5 de junho de 2011

INTERTEXTUALIDADE

A professora Marília desenvolveu durante suas aulas um Mural com a temática Intertextualidade, o resultado vocês conferem abaixo.














3 de junho de 2011

TRISTEZA



        Ando triste ultimamente, pois vejo que a minha sala querida anda em decadência. Antes podiamos ser considerados realmente uma sala boa, mas hoje vejo que essa realidade mudou e como!
       Os alunos andam revoltados com a vida, dormindo e esse sono vai muito além do descanso, na verdade é um relaxamento que elevado ao extremo faz com que eles não liguem para nada. Não realizam todas as atividades que nossos professores passam.
       O pior é que se tiram uma nota baixa culpam o educador e acabam não mais cooperando com o mesmo. Conversam que é beleza, há dias que penso em gritar, porque a tanto barulho que chega a "fritar" meu pobre cérebro. Se eu ousar a reclamar ou dizer que estão sendo injustos com o professor olham pra mim e indagam que sou uma babona, que faço isso para passar, mas não é verdade assim como eles já tirei nota vermelha, mas nem por isso acusei meu educador.
       Quando dizem isso de mim fico triste por interpretarem minha preocupação sendo como falsa. Concluo indagando que precisamos nos esforçar muito para voltarmos ao primeiro Amor o estudo.
                                                               (Autor desconhecido)

Obs.: Texto feito por educando para alertar sua sala, como meio de despertar seus colegas: “ espero que reflitam”.

Imagens Incriveis!!!

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2 de junho de 2011

AULA/INTERCÂMBIO ENTRE FACULDADE DO VALE DO JAGUARIBE E A ESCOLA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL ELSA MARIA PORTO COSTA LIMA

Os cursos de licenciatura realizados em instituições de Ensino Superior no Brasil têm por princípios a formação de professores para atuarem na rede de ensino pública ou privada em cumprimento à Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei Federal nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996).
E dentro da formação dos futuros professores, em todos os cursos de licenciatura, exige-se que o aluno cumpra determinada carga horária em estágios supervisionados, geralmente, nas unidades escolares próximas ao local onde o mesmo cursa sua faculdade.
Aliado a esta exigência, vem a possibilidade de mesmo antes do estágio programado a realização de aulas com intercâmbio entre a instituição de Ensino Superior - FVJ - e a Escola Estadual de Educação Profissional Elsa Maria Porto Costa Lima com a possibilidade de trazer para a prática dos universitários a teoria adquirida nos períodos já estudados.
Desta forma, o intercâmbio reafirma a missão da Faculdade do Vale do Jaguaribe em ministrar o ensino e desenvolver a pesquisa e a extensão, visando à formação de profissionais qualificados para produzirem e implementarem o conhecimento e que, respaldados numa postura crítica e ética, venham a atuar como cidadãos capazes de contribuir para o desenvolvimento da sociedade.
O intercâmbio pode constituir-se em um momento adequado para o aluno do curso de Letras adquirir experiências significativas na prática do ensino de língua portuguesa e literatura brasileira e portuguesa, isso significa dizer que a aula/intercâmbio representará uma experiência rica, já que oportuniza efetivar a relação teoria-prática, ou seja, o aluno aplicará na aula realizada o conteúdo contemplado na ementa da disciplina Literatura Brasileira IV em situação real de uma sala de aula com os alunos do 3º ano do Ensino Médio da Escola Estadual de Educação Profissional Elsa Maria Porto Costa Lima.
A relação de troca que acontecerá neste intercâmbio pode contribuir, de forma efetiva, para o ensino de língua portuguesa e o desenvolvimento profissional do aluno, à medida que se apresenta como um momento oportuno de colocar em prática as teorias estudadas no decorrer não só da disciplina Literatura Brasileira, mas considerando os alunos estarem no 7º período do curso de Letras, os conhecimentos vistos até agora.
Vale destacar que a presença dos alunos pré-universitários também provocará neste educando a sensação de familiaridade com o ambiente acadêmico, proporcionando a vontade de fazer parte da instituição.

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