA

       Oi, turminha que segue o Diário Virtual de Leitura!

fonte: http://materiasjuridicas.wordpress.com
    O Dia Nacional da Consciência Negra é celebrado hoje no Brasil e é dedicado à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. A semana dentro da qual está esse dia recebe o nome de Semana da Consciência Negra.
       A data foi escolhida por coincidir com o dia da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695. O Dia da Consciência Negra procura ser uma data para se lembrar a resistência do negro à escravidão de forma geral, desde o primeiro transporte de africanos para o solo brasileiro (1594).
       Algumas entidades como o Movimento Negro (o maior do gênero no país) organizam palestras e eventos educativos, visando principalmente crianças negras. Procura-se evitar o desenvolvimento do auto-preconceito, ou seja, da inferiorização perante a sociedade.
        Outros temas debatidos pela comunidade negra e que ganham evidência neste dia são: inserção do negro no mercado de trabalho, cotas universitárias, se há discriminação por parte da polícia, identificação de etnias, moda e beleza negra, etc.(fonte: http://pt.wikipedia.org)
           O dia é celebrado desde a década de 1960, embora só tenha ampliado seus eventos nos últimos anos.Marque você também em seu calendário esta data tão importante para todos nós!

19 de novembro de 2011

Uma aventura em um lugar onde vai e volta.

Fonte da imagem:http://quartodadeka.blogspot.com/2010/08/vai-ver-eu-estou-na-esquina.html

   Oi, turma que segue o Diário Virtual de Leitura! 
   A postagem de hoje registra o texto bem humorado e criativo da aluna Mariza do 1º ano de Informática, que de forma criativa usa a intertextualidade com as histórias dos heróis conhecidos por todos nós em suas aventuras de adolescência.

Uma aventura em um lugar onde vai e volta.
Certo sábado, uma menina resolveu fazer uma vigem louca, um convite de uma amiga.
Acordou muito cedo, ainda era madrugada, mas já estava atrasada e correu como Flash da Liga da Justiça. Durante cinco minutos, a menina chegou em uma cidade chamada  Aracati e encontrou dois amigos: Robin e Capitão América e perguntou:
_Onde vão?
_Para um lugar onde vai e volta.
_Eu também vou, vamos juntos?
_Vamos!
Ao chegar ao lugar onde vai e volta foram recebidos com festa e convidados a participar de dois filmes. RobinCapitão América escolheram o Rei maluco e a Rainha mais ainda e a menina escolheu Mitos Gregos: Orfeu e Eurídice.
Algumas cenas foram engraçadas como: a morte de Eurídice, Orfeu e Eurídice sobem no barco, Orfeu tem medo dos caranguejos quando vai para o reino dos mortos. Haviam grandes artistas de Hollywood.
As gravações terminaram a tarde.
Como o lugar onde vai e volta, voltaram ao fim.

Mariza Batista da Silva, aluna da EEEP Elsa Maria porto Costa Lima - 1º ano de Informática.

O MENINO E A ÁRVORE

        Hoje a postagem fala por si só, seguidores do Diário Virtual de Leitura!

        Após assistir ao vídeo, deixe suas impressões a respeito das reflexões sugeridas.

Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=1PM4LAt-66Y

17 de novembro de 2011

VOCÊ SABIA?

      Salve, salve, galerinha do Diário Virtual de Leitura!
http://fjblogger.com

      Você sabe que hoje é comemorado o Dia Internacional do Estudante? 
      É, meus queridos e queridas, mais um dia para celebrar o estudo e sabe por quê?
    Porque o dia 17 de novembro alude à repressão dos protestos estudantis contra a ocupação nazista da Tchecoslováquia, realizados entre 28 de outubro e 17 de novembro de 1939, no então Protetorado da Boêmia e Morávia.
    A data foi estabelecida, em 1941, em Londres, durante reunião do Conselho Internacional de Estudantes (antecessor da atual União Internacional de Estudantes, UIE), da qual participaram delegados de 26 países.(fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Dia_Internacional_dos_Estudantes)

16 de novembro de 2011

Proposta de Leitura

Oi, gente!
Olha só que banquete de fundamentação temos no artigo que trouxemos para vocês. Ao lermos o artigo logo lembramos da proposta de redação do Enem 2011. E como não gostamos de segredinhos tratamos de fazer essa postagem para compartilhar desse conhecimento com vocês. Aproveitem para Dialogar com o autor e quem sabe, reescrever um novo texto para postarmos aqui no Blog.
Aguardamos a participação de todos vocês!

Material na íntegra na página Dial@gand@

15 de novembro de 2011

HAICAI

       Salve, salve galera do Diário Virtual de Leitura em mais um feriado nacional!
      A postagem de hoje nos deixará com um nó na cabeça, estamos falando do haicai, é uma poética de origem japonesa, que valoriza a concisão e a objetividade. O haicai é um pequeno poema com uma métrica de três versos, de 5-7-5 sí­labas, que surgiu no Japão no século 16. No século 20 disseminou-se por todo o mundo. Sua maior expressão é Matsuo Bashô (1644-1694), poeta japonês criador do mais famoso de todos os haicais: "velho lago / mergulha a rã / fragor d'água". 
      Segue agora um haicai de Paulo Leminski, foi um escritor, poeta, tradutor e professor brasileiro. Era, também, faixa-preta de judô.

http://www.antoniomiranda.com.br/poesia_visual/paulo_leminski.html 
         Neste feriado, após a leitura do poema acima deixe seu comentário para a turma que segue o blog.    
         Bom descanso a todos!


11 de novembro de 2011

Mudanças

      Oi, galera do Diário Virtual de Leitura! 
      Mais um fim de semana se inicia e que tal a partir da leitura deste texto, indicado pelo aluno Italo Costa do 3º ano de Enfermagem da EEEP Elsa Maria Porto, refletirmos um pouco sobre nossas posturas, nossos hábitos, medos entre outros elementos que Clarice Lispector explora com sua epifania textual.
     Para quem não sabe Clarice Lispector nasceu na Uvrânia e foi naturalizada brasileira. A família chegou a Maceió em março de 1922. Clarice Lispector começou a escrever logo que aprendeu a ler, na cidade do Recife, onde passou parte da infância no bairro de Boa Vista.  Estudou no Ginásio Pernambucano e falava vários idiomas, entre eles o francês e o inglês.Acesse o liink e descubra mais sobre esta enigmática escritora  http://pt.wikipedia.org/wiki/Clarice_Lispector
      Agora vamos ao que realmente nos interessa: o texto Mundanças.
http://www.mulhermodesta.com
 Sente-se em outra cadeira, no outro lado da mesa. Mais tarde, mude de mesa.
Quando sair, procure andar pelo outro lado da rua. Depois, mude de caminho, ande por outras ruas, calmamente, observando com atenção os lugares por onde você passa.
Tome outros ônibus.
Mude por uns tempos o estilo das roupas. Dê os seus sapatos velhos. Procure andar descalço alguns dias. Tire uma tarde inteira para passear livremente na praia, ou no parque, e ouvir o canto dos passarinhos.
Veja o mundo de outras perspectivas. 
Leia o texto na íntegra na página Refletindo.


10 de novembro de 2011

EM 01 SEGUNDO

     Oi, turma do Diário Virtual de Leitura! 
    Estamos de volta com os textos da nossa querida escritora mirim, Leise Rodrigues, que retrata neste singelo texto a efemeridade do tempo na sociedade moderna. Percebe-se também no poema, o reforço da repetição da expressão: "Em 01 segundo...", sugerindo a nós, leitores, a reflexão da rapidez e movimentação de nossa vida.
    Ah! Mas o retorno de Leise também vem com novidades é o blog da nossa aluna que pode ser visualizado no link http://www.leiserodrigues.blogspot.com/.Lá você poderá encontrar mais textos, alguns já publicados aqui no Diário Virtual de Leitura.

Em 01 segundo há um piscar de olhos
www.google.com.br
Em 01 segundo você diz uma palavra
Em 01 segundo morre uma pessoa
Em 01 segundo nasce uma criança
Em 01 segundo um jovem chega à escola
Em 01 segundo um jovem pega uma arma e mata outro jovem
Em 01 segundo uma criança dá seus primeiros passos
Em 01 segundo uma criança descobre que está paraplégica
Em 01 segundo uma pessoa leva a colher à boca
Em 01 segundo uma pessoa vive na fome
Em 01 segundo um pai abraça o filho
Em 01 segundo um pai descobre que perdeu o filho
Em 01 segundo acontece um beijo de novela
Em 01 segundo um casal se separa
Em 01 segundo um casal se casa
Em 01 segundo uma mulher é espancada
Em 01 segundo um jovem é feliz
Em 01 segundo um jovem descobre as drogas
Em 01 segundo, vários acontecimentos podem surgir; por isso, despreze o segundo que lhe prejudicará e deixe presente o segundo que fará você descobrir as coisas maravilhosas do mundo.

Leise Rodrigues- aluna do 1º ano da EEEP Elsa Maria Porto Costa Lima do curso técnico de Informática.

9 de novembro de 2011

Hoje 09 de Novembro é o Dia do Hoteleiro!

Oi, galerinha!
O Diário Virtual de Leitura não poderia esquecer essa data tão importante para os Técnicos em Hotelaria. Desejamos que todos possam valorizar e respeitar a profissão.

6 de novembro de 2011

dica:100 livros essenciais da literatura brasileira


Oi, galera!
Estamos sugerindo essas obras maravilhosas e importantíssimas para vocês que irão fazer Vestibular. Acessem esse post lá na nossa página De <@> <@> no Vestibular. Boa leitura!
Ah, não deixem de compartilhar conosco sua opinião, aguardamos ansiosas.

BORBOLETAS...

       Saudações poéticas aos queridos seguidores do blog Diário Virtual de Leitura! A postagem de hoje traz-nos um texto de Mário Quintana, poeta, tradutor e jornalista nascido no Rio Grande do Sul. Para saber mais acesse a biografia do autor disponibilizada neste link http://pt.wikipedia.org/wiki/M%C3%A1rio_Quintana e descubra as curiosidades e a magnífica lição de vida deste imortal poeta. 
    Segue abaixo  um texto poético de Quintana,  intitulado Borboletas. Apreciem e deixem seus comentários.
BORBOLETAS
Quando depositamos muita confiança ou expectativas em uma pessoa, o risco de se decepcionar é grande.
As pessoas não estão neste mundo para satisfazer as nossas expectativas, assim como não estamos aqui, para satisfazer as dela.
Temos que nos bastar... nos bastar sempre e quando procuramos estar com alguém, temos que nos conscientizar de que estamos juntos porque gostamos, porque queremos e nos sentimos bem, nunca por precisar de alguém.
As pessoas não se precisam, elas se completam... não por serem metades, mas por serem inteiras, dispostas a dividir objetivos comuns, alegrias e vida.
Com o tempo, você vai percebendo que para ser feliz com a outra pessoa, você precisa em primeiro lugar, não precisar dela. Percebe também que aquela pessoa que você ama (ou acha que ama) e que não quer nada com você, definitivamente, não é o homem ou a mulher de sua vida.
Você aprende a gostar de você, a cuidar de você, e principalmente a gostar de quem gosta de você.
O segredo é não cuidar das borboletas e sim cuidar do jardim para que elas venham até você.
No final das contas, você vai achar
não quem você estava procurando, mas quem estava procurando por você!

Mário Quintana
 fonte: http://pensador.uol.com.br/texto_em_verso_de_mario_quintana/

4 de novembro de 2011

lV Feira Regional de Ciências e Cultura da 10ª CREDE

Olá, galera do Diário Virtual de Leitura!
Essa postagem vem quentíssima direto de Russas para vocês. A EEEP Elsa Maria Porto Costa Lima expõe mais um ano suas produções acadêmicas na IV Feira Regional da 10ª Crede.

Profº Jesus Farias

Hoje, participamos da Feira Regional de Ciências e Cultura de Russas, com o Projeto Leitura com gêneros textuais uma proposta com atividades lúdicas, de autoria dos alunos Herlen Kaline e Herick Breno alunos do 2ª do curso de informática da EEEP Elsa Mª Porto Costa Lima, com orientação da profª de Língua Portuguesa Marília Costa. O evento nos proporcionou conhecer as experiências científicas que se desenvolvem nas escolas da 10ª CREDE, assim como, a interação e a troca de informação entre os participantes.
Apresentação do projeto aos visitantes

Herlen kaline e Herick Breno preparados para a exposição do Projeto



3 de novembro de 2011

DESPERTANDO MENTES PARA A CONSTRUÇÃO DO SABER!

     Olá turma do blog Diário Virtual de Leitura
    Nossa postagem de hoje sugere a você, jovem antenado no que acontece em sua volta, um fim de semana diferente. Não estamos falando em praias com paisagens paradisíacas, não. Falamos da I Feira das Profissões que acontecerá no colégio Marista e será realizada pela Associação dos Universitários Aracatienses.
     Marque na sua agenda deste fim de semana um evento que contribuirá de forma significativa a sua formação acadêmica e profissional, pois essa escolha depende de você!
       Fique atento ao local, colégio Marista de Aracati e ao dia 05 de novembro de 2011. A taxa de inscrição para as palestras será de 1kg de alimento não perecível.
        Bom fim de semana a todos!

2 de novembro de 2011

"Aqueles que amamos nunca morrem, apenas partem antes de nós."

      Olá, queridíssimos seguidores do blog Diário Virtual de Leitura!
     Nossa postagem hoje leva-nos a uma reflexão importante sobre o Dia de Finados, dia da celebração da vida eterna das pessoas queridas que já faleceram. É o Dia do Amor, porque amar é sentir que o outro não morrerá nunca. É celebrar essa vida eterna que não vai terminar nunca. Pois, a vida cristã é viver em comunhão íntima com Deus, agora e para sempre.
       Desde o século I, os cristãos rezam pelos falecidos; costumavam visitar os túmulos dos mártires nas catacumbas para rezar pelos que morreram sem martírio. No século IV, já encontramos a Memória dos Mortos na celebração da missa. Desde o século V, a Igreja dedica um dia por ano para rezar por todos os mortos, pelos quais ninguém rezava e dos quais ninguém se lembrava.
      Para saber mais acesse:
http://www.arquidiocese-sp.org.br
     E completando nossa reflexão, segue abaixo uma titinha que emocionou o mundo e que reflete sobre a importância da celebração da vida das pessoas queridas por todos nós. 
                                       Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=vtBvHsgR5go
         Boa reflexão a todos!

Dia 31 de outubro - Hallowen!

Oi, pessoal que acompanha o Diário Virtual de Leitura! 
Nossa sugestão não é bem um livro que foi para as telinhas e sim um filme que fala sobre o dia de hoje! Estamos falando do Hallowen! Dia 31 de Outubro é considerado o dia das bruxas ou dia de todos os Santos.
O filme de  é um clássico da Disney! Abracadabra (Hocus Pocus) é um filme antigo (1993) mas que até hoje faz muito sucesso!


Sinopse:

Winnie (Bette Midler), Sarah (Sarah Jessica Parker) e Mary (Kathy Najimy) são três bruxas do século XVII, que chegam ao século XX após seus espíritos serem evocados no Dia das Bruxas. Banidas há 300 anos devido à prática de feitiçaria, elas estão dispostas a tudo para garantir sua juventude e imortalidade. Porém precisarão enfrentar três crianças e um gato falante, que podem atrapalhar seus planos.

Aproveitem para conhecer mais essa obra!

Seguidores